quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ENEM_Ciências_2017_1ªAp

ENEM 2017 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2017 - CIÊNCIAS DA NATUREZA- 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana). Ele representa a dosagem aplicada a uma população de seres vivos que mata 50% desses indivíduos e é normalmente medido utilizando-se ratos como cobaias. Esse índice é muito importante para os seres humanos, pois ao se extrapolar os dados obtidos com o uso de cobaias, pode-se determinar o nível tolerável de contaminação de alimentos, para que possam ser consumidos de forma segura pelas pessoas. O quadro apresenta três pesticidas e suas toxicidades. A unidade mg/kg indica a massa da substância ingerida pela massa da cobaia.

Sessenta ratos, com massa de 200 g cada, foram divididos em três grupos de vinte. Três amostras de ração, contaminadas, cada uma delas com um dos pesticidas indicados no quadro, na concentração de 3 mg por grama de ração, foram administradas para cada grupo de cobaias.

Cada rato consumiu 100 g de ração. Qual(ais) grupo(s) terá(ão) uma mortalidade mínima de 10 ratos?

Cálculo da massa do pesticida ingerida por cada rato ao consumir 100 g da ração:

 3 mg de pesticida ------------ 1 g de ração

       x ------------ 100 g de ração

 x = 300 mg de pesticida

Cálculo da massa do pesticida por quilograma de massa corporal em cada rato:

 300 mg de pesticida ------------ 200 g de massa (rato)

       y ------------ 1 000 g de massa corporal (1 kg)

 y = 1500 mg de pesticida

Diazinon apresenta [tex] DL_{50} [tex] = 70 mg/kg. Portanto, ao ingerir 1 500 mg/kg, mais de 50% de amostragem morrerão.

Malation apresenta [tex] DL_{50} [tex] = 1 000 mg/kg, logo ao ingerir 1 500 mg/kg do pesticida, mais de 10 ratos morrerão.

A atrazina não provocará a morte de mais de 10 ratos por apresentar [tex] DL_{50} [tex] = 3 100 mg/kg.


02
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias.

Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam

Os antibióticos podem danificar estruturas das células bacterianas, podendo impedir a síntese de proteínas, alterando a permeabilidade da membrana plasmática, alterando a função do DNA, entre outras.


03
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Dispositivos eletrônicos que utilizam materiais de baixo custo, como polímeros semicondutores, têm sido desenvolvidos para monitorar a concentração de amônia (gás tóxico e incolor) em granjas avícolas. A polianilina é um polímero semicondutor que tem o valor de sua resistência elétrica nominal quadruplicado quando exposta a altas concentrações de amônia. Na ausência de amônia, a polianilina se comporta como um resistor ôhmico e a sua resposta elétrica é mostrada no gráfico.

O valor da resistência elétrica da polianilina na presença de altas concentrações de amônia, em ohm, é igual a

A polianilina comporta-se como um resistor ôhmico, assim, da 1ª Lei de Ohm, temos: U = R∙i

Do gráfico, temos:

 [tex] i = 5,0 \times 10^{–6} [tex] A

 U = 2,5 V

Assim:

 [tex]U = R \times i [tex]

  [tex] 2,5 = R \times 5,0 \times 10^{–6} [tex]

  [tex] R = \frac{ 2,5}{5,0 \times 10^{-6}} = 0,5 \times 10^{6} = 5,0 \times 10^{5} Ω [tex]

Quando submetida a altas concentrações de amônia, porém, esse valor é quadruplicado, portanto:

 [tex] R’ = 4 \times 5,0 \times 10^{5} Ω [tex]

 [tex] R’ = 2,0 \times 10^{6} Ω [tex]


04
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares. Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons. Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas.

Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (adaptado).

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a:

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a absorção de fótons de comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos.


05
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A eletrólise é um processo não espontâneo de grande importância para a indústria química. Uma de suas aplicações é a obtenção do gás cloro e do hidróxido de sódio, a partir de uma solução aquosa de cloreto de sódio. Nesse procedimento, utiliza-se uma célula eletroquímica, como ilustrado.

SHREVE, R. N.; BRINK Jr., J. A. Indústria de processos químicos. Rio de Janeiro: Guanabara Kroogan, 1997 (adaptado).

No processo eletrolítico ilustrado, o produto secundário obtido é o

   [tex] NaCl_{(s)} → Na^{+}_{(aq)} + Cl^{–}_{(aq)} [tex]

Reação que ocorre no catodo:

   [tex] H_{2}O_{(l)} + e^{–} → 1/2\ H_{2 (g)} + OH^{–}_{(aq)} [tex]

Reação que ocorre no anodo:

 [tex] Cl^{–}_{(aq)} → 1/2\ Cl_{2\ (g)} + e^{–} [tex]

Equação global da reação:

[tex] NaCl_{(s)} + H_{2}O_{(l)} \rightarrow 1/2\ H_{2 (g)} + 1/2\ Cl_{2\ (g)} + Na^{+}_{(aq)} + OH^{–}_{(aq)} [tex]

O produto secundário citado no desenho é o gás hidrogênio (hidrogênio molecular).

Nota: O diafragma de amianto é para impedir o contato do gás cloro com o NaOH fornecendo hipoclorito de sódio.


06
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.

SOUZA, F.A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL.

Disponível em: www. planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).

No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de

O principal componente dos fertilizantes industriais citado na questão é o nitrato, substância que, durante o ciclo bioquímico do nitrogênio é produzido na etapa de nitratação por bactérias do gênero Nitrobacter, entre outras.


07
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCl), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais.

Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela

A mudança de cor da chama de azul para amarela é devida à transição eletrônica de um nível de energia maior para um nível de energia menor que ocorre na eletrosfera do sódio (teoria de Bohr).

Conclusão: A emissão de fótons pelo sódio excitado por causa da chama.


08
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.

A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em

A diferença básica nas classificações citadas (Wittaker – Cinco reinos e Woese – Três domínios) é que a mais recente se baseia fundamentalmente em relações filogenéticas.


09
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Em uma colisão frontal entre dois automóveis, a força que o cinto de segurança exerce sobre o tórax e abdômen do motorista pode causar lesões graves nos órgãos internos. Pensando na segurança do seu produto, um fabricante de automóveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma colisão de 0,30 segundo de duração, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelerômetros. Esse equipamento registra o módulo da desaceleração do boneco em função do tempo.

Os parâmetros como massa dos bonecos, dimensões dos cintos e velocidade imediatamente antes e após o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido está no gráfico de aceleração por tempo.

Qual modelo de cinto oferece menor risco de lesão interna ao motorista?

O risco de lesão interna está ligado à intensidade da força de frenagem e, portanto à intensidade da aceleração do carro. O cinto 2 corresponde ao de menor aceleração máxima e, portanto, o de menor risco de lesão.


10
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto de anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele.

MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).

Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?

Pacientes teriam melhora em sua saúde, ocasionada pelo sangramento, com o uso do polímero gelatinoso (plaqueta artificial) capaz de se transformar em uma rede de fibras que cura as lesões dos vasos sanguíneos e da pele.


11
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A figura mostra como é a emissão de radiação eletromagnética para cinco tipos de lâmpada: haleto metálico, tungstênio, mercúrio, xênon e LED (diodo emissor de luz). As áreas marcadas em cinza são proporcionais à intensidade da energia liberada pela lâmpada. As linhas pontilhadas mostram a sensibilidade do olho humano aos diferentes comprimentos de onda. UV e IV são as regiões do ultravioleta e do infravermelho, respectivamente.

Um arquiteto deseja iluminar uma sala usando uma lâmpada que produza boa iluminação, mas que não aqueça o ambiente.

Disponível em: http://zeiss-campus.magnet.fsu.edu. Acesso em: 8 maio 2017 (adaptado).

Qual tipo de lâmpada melhor atende ao desejo do arquiteto?

A lâmpada LED, dentre as opções apresentadas, é a que mais emite na faixa do visível. Além disso, a intensidade emitida na faixa do IV é desprezível, o que melhor atende o desejo do arquiteto, que é de não aquecer em demasia o ambiente.


12
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Partículas microscópicas existentes na atmosfera funcionam como núcleos de condensação de vapor de água que, sob condições adequadas de temperatura e pressão, propiciam a formação das nuvens e consequentemente das chuvas. No ar atmosférico, tais partículas são formadas pela reação de ácidos (HX) com a base NH3, de forma natural ou antropogênica, dando origem a sais de amônio (NH4X), de acordo com a equação química genérica:

FELIX. E. P.; CARDOSO, A. A. Fatores ambientais que afetam a precipitação úmida. Química Nova na Escola, n. 21, maio 2005 (adaptado).

A fixação de moléculas de vapor de água pelos núcleos de condensação ocorre por

A reação da base [tex]NH_{3\ (g)} [tex] com ácidos [tex] HX_{(g)} [tex] forma compostos iônicos de fórmula [tex] NH_{4}X_{(s)} [tex].

 [tex] HX_{(g)} + NH_{3\ (g)} → NH_{4}X^{-}_{(s)} [tex]

Ocorrerá a fixação de moléculas de água (polares) com íons [tex] NH^{+}_{4} [tex] e [tex] X^{–}[tex] por forças de interação íon-dipolo.


13
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Em uma linha de transmissão de informações por fibra óptica, quando um sinal diminui sua intensidade para valores inferiores a 10 dB, este precisa ser retransmitido. No entanto, intensidades superiores a 100 dB não podem ser transmitidas adequadamente. A figura apresenta como se dá a perda de sinal (perda óptica) para diferentes comprimentos de onda para certo tipo de fibra óptica. Atenuação e limitações das fibras ópticas.

Disponível em: www.gta.ufrj.br. Acesso em: 25 maio 2017 (adaptado).

Qual é a máxima distância, em km, que um sinal pode ser enviado nessa fibra sem ser necessária uma retransmissão?

A menor perda óptica ocorre, de acordo com o gráfico, para o comprimento de onda de 1,5 m e corresponde a 1 dB/km.

A faixa operacional da linha, sem retransmissão, ocorre entre 10 dB e 100 dB; dessa forma, para a diferença de 90 dB, temos:

    1 dB de perda ----------- 1,0 km

    90 dB de perda ----------- d

    d ∙ 1 (dB) = 90 (dB) ∙ 1,0 (km)

    d = 90 km


14
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A técnica do carbono-14 permite a datação de fósseis pela medição dos valores de emissão beta desse isótopo presente no fóssil. Para um ser em vida, o máximo são 15 emissões beta/(min g). Após a morte, a quantidade de 14C se reduz pela metade a cada 5 730 anos. A prova do carbono 14.

Disponível em: http:///noticias.terra.com.br. Acesso em: 9 nov. 2013 (adaptado).

Considere que um fragmento fóssil de massa igual a 30 g foi encontrado em um sítio arqueológico, e a medição de radiação apresentou 6 750 emissões beta por hora. A idade desse fóssil, em anos, é

I) [tex] E_{0} = \frac{15\ emissões\ beta}{min\ \cdot g} = 15 \cdot\ 60 \frac{emissões\ beta}{h\ \cdot g} = 900 \frac{emissões\ beta}{h\ \cdot g} [tex]

II) Para o fóssil de massa 30 g, temos:

 [tex] N_{0} = 30 \cdot E_{0} = 27000 \frac{ emissões\ beta}{h} [tex]

III) [tex] N = 6750 \frac{ emissões\ beta}{h} [tex]

  [tex] N = \frac{ N_{0}}{2^{n}} [tex]

  [tex] 6750 = \frac{ 27\ 000}{2^{n}} [tex]

  [tex] 2^{n} = \frac{ 27\ 000}{6750} = 4 [tex]

  [tex] 2^{n} = 2^{2} [tex]

  Logo, n = 2.

IV)

  [tex] Δt = nT [tex]

  [tex] Δt = 2\ \cdot 5730 [tex]

  [tex] Δt = 11\ 460\ anos [tex]


15
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A figura mostra o funcionamento de uma estação híbrida de geração de eletricidade movida a energia eólica e biogás. Essa estação possibilita que a energia gerada no parque eólico seja armazenada na forma de gás hidrogênio, usado no fornecimento de energia para a rede elétrica comum e para abastecer células a combustível.

Disponível em: www.enertrag.com. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).

Mesmo com ausência de ventos por curtos períodos, essa estação continua abastecendo a cidade onde está instalada, pois o(a)

Em primeiro lugar, vamos observar que as turbinas eólicas propiciam a produção de hidrogênio, o qual pode ser armazenado e usado posteriormente, na ausência de vento. Nos curtos períodos de não funcionamento das turbinas eólicas (calmaria), podemos usar o biogás (armazenado) e misturá-lo com o hidrogênio (armazenado), produzindo a combustão do biogás, a qual vai gerar calor. Este é usado na produção de vapor d’água, acionando as turbinas que, por sua vez, darão energia mecânica aos geradores elétricos.


16
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Na Idade Média, para elaborar preparados a partir de plantas produtoras de óleos essenciais, as coletas das espécies eram realizadas ao raiar do dia. Naquela época, essa prática era fundamentada misticamente pelo efeito mágico dos raios lunares, que seria anulado pela emissão dos raios solares. Com a evolução da ciência, foi comprovado que a coleta de algumas espécies ao raiar do dia garante a obtenção de material com maiores quantidades de óleos essenciais.

A explicação científica que justifica essa prática se baseia na

Óleos essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, com baixa massa molecular, geralmente odoríferas e líquidas, constituídas na maioria das vezes, por moléculas de natureza terpênica. Frequentemente apresentam odor agradável e marcante e podem ser extraídos das partes vegetais através de arraste a vapor d’água, hidrodestilação e por solventes orgânicos apolares.

Em temperatura ambiente apresentam aspecto oleoso, tendo como principal característica a volatilidade. A intensidade luminosa é um fator que influencia a concentração bem como a composição dos óleos essenciais. Ao raiar do dia ocorre a volatilização das substâncias constituintes de óleos essenciais.


17
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A epilação a laser (popularmente conhecida como depilação a laser) consiste na aplicação de uma fonte de luz para aquecer e causar uma lesão localizada e controlada nos folículos capilares. Para evitar que outros tecidos sejam danificados, selecionam-se comprimentos de onda que são absorvidos pela melanina presente nos pelos, mas que não afetam a oxi-hemoglobina do sangue e a água dos tecidos da região em que o tratamento será aplicado. A figura mostra como é a absorção de diferentes comprimentos de onda pela melanina, oxi-hemoglobina e água.

MACEDO F. S.; MONTElRO, E. O. Epilação com laser e luz intensa pulsada. Revista Brasileira de Medicina. Disponível em: www.moreirajr.com.br. Acesso em: 4 set. 2015 (adaptado).

Qual é o comprimento de onda, em nm, ideal para a epilação a laser?

A melanina tem absorção percentual elevada, com nenhuma absorção por parte da oxi-hemoglobina e absorção nula por parte da água, para o comprimento de onda de 700 nm.


18
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

O brinquedo pula-pula (cama elástica) é composto por uma lona circular flexível horizontal presa por molas à sua borda. As crianças brincam pulando sobre ela, alterando e alternando suas formas de energia. Ao pular verticalmente, desprezando o atrito com o ar e os movimentos de rotação do corpo enquanto salta, uma criança realiza um movimento periódico vertical em torno da posição de equilíbrio da lona (h = 0), passando pelos pontos de máxima e de mínima alturas, hmáx e hmín, respectivamente.

Esquematicamente, o esboço do gráfico da energia cinética da criança em função de sua posição vertical na situação descrita é:

1) No trajeto de A para B:

  [tex] E = mgh + E_{C} =\ constante [tex]

  2) No trajeto de B para C:

  [tex] E = \frac{kh^{2} }{2} + E_{c} + mgh [tex]


19
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

O fenômeno da piracema (subida do rio) é um importante mecanismo que influencia a reprodução de algumas espécies de peixes, pois induz o processo que estimula a queima de gordura e ativa mecanismos hormonais complexos, preparando-os para a reprodução. Intervenções antrópicas nos ambientes aquáticos, como a construção de barragens, interferem na reprodução desses animais.

MALTA, P. Impacto ambiental das barragens hidrelétricas. Disponível em: http://futurambiental.com. Acesso em: 10 maio 2013 (adaptado).

Essa intervenção antrópica prejudica a piracema porque reduz o(a)

A construção da barragem da hidrelétrica altera o ambiente aquático de lótico para lêntico, mudando a taxa de oxigênio da água, além da estratificação térmica e da oscilação do nível do reservatório. Como a piracema é comandada pelos processos físicos químicos, sofrerá influência da construção, podendo ocorrer até em períodos anormais.

Porém o maior impacto aos peixes é a redução do espaço da migração fazendo com que peixes se reproduzam próximo aos canais de fuga das represas.


20
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Quando a corrente que passa por esse componente elétrico é maior que sua máxima corrente nominal, o fusível queima. Dessa forma, evita que a corrente elevada danifique os aparelhos do circuito. Suponha que o circuito elétrico mostrado seja alimentado por uma fonte de tensão U e que o fusível suporte uma corrente nominal de 500 mA.

Qual é o máximo valor da tensão U para que o fusível não queime?

Analisando a parte inferior do circuito fornecido, temos:

No resistor de 120 Ω, temos:

  [tex] U_{AC} = R . i [tex]

  [tex] U_{AC} = 120 \cdot 500 \cdot 10^{–3}\ (V) [tex]

  [tex] U_{AC} = 60 (V) [tex]

No resistor de 60 Ω, temos:

  [tex] U_{AC} = R . i’ [tex]

  [tex] 60 = 60 i’ [tex]

  [tex] i’ = 1,0 A [tex]

No resistor de 40 Ω, vem:

  [tex] i_{CB} = i + i’ [tex]

  [tex] i_{CB} = 0,5A + 1,0A [tex]

  [tex] i_{CB} = 1,5A [tex]

Assim:

  [tex] U_{CB} = R_{CB} \cdot i_{CB} [tex]

  [tex] U_{CB} = 40 \cdot 1,5 (V) [tex]

  [tex] U_{CB} = 60 V [tex]

Portanto, a tensão elétrica U será dada por:

  [tex] U = U_{AC} + U_{CB} [tex]

  [tex] U = 60V + 60V [tex]

  [tex] U = 120 V[tex]


21
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida – cerca de 30 anos – na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.

MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque

Substâncias não biodegradáveis, como por exemplo, metais pesados (mercúrio), acumulam-se nos seres vivos ao longo da cadeia alimentar por não serem decompostos.

Portanto, os seres que estão no topo da cadeia alimentar são os mais afetados pelo efeito cumulativo dessas substâncias.


22
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

O trombone de Quincke é um dispositivo experimental utilizado para demonstrar o fenômeno da interferência de ondas sonoras. Uma fonte emite ondas sonoras de determinada frequência na entrada do dispositivo. Essas ondas se dividem pelos dois caminhos (ADC e AEC) e se encontram no ponto C, a saída do dispositivo, onde se posiciona um detector. O trajeto ADC pode ser aumentado pelo deslocamento dessa parte do dispositivo. Com o trajeto ADC igual ao AEC, capta-se um som muito intenso na saída. Entretanto, aumentando-se gradativamente o trajeto ADC, até que ele fique como mostrado na figura, a intensidade do som na saída fica praticamente nula. Desta forma, conhecida a velocidade do som no interior do tubo (320 m/s), é possível determinar o valor da frequência do som produzido pela fonte.

O valor da frequência, em hertz, do som produzido pela fonte sonora é

 Deslocando-se a haste móvel do trombone a partir da posição inicial, que determina no local de saída do som uma situação de interferência construtiva, as ondas que atingem o detector se defasam até ficarem em oposição de fase. Nesse caso, ocorre interferência destrutiva (anulamento) no detector e o som percebido nesse local tem intensidade praticamente nula. Condição de interferência destrutiva:

 [tex] Δx = \frac{\lambda}{2} \rightarrow Δx = \frac{V_{som}}{2f}\ (i = 1,\ 3,\ 5,\ ...) [tex]

Sendo

 [tex] Δx = 2 \cdot (40\ - 30)cm = 20 cm = 0,20 m [tex]

 [tex] V_{som} = 320\ m/s[tex] e i = 1 (2ª posição da haste para a ocorrência de interferência destrutiva), vem:

  [tex] 0,20 = 1 \cdot \frac{320 }{2f} [tex]

  [tex] f = 800\ hz [tex]


23
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A farinha de linhaça dourada é um produto natural que oferece grandes benefícios para o nosso organismo. A maior parte dos nutrientes da linhaça encontra-se no óleo desta semente, rico em substâncias lipossolúveis com massas moleculares elevadas. A farinha também apresenta altos teores de fibras proteicas insolúveis em água, celulose, vitaminas lipossolúveis e sais minerais hidrossolúveís.

Considere o esquema, que resume um processo de separação dos componentes principais da farinha de linhaça dourada.

O óleo de linhaça será obtido na fração

Ao adicionar éter etílico à farinha de linhaça dourada, ocorrerá dissolução de substâncias apolares (lipossolúveis) como os óleos presentes na semente da linhaça e vitaminas lipossolúveis, formando um extrato etéreo.

Por destilação, o éter, mais volátil que o óleo, será destilado (destilado 1) e o óleo de linhaça e as vitaminas lipossolúveis irão constituir o resíduo 4. O resíduo 1 deve conter fibras proteicas, celulose e sais minerais. Ao adicionar água, solubilizará os sais minerais e o resíduo 2 conterá fibras proteicas e celulose. Por destilação, teremos água no destilado 2 e os sais minerais no resíduo 3.


24
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis, que surgiu como alternativa ao uso do diesel de petróleo para motores de combustão interna. Ele pode ser obtido pela reação entre triglicerídeos, presentes em óleos vegetais e gorduras animais, entre outros, e álcoois de baixa massa molar, como o metanol ou etanol, na presença de um catalisador, de acordo com a equação química:

A função química presente no produto que representa o biodiesel é

O biodiesel é obtido a partir da reação de triglicerídeos e álcoois.

A função química presente no biodiesel é éster.


25
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

As centrífugas são equipamentos utilizados em labora tórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrífuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de líquidos misturados entre si.

RODITI. I. Dicionário Houaiss de física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado).

Nesse aparelho, a separação das substâncias ocorre em função

Na centrífuga usa-se o conceito da força de inércia centrífuga:

  [tex] F_{cf} = m\ \omega^{2}\ R [tex]

O módulo da força centrífuga será proporcional à massa do sólido e, portanto, depende de sua densidade.


26
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.

ALBERTS, B. et at. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997 (adaptado).

A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas

A mudança entre as etapas 3 e 4 que pode ser observada na figura é a movimentação das proteínas do camundongo e do ser humano ao longo da membrana plasmática após 40 minutos.

Essa propriedade de movimentação é devido a fluidez da bicamada lipídica, conferida pelo modelo de mosaico fluído.


27
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A distrofia muscular Duchenne (DMD) é uma doença causada por uma mutação em um gene localizado no cromossomo X. Pesquisadores estudaram uma família na qual gêmeas monozigóticas eram portadoras de um alelo mutante recessivo para esse gene (heterozigóticas). O interessante é que uma das gêmeas apresentava o fenótipo relacionado ao alelo mutante, isto é, DMD, enquanto a sua irmã apresentava fenótipo normal.

RICHARDS. C. S. et al. The American Journal of Human Genetics, n. 4, 1990 (adaptado).

A diferença na manifestação da DMD entre as gêmeas pode ser explicada pela

Entre as gêmeas monozigóticas, uma desenvolveu a DMO e a outra, não, por causa da inativação aleatória de um dos cromossomos X em fase posterior à divisão que resulta nos dois embriões.

Uma delas inativou o cromossomo [tex]X^{d}[tex] e não é portadora da DMD. A outra inativou o [tex]X^{D}[tex] e apresenta a doença.


28
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Para se adequar às normas ambientais atuais, as construtoras precisam prever em suas obras a questão do uso de materiais de modo a minimizar os impactos causados no local. Entre esses materiais está o chamado concregrama ou pisograma, que é um tipo de revestimento composto por peças de concreto com áreas vaza - das, preenchidas com solo gramado. As figuras apresentam essas duas formas de piso feitos de concreto.

PONTES, K. L. F. Estudo de caso de um protótipo experimental [...]. Disponível em: http://monografia.poli.urfj.br. Acesso em: 9 maio de 2017 (adaptado).

A utilização desse tipo de piso em uma obra tem o objetivo de evitar, no solo a

A utilização do piso concregrama tem o objetivo de evitar, no solo, a impermeabilização à água.


29
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol é da classe das naftoquinonas Sua estrutura apresenta uma hidroxila enólica (pKa = 6,0) que permite que este composto seja isolado da serragem dos ipês por extração com solução adequada, seguida de filtração simples. Considere que pKa = –log Ka, em que Ka é a constante ácida da reação de ionização do lapachol.

COSTA. P. R. R. et al. Ácidos e bases em química orgânica. Porto Alegre: Bookman. 2005 (adaptado).

Qual solução deve ser usada para extração do lapachol da serragem do ipê com maior eficiência?

  Devido ao caráter ácido do lapachol, pode-se utilizar uma solução de [tex] Na_{2}CO_{3} [tex], que possui caráter básico, gerando a forma desprotonada do lapachol, mais solúvel em água.

Assim, aumenta-se a eficiência da extração. A hidrólise do carbonato de sódio produz meio básico.

   [tex] CO^{2-}_{3} + HOH \iff HCO^{-}_{3} + OH^{-} [tex]

O íon [tex] OH^{-} [tex] retira [tex] H^{+} [tex] do enol.


30
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Alguns tipos de dessalinizadores usam o processo de osmose reversa para obtenção de água potável a partir da água salgada. Nesse método, utiliza-se um recipiente contendo dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável: em um deles coloca-se água salgada e no outro recolhe-se a água potável. A aplicação de pressão mecânica no sistema faz a água fluir de um compartimento para o outro. O movimento das moléculas de água através da membrana é controlado pela pressão osmótica e pela pressão mecânica aplicada.

Para que ocorra esse processo é necessário que as resultantes das pressões osmótica e mecânica apresentem

Esquema da osmose reversa

Para ocorrer osmose reversa, a pressão mecânica aplicada na solução é maior que a pressão osmótica da água salgada, portanto, haverá maior passagem de água da água salgada para a água potável, isto é, no sentido contrário ao da osmose normal.

Conclusão: Para ocorrer o processo é necessário que as resultantes das pressões osmótica e mecânica apresentem sentidos opostos [tex] \iff [tex] e maior intensidade da pressão mecânica.


31
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A invenção do LED azul, que permite a geração de outras cores para compor a luz branca, permitiu a construção de lâmpadas energeticamente mais eficientes e mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. Em um experimento de laboratório, pretende-se associar duas pilhas em série para acender um LED azul que requer 3,6 volts para o seu funcionamento. Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais mostrados no quadro.

Qual associação em série de pilhas fornece diferença de potencial, nas condições-padrão, suficiente para acender o LED azul?

 A diferença de potencial da associação de duas pilhas em série deve ser igual ou maior que 3,6 V que acende um LED azul.

Pilha 1:

  [tex] Zn_{(S)} / ZN^{2+}_{(aq)} // C_{grafite} /Ce^{4+}_{(aq)} / Ce^{3+}_{(aq)} [tex]

Numa pilha, temos:

 [tex] ΔE^{0} = E^{0}_{maior}\ - E^{0}_{menor} [tex]

  [tex] E^{0}_{1} = +1,61V\ -(-0,76V) [tex]

  [tex] E^{0}_{1} = + 2,37\ V [tex]

Pilha 2:

  [tex] Ni_{(S)} / Ni^{2+}_{(aq)} // C_{grafite} /Cr_{2}O^{2-}_{7\ (aq)} / Cr^{3+}_{aq} [tex]

Na pilha, temos:

  [tex] ΔE^{0} = E^{0}_{maior}\ - E^{0}_{menor} [tex]

  [tex] E^{0}_{2} = +1,33V\ -(-0,25V) [tex]

  [tex] E^{0}_{2} = +1,58 V[tex]

  [tex] ΔE^{0}_{total} = ΔE^{0}_{1} + ΔE^{0}_{2} [tex]

  [tex] ΔE^{0}_{total} = +2,37 + 1,58 [tex]

  [tex] ΔE^{0}_{total} = +3,95\ V [tex]

O potencial desta série de pilhas é maior que 3,6 V e, portanto, suficiente para acender o LED azul.


32
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

O ácido acetilsalicílico, AAS (massa molar igual a 180 g/mol), é sintetizado a partir da reação do ácido acetilsalicílico (massa molar igual a 138 g/mol) com anidrido acético, usando-se ácido sulfúrico como catalisador, conforme a equação química:

Após a síntese, o AAS é purificado e o rendimento final é de aproximadamente 50%. Devido às suas propriedades farmacológicas (antitérmico, analgésico, anti-inflamatório, antitrombótico), o AAS é utilizado como medicamento na forma de comprimidos, nos quais se emprega tipicamente uma massa de 500 mg dessa substância.

Uma indústria farmacêutica pretende fabricar um lote de 900 mil comprimidos, de acordo com as especificações do texto. Qual é a massa de ácido salicílico, em kg, que deve ser empregada para esse fim?

I) Cálculo da massa de ácido acetilsalicílico (AAS) no lote (900 mil comprimidos)

    1 comprimido ------ 500 mg

 900 000 comprimidos ------- x

   [tex] x = 45 \times 10^{4}\ g [tex] de AAS

II) Cálculo da massa de ácido salicílico necessário, considerando rendimento de 50%.

1 mol de ácido salicílico -----------> 0,5 mol de ácido acetilsalicílico (50%)

138 g de ácido salicílico ----------- 90 g de ácido acetilsalicílico

      x ----------- [tex] 45 \cdot 10^{4}\ g [tex] de AAS

     [tex] x = 690 \times 10^{3}\ g [tex]

     x = 690 kg


33
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).

Essas espécies captam água do(a)

Bromélias são epífitas, plantas que sobrevivem sobre os troncos de outras árvores, buscando maior captação de luz. não são parasitas e conseguem água que se acumula por entre suas folhas.


34
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

O ferro é encontrado na natureza na forma de seus minérios, tais como a hematita (α-Fe₂O₃), a magnetita (Fe₃O₄) e a wustita (FeO). Na siderurgia, o ferro-gusa é obtido pela fusão de minérios de ferro em altos fomos em condições adequadas. Uma das etapas nesse processo é a formação de monóxido de carbono. O CO (gasoso) é utilizado para reduzir o FeO (sólido), conforme a equação química:

    FeO (s) + CO (g) → Fe (s) + CO₂ (g)

Considere as seguintes equações termoquímicas:

O valor mais próximo de ΔrHΘ , em kJ/mol de FeO, para a reação indicada do FeO (sólido) com o CO (gasoso) é

A primeira equação fornecida é multiplicada por 1/2, a segunda equação fornecida é multiplicada por 1/3 e a terceira equação fornecida é multiplicada por 1/6. Agora, devemos somar as três equações alteradas para obter a equação que pede o ΔH.

Opção B.


35
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) é uma técnica de biologia molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma rápida. Essa técnica surgiu na década de 1980 e permitiu avanços científicos em todas as áreas de investigação genômica. A dupla hélice é estabilizada por ligações hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre as bases guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada (desenrolada) pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas.

Qual dos segmentos de DNA será o primeiro a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reação de PCR?

A sequência de DNA que será a primeira a desnaturar com o aumento da temperatura é aquela que possui menor quantidade de ligações de hidrogênio, ou seja, o segmento com maior número de bases nitrogenadas Adenina (A) e Timina (T).


36
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

No ar que respiramos existem os chamados “gases inertes". Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Reliume-Dumará. 1994 (adaptado).

Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?

O elemento flúor é citado como ÁVIDO e VIVAZ, pois é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica. É o elemento com maior tendência a receber elétrons. Ele combinou-se fugazmente com o xenônio, formando, por exemplo, o [tex] XeF_{4} [tex] . Neil Bartlett, destacado químico inglês, sintetizou os primeiros compostos de xenônio com flúor. Foi indicado 20 vezes para o prêmio Nobel de Química, mas nunca recebeu o prêmio.


37
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

No manual fornecido pelo fabricante de uma ducha elétrica de 220 V é apresentado um gráfico com a variação da temperatura da água em função da vazão para três condições (morno, quente e superquente). Na condição superquente, a potência dissipada é de 6 500 W. Considere o calor específico da água igual a 4 200 J/(kg °C) e densidade da água igual a 1 kg/L.

Com base nas informações dadas, a potência na condição morno corresponde a que fração da potência na condição superquente?

A energia elétrica dissipada no resistor da ducha elétrica será absorvida pela água na forma de calor, assim:

  [tex] E_{elétrica} = Q [tex]

  [tex]P \cdot Δt = m \cdot c \cdot ΔT [tex]

  [tex]P \cdot Δt = d \cdot V \cdot\ c \cdot ΔT [tex]

  [tex] P = d \cdot \frac{V}{ Δt} \cdot\ c \cdot ΔT [tex]

A densidade (d) e o calor específico (c) são constantes.

Fixando um determinado valor do gráfico para a vazão V/Δt, concluímos, dessa maneira, que a potência elétrica será diretamente proporcional à variação de temperatura (ΔT).

  [tex] P = k \cdot ΔT [tex]

Do gráfico, para uma vazão de 3/min, temos:

Situação 1: morno ⇒ P1 = k12

Situação 3: superquente ⇒ P3 = k32

Assim:

[tex] \frac{P_{1}}{ P_{3}} = \frac{k12}{k32} [tex]

[tex] \frac{P_{1}}{ P_{3}} = \frac{3}{8} [tex]


38
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A retina é um tecido sensível à luz, localizado na parte posterior do olho, onde ocorre o processo de formação de imagem. Nesse tecido, encontram-se vários tipos celulares específicos. Um desses tipos celulares são os cones, os quais convertem os diferentes comprimentos de onda da luz visível em sinais elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico até o cérebro.

Disponível em: www.portaldaretina.com.br. Acesso em: 13 jun. 2012 (adaptado).

Em relação à visão, a degeneração desse tipo celular irá

As células sensoriais da visão são os cones e os bastonetes, localizadas na retina. Essas células convertem a energia luminosa incidente sobre elas em energia elétrica, que escoa para o cérebro por meio de microcorrentes elétricas que fluem através do nervo óptico. As células cones são responsáveis pela visão de cores, enquanto que as células bastonetes respondem pela visão do preto e do branco, bem como dos diversos tons de cinza.


39
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1 000.

Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é

Para a pessoa, temos:

 i = 0,01 A

 R = 1 000 Ω

Assim:

  U = R i

  U = 1000 ∙ 0,01 = 10 V

Nessa situação letal, o gerador aplicará na pessoa uma ddp de 10V, assim:

  U = E – r i

  10 = 10 000 – r ∙ 0,01

  r = 999 000 Ω

  Relacionando o valor da resistência interna (r) do gerador com a resistência elétrica (R) da pessoa, temos:

 [tex] \frac{r}{R} = \frac{999\ 000}{1\ 000} [tex]

  [tex] \frac{r}{R} = 999 [tex]

Devemos observar, então, que esta é uma situação limite e, portanto, para que não tenhamos nenhum tipo de risco para a pessoa, é aconselhável que a razão r/R seja maior que a obtida. Assim, analisando as opções oferecidas, concluímos que a opção possível é a alternativa c.


40
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A cromatografia em papel é um método de separação que se baseia na migração diferencial dos componentes de uma mistura entre duas fases imiscíveis. Os componentes da amostra são separados entre a fase estacionária e a fase móvel em movimento no papel. A fase estacionária consiste de celulose praticamente pura, que pode absorver até 22% de água. É a água absorvida que funciona como fase estacionária líquida e que interage com a fase móvel, também líquida (partição líquido-líquido). Os componentes capazes de formar interações intermoleculares mais fortes com a fase estacionária migram mais lentamente. Uma mistura de hexano com 5% (V/V ) de acetona foi utilizada como fase móvel na separação dos componentes de um extrato vegetal obtido a partir de pimentões. Considere que esse extrato contém as substâncias representadas.

RIBEIRO, N. M.; NUNES, C. R. Análise de pigmentos de pimentões por cromatografia em papel. Química Nova na Escola, n. 29, ago. 2008 (adaptado).

A substância presente na mistura que migra mais lentamente é o(a)

Os componentes capazes de formar interações intermoleculares mais fortes com a fase estacionária migram mais lentamente. É a água absorvida que funciona como fase estacionária líquida. A substância capsorubina, que possui grupos

é a mais solúvel em água, pois esses grupos estabelecem ligações de hidrogênio com as moléculas de água.

É, portanto, a substância que migra mais lentamente.


41
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s². Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s². O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem.

Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?

Para a solução, vamos admitir que o motorista desatento mantenha sua aceleração escalar inicial de 1,00m/s² até o início de sua frenagem. Durante 1,00s, o carro do desatento motorista aumenta sua velocidade escalar em 1,00 m/s, atingindo a velocidade escalar [tex] V_{1} = 15,0[tex] m/s e percorrendo uma distância [tex] d_{1} [tex] dada por:

 [tex] \frac{d_{1}}{Δt} = \frac{ v_{0} + v_{1}}{2 } [tex]

  [tex] \frac{d_{1}}{1} = \frac{ 14 + 15}{2 } = 14,5\ m [tex]

Durante a frenagem, as distâncias percorridas são dadas por:

Motorista atento:

  [tex] v^{2} = v^{2}_{0} + 2aΔS [tex]

  [tex] 0 = (14)^{2} + 2(-5)d_{2} [tex]

  [tex] 10 d_{2} = 196 [tex]

  [tex] d_{2} = 19,6\ m [tex]

Motorista desatento:

  [tex] v^{2} = v^{2}_{1} + 2aΔS [tex]

  [tex] 0 = (15)^{2} + 2(-5)d_{3} [tex]

  [tex] 10 d_{3} = 225 [tex]

  [tex] d_{3} = 22,5\ m [tex]

O motorista atento percorreu [tex] d_{2} = 19,6 \ m [tex].

O motorista desatento percorreu [tex] d_{1} + d_{3} = 37,0\ m[tex].

Portanto:

 [tex] Δd = 37,0\ m\ – 19,6\ m = 17,4\ m [tex]


42
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe. O que ocorre com as células presentes nos alimentos “preservados com essa técnica?

O salgamento de alimentos provoca a saída de água do interior das células, por osmose, facilitando sua conservação.


43
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando:

   • um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A;

   • dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade B; e

   • um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f.

Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima V e uma corrente de curto-circuito i.

Para dobrar o valor da tensão máxima V do gerador mantendo constante o valor da corrente de curto i, o estudante deve dobrar o(a)

Sendo V a máxima tensão do gerador, concluímos que se trata da sua força eletromotriz ε.

  [tex] ε = V[tex]

O módulo da força eletromotriz induzida no gerador de N espiras é dada pela Lei de Faraday:

  [tex] ε = N\ \frac{|Δ\phi|}{ Δt} [tex]

Um dos modos de se dobrar a tensão induzida é dobrar o número N de espiras. Por outro lado, a corrente de curto-circuito do gerador é dada por:

  [tex] i_{cc} = \frac{ ε }{ r} [tex]

r: resistência interna, ou seja, a resistência das N espiras.

  [tex] r = N \cdot \rho\ \frac{ L }{ A} [tex]

Conclusão:

Dobraremos o número de espiras e, com isso, vamos obter 2ε e também 2r:

  [tex] i_{cc} = \frac{ 2ε }{ 2r} = \frac{ ε }{ r} \ (fico\ constante) [tex]


44
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (O₃), em presença de água e zinco metálico, e a reação produz aldeídos e/ou cetonas, dependendo do grau de substituição da ligação dupla. Ligações duplas dissubstituídas geram cetonas, enquanto as ligações duplas terminais ou monossubstituídas dão origem a aldeídos, como mostra o esquema.

Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno:

MARTINO, A. Química, a ciência global. Goiânia: Editora W, 2014 (adaptado).

Quais são os produtos formados nessa reação?

A ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno produz benzaldeído e propanona, segundo a equação:


45
(ENEM 2017 - 1ª Aplicação).

A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais.

A que técnica refere-se o texto?

Conforme o texto, a introdução de novas células em um tecido como técnica de regeneração celular pode ser exemplificada através da transfusão de sangue, onde células sanguíneas de um doador são transferidas ao tecido hematopoético de um paciente receptor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário