Meus seguidores

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS

domingo, 23 de junho de 2013

CHARGES - EDUCAÇÃO 3

O Objetivo deste post é retratar os problemas envolvidos pela educação brasileira de forma cômica. Em todas as charges e tirinhas tem os devidos créditos.


Fonte: Internet
Prof. Warles.

terça-feira, 11 de junho de 2013

9° Ano (Por Descritor - Matemática)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.

Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

Arquivo em branco: Baixar


<<<    MATEMÁTICA: 9º Ano (2ª Fase do Ens. Fundamental)    >>>

Descritor 01: BaixarESPAÇO E FORMA:
D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
                    Descritor 02: BaixarESPAÇO E FORMA:
D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.

Descritor 03: BaixarESPAÇO E FORMA:
D3 - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
                    Descritor 04: BaixarESPAÇO E FORMA:
D4 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.

Descritor 05: BaixarESPAÇO E FORMA:
D5 - Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
                    Descritor 06: BaixarESPAÇO E FORMA:
D6 - Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.

Descritor 07: BaixarESPAÇO E FORMA:
D7 - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
                    Descritor 08: BaixarESPAÇO E FORMA:
D8 - Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

Descritor 09: BaixarESPAÇO E FORMA:
D9 - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
                    Descritor 10: BaixarESPAÇO E FORMA:
D10 - Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

Descritor 11: BaixarESPAÇO E FORMA:
D11 - Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
                    Descritor 12: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D12 - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.

Descritor 13: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D13 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
                    Descritor 14: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D14 - Resolver problema envolvendo noções de volume.

Descritor 15: BaixarGRANDEZAS E MEDIDAS:
D15 - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
                    Descritor 16: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D16 - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

Descritor 17: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D17 - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
                    Descritor 18: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D18 - Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 19: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D19 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
                    Descritor 20: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D20 - Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 21: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D21 - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
                    Descritor 22: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D22 - Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Descritor 23: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:

D23 - Identificar frações equivalentes.
                    Descritor 24: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D24 - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos.

Descritor 25: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D25 - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
                    Descritor 26: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D26 - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 27: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D27 - Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
                    Descritor 28: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D28 - Resolver problema que envolva porcentagem.

Descritor 29: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D29 - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
                    Descritor 30: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D30 - Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

Descritor 31: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D31 - Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
                    Descritor 32: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D32 - Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).

Descritor 33: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D33 - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
                    Descritor 34: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D34 - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.

Descritor 35: BaixarNÚMEROS E OPERAÇÕES:
D35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
                    Descritor 36: BaixarTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D36 - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

Descritor 37: BaixarTRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:
D37 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
                   






    Prof. Warles

segunda-feira, 10 de junho de 2013

CHARGES - EDUCAÇÃO 2

O Objetivo deste post é retratar os problemas envolvidos pela educação brasileira de forma cômica. Em todas as charges e tirinhas tem os devidos créditos. 


Fonte: Internet

Prof. Warles

sábado, 8 de junho de 2013

ANÁLISE DA 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL

INDICADORES DE DESEMPENHO – 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

Após a realização da 2ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.


DESCRITORES:
D4A - Inferir uma informação implícita em um texto.
D18A - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D5A - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D7A - Identificar a tese de um texto.
D8A - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D14A - Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
D11A - Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D16A - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17A - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D20A - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


DESCRITORES:
D13A - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D9A - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D7A - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D11A - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D23A - Identificar frações equivalentes.
D17A - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D37A - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
D21A - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D36A - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.


Fonte das informações gráficas: SIGE-GO.

Prof. Warles