sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Descrição dos níveis de Escala de Desempenho em Matemática – SAEB


Na 3ª série do Ensino Médio, além das habilidades descritas na 5ª e 9ª anos do Ensino Fundamental, acrescentam-se as seguintes habilidades.

Nível de desempenho dos alunos em Matemática 3º ano

O que os alunos conseguem fazer nesse nível e exemplos de competências (a ordem dos itens, por nível, está de acordo com os temas e não com a complexidade da habilidade)

Nível - 250 a 300

·    Utilizam o conceito de progressão aritmética (PA);
·    Interpretam tabelas de dupla entrada com dados reais.





Nível - 300 a 350

·    Resolvem problemas calculando o valor numérico de uma função e identificando uma função de 1º grau;
·    Resolvem problemas calculando resultado de uma divisão em partes proporcionais;
·    Calculam a probabilidade de um evento em um problema simples;
·    Identificam em um gráfico de função o comportamento de crescimento/decrescimento;
·    Identificam o gráfico de uma reta dada sua equação;
·    Utilizam o conceito de PG para identificar o termo seguinte de uma seqüência dada.









Nível - 375 a 400

·    Operam com o plano cartesiano utilizando sua nomenclatura (abscissa, ordenada e quadrantes);
·    Operam com o plano cartesiano encontrando o ponto de intersecção de duas retas;
·    Resolvem problema de cálculo de distâncias e alturas usando razões trigonométricas;
·    Resolvem problemas de contagem envolvendo permutação;
·    Resolvem problemas com uma equação de primeiro grau que requeira manipulação algébrica;
·    Calculam a probabilidade de um evento usando o princípio multiplicativo para eventos;
·    Identificam, em um gráfico de função, os intervalos em que os valores são positivos ou negativos e os pontos de máximo ou de mínimo;
·    Identificam uma função linear que traduz a relação entre os dados de uma tabela;
·    Operam com polinômios na forma fatorada, identificando suas raízes e os fatores do primeiro grau.











Nível - 400 a 425

·    Operam com o plano cartesiano calculando a distância de dois pontos;
·    Reconhecem a equação de uma reta a partir do conhecimento de dois de seus pontos ou de seu gráfico;
·    Calculam a área total de uma pirâmide regular;
·    Resolvem problema envolvendo o ponto médio de um segmento;
·    Resolvem problema aplicando o teorema de Pitágoras em figuras espaciais;
·    Reconhecem a proporcionalidade de elementos lineares de figuras semelhantes;
·    Resolvem problemas utilizando a definição de PA e PG;
·    Resolvem problemas reconhecendo gráfico de uma função exponencial;
·    Resolvem problemas distinguindo funções exponenciais crescentes e decrescentes;
·    Resolvem problemas envolvendo funções exponenciais e equações exponenciais simples;
·    Resolvem problemas de contagem mais sofisticados, usando o principio multiplicativo;
·    Resolvem problemas reconhecendo gráficos de funções trigonométricas (seno, co-seno) e o sistema associado a uma Matriz;
·    Operam com números reais na reta numérica reconhecendo que o produto de dois números é menor que o de cada um deles.







Nível - 425 ou mais

·    Calculam o volume de sólidos simples: cubo, pirâmide regular;
·    Reconhecem o centro e o raio de uma circunferência dada sua equação na forma reduzida e identificam, dentre várias equações, a que representa uma circunferência;
·    Determinam o número de arestas de um poliedro, conhecidas suas faces;
·    Identificam o coeficiente angular de uma reta dada sua equação ou conhecidos dois de seus pontos;
·    Resolvem problemas que requerem modelagem através de duas funções do 1º. Grau;
·    Identificam em um gráfico de função que ponto (a, b) é equivalente a b = f(a);
·    Calculam parâmetros desconhecidos de uma função a partir de pontos de seu gráfico;
·     Resolvem equações utilizando as propriedades da função exponencial reconhecendo o gráfico da função y=tg x.



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