sábado, 1 de outubro de 2016

Quiz 10: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 10: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)
Quiz 10: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)

01
(http://mdmat.mat.ufrgs.br).

A figura abaixo representa a planificação de um cubo.

Qual das imagens abaixo representa o cubo da planificação acima?

A
B
C
D
E


02
(Entre Jovens - Unibanco).

João comprou uma televisão de tela plana que tem as medidas indicadas na figura abaixo.

(Dados: sen 30° = 0,50; cos 30° = 0,87 e tg 30° = 0,58)

Qual é o comprimento “x” dessa tela?

A
B
C
D
E

   [tex] tg\ 30° = \frac{cateto\ oposto}{cateto\ adjacente} [tex]

   [tex] 0,58 = \frac{29}{x} [tex]

   [tex] x = \frac{29}{0,58} [tex]

   [tex] x = 50\ cm [tex]


03
(SAEP).

Observe o gráfico abaixo.

Qual é a equação da reta r?

A
B
C
D
E

[tex] coeficiente\ angular = m = \frac{3\ -\ 0}{0\ -\ 2} = \frac{-3}{2} [tex]

Logo, [tex] m = \frac{y\ -\ y_0}{x\ -\ x_0} [tex]

   [tex] \frac{-3}{2} = \frac{y\ -\ 3}{x\ -\ 0} [tex]

   [tex] 2y\ + 3x\ –\ 6 = 0 [tex]


04
(SAEPE).

Observe no plano cartesiano abaixo a circunferência de centro O.

Qual é a equação geral dessa circunferência?

A
B
C
D
E

Temos centro C (a, b) = (–2, –1) e Raio R = 2.

  [tex] (x - a)² + (y – b)² = R² [tex]

  [tex] (x –(–2))² + (y – (–1))² = 2² [tex]

   [tex] (x + 2)² + (y + 1)² = 4 [tex]

   [tex] x² + 4x + 4 + y² + 2y + 1 – 4 = 0 [tex]

   [tex] x² + y² + 4x + 2y + 1 = 0 [tex]


05
(APA – Crede-CE).

Uma piscina tem 6 m de comprimento, 4 m de largura e 2 m de profundidade. A quantidade de litros de água necessária para encher totalmente essa piscina é

A
B
C
D
E

Capacidade: 6 m × 4 m × 2 m = 48 m³.

Como 1 m³ = 1000 litros.

Logo, 48 × 1000 = 48 000 litros.


06
(SAEPE).

Carolina comprou R$ 240,00 em livros e ganhou um desconto de 25% nessa compra.

Após esse desconto, quanto Carolina pagou por esses livros?

A
B
C
D
E

Valor pago: R$ 240,00 × 0,75 = R$ 180,00.


07
(SAEPE).

O gráfico a seguir representa uma função real definida no intervalo [- 5, 8].

Qual é o intervalo de decrescimento dessa função?

A
B
C
D
E


08
(SAEPE).

Observe abaixo a representação gráfica de uma função polinomial do 1º grau.

Qual é a representação algébrica dessa função?

A
B
C
D
E

Coeficiente angular: [tex] m = \frac{y\ -\ y_0}{x\ -\ x_0} = \frac{3\ -\ 0}{1\ -\ 0} = 3 [tex]

Logo, a função é:

[tex] m = \frac{y\ -\ y_0}{x\ -\ x_0} [tex]

[tex] 3 = \frac{y\ -\ 0}{x\ -\ 0} [tex]

[tex] y = 3x [tex]


09
(SAEPE).

Qual é a função inversa da função [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}^{*}_{+}[tex], definida por [tex] f(x) = 2^x? [tex]

A
B
C
D
E

Substituindo x por y. Logo, temos que: [tex] x = 2^y [tex]. Aplicando a definição de logaritmo.

   [tex]{f^{-1}}(x) = \log_{2}x [tex]


10
(APA – Crede-CE).

O gráfico abaixo representa uma função.

A
B
C
D
E


11
(SAERJ).

Sobre uma circunferência foram marcados cinco pontos. Observe.

Quantos segmentos de reta distintos podem ser traçados com extremidades em dois desses pontos?

A
B
C
D
E

Combinação:

   [tex] C_{5,\ 2} = \frac{5!}{2!×(5\ - 2)!} [tex]

   [tex] C_{5,\ 2} = \frac{5×4×3!}{2×(3)!} [tex]

   [tex] C_{5,\ 2} = \frac{5×4}{2} = \frac{20}{2} = 10 [tex]


12
(PROEB).

A tabela abaixo mostra a quantidade total de peças existentes no estoque de uma loja.

PEÇAS QUANTIDADE
Camisas230
Calças170
Saias120
Vestidos70
Bermudas90

O gráfico que melhor representa essa tabela é

A
B
C
D
E





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