Meus seguidores

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OBMEP - Talentos espalhados pelo Brasil

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CHARGES - EDUCAÇÃO 5

O Objetivo desta coleção de posts é retratar os problemas envolvidos pela educação brasileira de forma cômica. Em todas as charges e tirinhas tem os devidos créditos. 

Fonte: Internet
Prof. Warles.

sábado, 24 de agosto de 2013

Matriz de Referência - Ciências da Natureza - 9º ANO

I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D01 - Identificar comportamentos voltados para a preservação da natureza.
D02 - Identificar etapas e processos constituintes da fotossíntese.
D03 - Reconhecer relações de dependência entre os seres vivos, identificando funções nas cadeias e teias alimentares.
D04 - Relacionar o conceito de decomposição ao ciclo da matéria.
D05 - Identificar as etapas e a importância do ciclo da água.
D06 - Identificar as propriedades do ar, sua composição e a interferência de agentes poluidores.
D07 - Relacionar o aumento ou diminuição da pressão atmosférica com o aumento da altitude.

II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D08 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde coletiva e pessoal.
D09 - Reconhecer os processos de nutrição como fonte de transformação e obtenção de energia para o corpo humano.
D10 -  Identificar órgãos e sistemas do corpo humano, relacionando-os às suas funções.
D11 - Identificar os principais componentes do sangue, bem como suas funções.
D12 -  Diferenciar as fases do ciclo menstrual.
D13 - Relacionar a atuação de micro-organismos a algumas doenças humanas comuns.
D14 -  Diferenciar soros de vacinas.

IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D15 - Reconhecer causas de desastres ecológicos como chuva ácida e intensificação do efeito estufa, relacionadas à ação antrópica.
D16 -  Reconhecer o som como uma forma de energia (ondas).
D17 -  Relacionar a gravidade com fenômenos cotidianos.
D18 - Identificar materiais isolantes e condutores de calor ou eletricidade em situações cotidianas.
D19 -  Reconhecer as leis da dinâmica.
D20 - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como: água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio.
D21 -  Identificar substâncias puras e misturas.

IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D22 - Reconhecer produtos utilizados no cotidiano que derivam do petróleo.
D23 -  Identificar as principais características de alguns avanços científicos na saúde e alimentação.


Fonte: AvaliaBH

domingo, 18 de agosto de 2013

Pêndulo de Newton


Pêndulo de Newton


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pedagogia da Autonomia

sábado, 3 de agosto de 2013

Pedagogia: Cotidiano Escolar