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quinta-feira, 31 de março de 2016

Matriz de Referência (3° Ano - Ciências da Natureza – Ensino Fundamental)

Matriz de Referência - Ciências da Natureza – 3º Ano – Ensino Fundamental



I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D1-  Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza.
D2 - Identificar as principais características que definem um ser vivo.
D3 - Relacionar os seres vivos aos ambientes em que vivem.
D4 - Identificar ambientes naturais e ambientes construídos pelo ser humano.
D5 - Identificar partes dos vegetais.

II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D6 - Identificar os órgãos dos sentidos.
D7 - Identificar as características externas do corpo humano.
D8 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde pessoal.
D9 - Identificar hábitos saudáveis de alimentação humana.
D10 - Estabelecer comparações entre as diferentes formas de tratamento do lixo.
D11 - Reconhecer as diferenças entre as dentições humanas.
D12 - Reconhecer a importância do tratamento da água para a saúde humana.

IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D13 - Estabelecer relações entre o movimento da Terra e a existência do dia e da noite.
D14 - Reconhecer os fósseis como fonte de informações sobre o passado da Terra.

IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D15 - Identificar os processos de transformação do ambiente pelo homem.
D16 - Compreender a importância do destino adequado do lixo para a preservação da saúde individual e coletiva.
D17 - Identificar algumas etapas da transformação da matéria-prima, na confecção de produtos manufaturados ou industrializados.
D18 -  Selecionar objetos que podem ser reciclados ou reutilizados.
D19 -  Identificar a origem de materiais utilizados no cotidiano.


Fonte: AvaliaBH.

Matriz de Referência (5° Ano - Ciências da Natureza)

Matriz de Referência (5° Ano - Ciências da Natureza) - Ensino Fundamental



I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D01 - Reconhecer a diversidade de seres vivos em ambientes naturais.
D02 - Identificar comportamentos individuais de preservação da água na natureza.
D03 (D02/3EF) - Identificar as principais características que definem um ser vivo.
D04 -  Diferenciar animais vertebrados de animais invertebrados.
D05 - Reconhecer relações de dependência dos seres vivos entre si e com o ambiente.
D06 -  Identificar a fonte de energia dos vegetais.
D07 - (D05/6EF) - Relacionar as partes dos vegetais superiores com suas funções.
D08 - Reconhecer as transformações físicas da água.
D09 (D03/6EF) - Diferenciar os tipos de solo quanto à sua composição.
D10 - Identificar processos de metamorfose em grupos de seres vivos.

II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D11 - Identificar as sensações percebidas pelos órgãos do sentido.
D12 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde pessoal.
D13 (D16/4EF) - Compreender a importância do destino adequado do lixo para a preservação da saúde individual e coletiva.
D14 -  Identificar o tratamento de água como providência essencial para a saúde individual e coletiva.
D15 -  Identificar órgãos e sistemas do corpo humano, relacionando-os às suas funções.
D16 -  Identificar hábitos saudáveis de alimentação humana.

IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D17 - (D12/4EF) - Identificar os astros do sistema solar.

IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D18 - Relacionar produtos utilizados no cotidiano e suas formas de obtenção.
D19 - Selecionar objetos que podem ser reciclados ou reutilizados.
D20 - Relacionar atividades humanas à energia elétrica.
D21 - Relacionar instrumentos do cotidiano ao tipo de informação que ele proporciona.


Fonte: AvaliaBH.

Matriz de Referência - Ciências da Natureza – Ensino Médio

Matriz de Referência - Ciências da Natureza – Ensino Médio

I. Matéria e energia
D1(F) - Aplicar o conceito de energia potencial gravitacional de um corpo próximo à superfície da Terra em situações - problema.
D2(F) - Aplicar o conceito de energia cinética de um corpo em movimento na resolução de situações - problema.
D3(F) - Aplicar o Princípio da Conservação da Energia Mecânica para resolver situações-problema envolvendo um corpo deslocando-se próximo à superfície da Terra.
D4(F)  - Diferenciar calor e temperatura estabelecendo relações entre esses conceitos e suas unidades de medida.
D5(F)  - Aplicar o conceito de capacidade térmica, calor específico e calor latente e suas unidades de medida.
D6(F) - Identificar os processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.
D7(F) - Aplicar as Leis da Termodinâmica em situações-problema.
D8(F) - Aplicar o conceito de campo elétrico para uma distribuição de cargas.
D9(F) - Aplicar os conceitos elétricos de corrente, voltagem,resistência e potência e as relações entre eles.
D10(F) -  Aplicar o conceito de campo magnético associado ao funcionamento de ímãs e bússolas.
D11(F) - Identificar o campo magnético ao redor de um fio percorrido por uma corrente elétrica.
D12(F) - Identificar as características físicas das ondas sonoras.
D13(F) - Aplicar a propagação retilínea da luz na formação de sombras e imagens.
D14(Q) - Calcular a energia envolvida em diferentes fenômenos de interesse da química, realizando transformações de unidades de calorias (cal e kcal) em Joule (j e kJ).
D15(Q) - Analisar a energia envolvida nas transformações físicas e químicas representadas por meio de gráficos.
D16(B) - Identificar em cadeias e teias alimentares os produtores, consumidores e decompositores, compreendendo o fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
D17(B) - Relacionar fotossíntese e respiração celular nos organismos fotossintetizantes.
D18(B) - Interpretar as funções desempenhadas pelos órgãos e sistemas envolvidos no processo de transformação, distribuição e liberação de energia para as células.
D19(Q) - Identificar os fatores que afetam a velocidade das transformações químicas (estado de agregação, concentração, temperatura, pressão e o uso de catalisadores).
D20(Q) - Associar a quantidade de energia envolvida nas transformações com as interações entre as partículas.
D21(Q) - Comparar a energia de reagentes e produtos nas reações como no caso das combustões.
D22(Q) - Utilizar tabelas de entalpia para calcular a quantidade de calor envolvido nas transformações.
D23(B) - Analisar os modelos das estruturas do DNA e RNA e a sua participação na síntese protéica.
D24(Q) - Caracterizar os modelos atômicos e os modelos de ligações e usá-los para explicar o comportamento dos materiais.
D25(Q) - Identificar o tipo predominante de ligações nas substâncias a partir das propriedades dos materiais e por meio de modelos de ligações.
D26(Q) - Identificar as interações intermoleculares predominantes, como Ligações de Hidrogênio, Dipolo permanente e Dipolo induzido.
D27(Q) - Analisar a solubilidade a partir da polaridade e das interações químicas.
D28(Q) - Classificar as soluções de acordo com a quantidade relativa entre soluto e solvente, baseando-se no coeficiente de solubilidade.
D29(Q) - Interpretar dados de concentração de soluções em (g L-1), (mol L-1), porcentagens e ppm em situações-problema.

II. Terra e universo
D30(Q) - Calcular valores de pH e pOH, a partir de concentrações de H3O+ e OH-.
D31(Q) - Reconhecer materiais inorgânicos e orgânicos de uso comum que apresentem comportamento ácido, básico e neutro.
D32(Q) - Reconhecer grupos funcionais de compostos orgânicos (hidrocarboneto, álcool, éter, aldeído, fenol, cetona, ácido carboxílico, éster).
D33(Q) - Identificar a isomeria como uma propriedade que determina o comportamento de algumas substâncias orgânicas.
D34(F) - Operar valores de comprimento, tempo, velocidade e aceleração utilizando unidades usuais de medidas.
D35(F) - Identificar os modos de representação gráfica de movimentos retilíneos.
D36(F) - Reconhecer as características básicas dos movimentos retilíneos e circulares.
D37(F) - Aplicar as três Leis de Newton em situações-problema.
D38(F) - Resolver problemas utilizando os conceitos de força de atrito, força peso, força normal de contato e tração.
D39(F) - Diferenciar massa e peso de um corpo e suas unidades de medida.
D40(B) - Reconhecer os biomas terrestres utilizando diferentes formas de linguagem.
D41(B) - Identificar evidências do processo de evolução biológica.
D42(B) - Reconhecer as principais teorias sobre a origem e evolução dos seres vivos e suas características.

III. Vida e ambiente
D43(B) - Interpretar as relações ecológicas entre os seres vivos em ambientes naturais utilizando diferentes formas de linguagem.
D44(B) - Classificar vírus e os diferentes seres vivos quanto à morfologia e à fisiologia.
D45(B) - Relacionar a reprodução com a proliferação dos seres vivos e a variabilidade genética.
D46(B) - Resolver problemas que envolvam a primeira e a segunda lei de Mendel, grupos sanguíneos, herança ligada, influenciada e restrita ao sexo.
D47(B) - Identificar a importância e função das membranas e organelas celulares e seus processos metabólicos.
D48(B) - Interpretar, em diferentes formas de linguagem, os processos de síntese proteica e divisão celular.
D49(B) - Identificar as principais etapas do desenvolvimento embrionário, enfatizando o papel das células totipotentes (células-tronco).
D50(B) - Interpretar, em diferentes formas de linguagem, os ciclos do nitrogênio, carbono, oxigênio e da água, reconhecendo a sua importância para a vida no planeta.

IV. Ser humano e saúde
D51(B) - Caracterizar as principais doenças que afetam a população brasileira destacando, entre elas, as infectocontagiosas, as parasitárias, as degenerativas, as ocupacionais, as carenciais, as sexualmente transmissíveis (DST) e as provocadas por toxinas ambientais.
D52 - (B) Identificar propostas e ações de alcance individual ou coletivo que visam à preservação e à promoção da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
D53(B)  - Associar estrutura e função dos tecidos, órgãos e sistemas do organismo humano.
D54(Q) - Reconhecer o equilíbrio das reações químicas relacionadas com o metabolismo humano como, por exemplo: acidez estomacal e pressão sanguínea.
D55(B) - Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.

V. Tecnologia e sociedade
D56(Q) - Analisar medidas que permitem controlar e/ou minimizar problemas ambientais, tais como: intensificação do efeito estufa, destruição da camada de ozônio, extinção e introdução de novas espécies, mudanças climáticas, poluição ambiental.
D57(B) - Reconhecer os impactos negativos e positivos da biotecnologia para o ambiente e à saúde humana.
D58(B) - Relacionar os padrões de produção e consumo com a devastação ambiental, redução dos recursos e extinção de espécies, apontando as contradições entre conservação ambiental, uso econômico da biodiversidade, expansão das fronteiras agrícolas e extrativismo.
D59(Q) - Avaliar o efeito da temperatura na velocidade das reações, relacionando as técnicas de conservação de alimentos com a função e importância dos aditivos alimentares.
D60(F) - Identificar os processos de transformação de energia responsáveis pelo funcionamento de um motor de corrente contínua e de um gerador de eletricidade.
D61(Q) - Compreender o ciclo de vida dos objetos a partir de seu uso e descarte e da possibilidade de decomposição por biodegradação ou não dos materiais de que são confeccionados.

Fonte: AvaliaBH.


Matriz de Referência (9° Ano - Ciências da Natureza – Ens. Fund.)

Matriz de Referência - Ciências da Natureza – 9º Ano – Ensino Fundamental 


I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D01 - Identificar comportamentos voltados para a preservação da natureza.
D02 - Identificar etapas e processos constituintes da fotossíntese.
D03 - Reconhecer relações de dependência entre os seres vivos, identificando funções nas cadeias e teias alimentares.
D04 - Relacionar o conceito de decomposição ao ciclo da matéria.
D05 - Identificar as etapas e a importância do ciclo da água.
D06 - Identificar as propriedades do ar, sua composição e a interferência de agentes poluidores.
D07 - Relacionar o aumento ou diminuição da pressão atmosférica com o aumento da altitude.


II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D08 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde coletiva e pessoal.
D09 - Reconhecer os processos de nutrição como fonte de transformação e obtenção de energia para o corpo humano.
D10 -  Identificar órgãos e sistemas do corpo humano, relacionando-os às suas funções.
D11 - Identificar os principais componentes do sangue, bem como suas funções.
D12 -  Diferenciar as fases do ciclo menstrual.
D13 - Relacionar a atuação de micro-organismos a algumas doenças humanas comuns.
D14 -  Diferenciar soros de vacinas.


IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D15 - Reconhecer causas de desastres ecológicos como chuva ácida e intensificação do efeito estufa, relacionadas à ação antrópica.
D16 -  Reconhecer o som como uma forma de energia (ondas).
D17 -  Relacionar a gravidade com fenômenos cotidianos.
D18 - Identificar materiais isolantes e condutores de calor ou eletricidade em situações cotidianas.
D19 -  Reconhecer as leis da dinâmica.
D20 - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como: água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio.
D21 -  Identificar substâncias puras e misturas.


IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D22 - Reconhecer produtos utilizados no cotidiano que derivam do petróleo.
D23 -  Identificar as principais características de alguns avanços científicos na saúde e alimentação.


Fonte: AvaliaBH

Matriz de Referência (ANA - 3° Ano - Mat. - Ens. Fundamental)

Matriz de Referência - ANA - 3° ano do Ensino Fundamental I


MATEMÁTICA

Eixo estruturante: Eixo Numérico e Algébrico
H1 - Associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades.
H2 - Associar a denominação do número à sua respectiva representação simbólica.
H3 - Comparar ou ordenar quantidades pela contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica.
H4 - Comparar ou ordenar números naturais
H5 - Compor e decompor números.
H6 - Resolver problemas que demandam as ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades.
H7 - Resolver problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades.
H8 - Cálculo de adições e subtrações.
H9 - Resolver problemas que envolvam as ideias da multiplicação.
H10 - Resolver problemas que envolvam as ideias da divisão.


Eixo estruturante: Eixo de Geometria
H11 - Identificar figuras geométricas planas.
H12 - Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais.


Eixo estruturante: Eixo de Grandezas e Medidas
H13 - Comparar e ordenar comprimentos.
H14 - Identificar e relacionar cédulas e moedas.
H15 - Identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medida.
H16 - Ler resultados de medições.


Eixo estruturante: Eixo de Tratamento da Informação
H17 - Identificar informações apresentadas em tabelas.
H18 - Identificar informações apresentadas em gráficos.

Matriz de Referência (ANA - 3° ano do Ens. Fundamental)

Matriz de Referência ANA 3° ano do Ensino Fundamental I


LÍNGUA PORTUGUESA

Eixo estruturante: Leitura
H1 - Ler palavras com estrutura silábica canônica.
H2 -  Ler palavras com estrutura silábica não canônica.
H3 - Reconhecer a finalidade do texto.
H4 - Localizar informações explícitas em textos.
H5 - Compreender os sentidos de palavras e expressões em textos.
H6  - Realizar inferências a partir da leitura de textos verbais.
H7 - Realizar inferências a partir da leitura de textos que articulem a linguagem verbal e não verbal.
H8 - Identificar o assunto de um texto.
H9 - Estabelecer relações entre partes de um texto marcadas por elementos coesivos.
Eixo estruturante: Escrita
H10 - Grafar palavras com correspondências regulares diretas.
H11 - Grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.
H12 - Produzir um texto a partir de uma situação dada.


quinta-feira, 24 de março de 2016

3ª Série (Por Descritor - Português)

Questões por DESCRITOR de PORTUGUÊS

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.

Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo de suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

Arquivo em branco: Baixar



<<<<<      PORTUGUÊS: 3ª Série (Ensino Médio)      >>>>>>

Descritor 01: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
                    Descritor 02: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Descritor 03: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
                    Descritor 04: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.

Descritor 05: BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:

D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
                    Descritor 06: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D6 - Identificar o tema de um texto.

Descritor 07: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D7 - Identificar a tese de um texto.
                    Descritor 08: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Descritor 09: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
                    Descritor 10: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Descritor 11: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
                    Descritor 12: BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:

D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Descritor 13: BaixarVARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
                    Descritor 14: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Descritor 15: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
                    Descritor 16: BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Descritor 17: BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
                    Descritor 18: BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Descritor 19: BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
                    Descritor 20: BaixarRELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Descritor 21: BaixarRELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
                   






    Prof. Warles

5° Ano (Por Descritor - Português)

Questões por DESCRITOR de PORTUGUÊS

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.

Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo de suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros. 

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Descritor 01: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
                    Descritor 02: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Descritor 03: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
                    Descritor 04: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.

Descritor 05: BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:

D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
                    Descritor 06: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D6 - Identificar o tema de um texto.

Descritor 07: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
                    Descritor 08: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.

Descritor 09: BaixarIMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:

D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
                    Descritor 10: BaixarVARIAÇÃO LINGUÍSTICA

D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Descritor 11: BaixarPROCEDIMENTO DE LEITURA:

D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
                    Descritor 12: BaixarCOERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:

D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Descritor 13: BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
                    Descritor 14: BaixarRELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Descritor 15: BaixarRELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
                   






    Prof. Warles