terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2010_2ªAp

ENEM 2010 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2010 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida em seu território e o dever de conservá-la utilizando-se dela de forma sustentável.

A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a

A
B
C
D
E

  A) ERRADA: a extinção de várias espécies não dificulta seguir o acordo.

  B) ERRADA: a alta biodiversidade não dificulta seguir o acordo.

  C) ERRADA: a utilização de espécies nativas de forma sustentável não é utópica.

  D) CERTA: a dificuldade em seguir o acordo deve-se à grande extensão territorial, pois dificulta a fiscalização, uma vez que exige um grande contingente de fiscais.

  E) ERRADA: a classificação taxonômica não dificulta seguir o acordo.


02
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Em 2009, o município maranhense de Bacabal foi fortemente atingido por enchentes, submetendo a população local a viver em precárias condições durante algum tempo. Em razão das enchentes, os agentes de saúde manifestaram, na ocasião, temor pelo aumento dos casos de doenças como, por exemplo, a malária, a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose.

Cidades inundadas enfrentam aumento de doenças. FOlha online. 22.abr.2009 Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso: em 28 abr. 2010 (adaptado).

Que medidas o responsável pela promoção da saúde da população afetada pela enchente deveria sugerir para evitar o aumento das doenças mencionadas no texto, respectivamente?

A
B
C
D
E

  A malária é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do mosquito prego (Anopheles).

  A leptospirose é adquirida quando o homem entra em contato com a água de enchentes contaminadas com urina de ratos portadores da bactéria Leptospira interrogans.

  A leishmaniose é transmitida pela picada dos mosquito palha fêmea.

  Caramujos infestados com larvas cercarias do verme Schistossoma mansoni transmitem a esquistossomose ao homem que entra em contato com a água onde vivem.


03
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

No nosso dia a dia deparamo-nos com muitas tarefas pequenas e problemas que demandam pouca energia para serem resolvidos e, por isso, não consideramos a eficiência energética de nossas ações. No global, isso significa desperdiçar muito calor que poderia ainda ser usado como fonte de energia para outros processos. Em ambientes industriais, esse reaproveitamento é feito por um processo chamado de cogeração. A figura a seguir ilustra um exemplo de cogeração na produção de energia elétrica.

COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

HINRICHS, R. A.; KLEINBACH, M. Energia e meio ambiente. São Paulo: Pioneira Thonson Leaning, 2003 (Adaptado).

Em relação ao processo secundário de aproveitamento de energia ilustrado na figura, a perda global de energia é reduzida por meio da transformação de energia:

A
B
C
D
E

  No processo secundário temos uma turbina que funciona a partir do vapor que é produzido com a energia recuperada do processo primário.

  Então, temos energia térmica na produção do vapor se transformando em energia mecânica no movimento da turbina.


04
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Ciências Hoje, v. 5, n° 27, dez. 1986. Encarte.

Os quadrinhos mostram, por meio da projeção da sombra da árvore e do menino, a sequência de períodos do dia: matutino, meio-dia e vespertino, que é determinada:

A
B
C
D
E

  A sombra projetada é determinada pela posição do Sol relativamente à Terra.


05
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

A
B
C
D
E

  A rejeição a um transplante deve-se basicamente a um não reconhecimento, pelas células do receptor, de proteínas presentes na membrana das células do órgão/tecido doado. No caso do auto transplante, como as células doadas são do próprio paciente, possuem material genético igual ao das células do receptor. Dessa forma, suas proteínas de membrana também são iguais às do paciente, não sendo reconhecidas como antígenos.


06
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Os frutos são angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir seu sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das semelhanças (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras,os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na na manutenção da diversidade da flora.

CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa.Biologia. Jun. 2004 (adaptado).

Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?

A
B
C
D
D

 As plantas que atraem mamíferos e aves são aquelas que apresentam frutos coloridos, com polpa suculenta e odor agradável ao olfato desses animais. Essas características são importantes, pois fazem que o animal aviste o fruto como um alimento. Sendo assim, a resposta correta é letra d: Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.


07
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa é Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas afirmativas.

De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre

A
B
C
D
E

  A relação entre os europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre a ação dos antibióticos.


08
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO₂) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH₄), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.

Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o

A
B
C
D
E

  A alternativa correta é a D, pois o [tex]CO_{2}[tex] é uma molécula inorgânica, ou seja, o carbono nela contido se encontra em sua forma inorgânica. Ao mesmo tempo, o [tex]CO_{2}[tex] é fonte de carbono para a fotossíntese dos organismos autotróficos.


09
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. É que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real. Este tipo de espelho, chamado convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, já que no Brasil se adota a direção do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito mais distante dos olhos do condutor.

Disponível em: http://noticias.vrum.com.br. Acesso em: 3 nov. 2010 (adaptado).

Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada está mais próxima do espelho do que este do que este está do objeto, o que parece estar em conflito com a informação apresentada na reportagem. Essa aparente contradição é explicada pelo fato de

A
B
C
D
E

  Nossos olhos estão acostumados com imagens em espelhos planos, onde imagens de objetos mais distantes nos parecem cada vez menores. Esse condicionamento é levado para o espelho convexo: o fato de a imagem ser menor que o objeto é interpretado pelo cérebro como se o objeto estivesse mais distante do que realmente está.

  Essa falsa impressão é desfeita quando o motorista está, por exemplo, dando marcha a ré em uma garagem, vendo apenas a imagem dessa parede pelo espelho convexo. Ele para o carro quando percebe pela imagem do espelho convexo que está quase batendo na parede. Ao olhar para trás, por visão direta, ele percebe que não estava tão próximo assim da parede.


10
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.

Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?

A
B
C
D
E

  Com o acúmulo de sais de nitrogênio e fósforo na água ocorre o fenômeno conhecido como eutrofização, que se caracteriza pelo aumento das populações dos organismos fitoplanctônicos. Como consequência, haverá um aumento na demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a morte de formas aeróbicas, como os peixes.


11
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:

1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.

2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.

3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente?

A
B
C
D
E

  (AUMENTO DA TEMPERATURA). 1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.

  (SUPERFÍCIE DE CONTATO). 2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.

  (PRESENÇA DE CATALISADORES). 3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

  Logo, os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas, respectivamente são: aumento da temperatura e da superfície de contato e a presença de catalisadores.


12
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Atualmente, existem inúmeras opções de celulares com telas sensíveis ao toque (touchscreen). Para decidir qual escolher, é bom conhecer as diferenças entre os principais tipos de telas sensíveis ao toque existentes no mercado. Existem dois sistemas básicos usados para reconhecer o toque de uma pessoa:

O primeiro sistema consiste de um painel de vidro normal, recoberto por duas camadas afastadas por espaçadores. Uma camada resistente a riscos é colocada por cima de todo o conjunto. Uma corrente elétrica passa através das duas camadas enquanto a tela está operacional. Quando um usuário toca a tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida, e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador.

No segundo sistema, uma camada que armazena carga elétrica é colocada no painel de vidro do monitor. Quando um usuário toca o monitor com seu dedo, parte da carga elétrica é transferida para o usuário, de modo que a carga na camada que a armazena diminui.

Essa redução é medida nos circuitos localizados em cada canto do monitor. Considerando as diferenças relativas de carga em cada canto, o computador calcula exatamente onde ocorreu o toque.

Disponível em: http://eletronicos.hsw.uol.com.br. Acesso em: 18 set. 2010 (adaptado).

O elemento de armazenamento de carga análogo ao exposto o segundo sistema e a aplicação cotidiana correspondente são, respectivamente,

A
B
C
D
E

  Dispositivos que armazenam carga elétrica são chamados capacitores ou condensadores. A carga armazenada é descarregada num momento oportuno, como por exemplo, através do filamento de uma lâmpada de máquina fotográfica, emitindo um flash.


13
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir o rádio, percebe que a sua estação de rádio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequência de megahertz, tem seu sinal de transmissão superposto pela transmissão de uma rádio pirata de mesma frequência que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regiões da cidade.

Considerando a situação apresentada, a rádio pirata interfere no sinal da rádio pirata interfere no sinal da rádio do centro devido à

A
B
C
D
E

Da equação fundamental da ondulatória:

  Para a rádio do centro: [tex] v = λ_{c} \cdot f_{c} [tex]

 Para a rádio pirata: [tex] v = λ_{p} \cdot f_{p} [tex]

  Como a velocidade de propagação da onda é a mesma, pois se trata do mesmo meio (ar), se as frequências são iguais, os comprimentos onde também o são.


14
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A resistência elétrica de um fio é determinada pelas suas dimensões e pelas propriedades estruturais do material. A condutividade (σ) caracteriza a estrutura do material de tal forma que a resistência de um fio pode ser determinada conhecendo-se L, o comprimento do fio e A, a área de seção reta. A tabela relaciona o material à sua respectiva resistividade em temperatura ambiente.

Mantendo-se as mesmas dimensões geométricas, o fio que apresenta menor resistência elétrica é aquele feito de

A
B
C
D
E

  O fio que apresenta menor resistência é aquele que apresenta maior condutividade. Pela tabela, vemos que é aquele feito de prata.


15
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O Brasil é um dos países que obtêm melhores resultados na reciclagem de latinhas de alumínio. O esquema a seguir representa as várias etapas desse processo:

A temperatura do forno em que o alumínio é fundido é útil também porque

A
B
C
D
E

  A reciclagem de latinhas de alumínio é vantajosa quanto aos aspectos socioeconômico e ambiental, pois reduz a quantidade de materiais que se acumulam nos lixões, e diminui a quantidade de matéria-prima que é extraída do ambiente.

  A reciclagem do alumínio pode ser realizada diversas vezes, portanto, uma mesma "latinha de alumínio" pode ser reutilizada diversas vezes como se fosse um alumínio novo. A reciclagem do alumínio gasta aproximadamente 5% apenas da energia que é utilizada na obtenção do mesmo alumínio a partir de minérios como a bauxita. Outra eficiência da reciclagem do alumínio é que a alta temperatura em que o processo é realizado elimina resíduos de tintas e outros produtos "latinhas de alumínio".


16
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. […] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.

Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

A
B
C
D
E

 a) ERRADA: o uso de preservativos impede a infecção pelo vírus durante as relações sexuais, porém não reduz sua letalidade.

  b) ERRADA: a melhoria das condições alimentares dos soropositivos não implica menor letalidade do HIV.

  c) CERTA: os medicamentos antirretrovirais permitem o controle das taxas virais no organismo, possibilitando a sobrevivência do portador.

  d) ERRADA: a transmissão do HIV não está relacionada às condições de saneamento básico. e) ERRADA: não há vacina disponível contra o HIV.


17
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto, de acordo com a equação:

A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a

A
B
C
D
E

  Quando se abre uma garrafa de refrigerante, a pressão interna diminui. Logo, o equilíbrio da equação é deslocado para a esquerda (formação de [tex]CO_{2}[tex] e água). O [tex]CO_{2}[tex] é liberado para o ambiente, carregando consigo algum líquido do refrigerante. Por isto o vazamento.


18
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.

Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?

A
B
C
D
E

  a) ERRADA: ganchos de adesão estão relacionados à dispersão, e não à atração.

  b) ERRADA: expansões estão ligadas à dispersão pelo ar e não à atração de animais.

  c) ERRADA: estruturas fixadoras estão relacionadas à dispersão, e não à atração.

  d) CERTA: animais são atraídos por alimentos.

  e) ERRADA: essas características estão ligadas à dispersão pelo vento.


19
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Rua da Passagem

Os automóveis atrapalharam o trânsito.

Gentileza é fundamental.

Não adianta esquentar a cabeça.

Menos peso do pé no pedal.

O trecho da música, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupação com o trânsito nas cidades, motivo de uma campanha publicitária de uma seguradora brasileira. Considere dois automóveis, A e B, respectivamente conduzidos por um motorista imprudente e por um motorista consciente e adepto da campanha citada. Ambos se encontram lado a lado no instante inicial t = 0 s, quando avisam um semáforo amarelo (que indica atenção, parada obrigatória ao se tornar vermelho). O movimento de A e B pode ser analisado por meio do gráfico, que representa a velocidade de cada automóvel em função do tempo.

As velocidades dos veículos variam com o tempo em dois intervalos: (I) entre os instantes 10 s e 20 s; (II) entre os instantes 30 s e 40 s. De acordo com o gráfico, quais são os módulos das taxas de variação da velocidade do veículo conduzido pelo motorista imprudente, em m/s2, nos intervalos (I) e (II), respectivamente?

A
B
C
D
E

  Pelo gráfico, percebe-se que o motorista imprudente é o condutor do veículo A, que recebe acelerações e desacelerações mais bruscas.

De 10s a 20s:

  [tex] |a_{(I)}| = \frac{30-10}{20-10} = \frac{20}{10} = 2,0\ m/s^{2} [tex]

De 30s a 40s:

  [tex] |a_{(II)}| = \frac{0-30}{40-30} = \frac{-30}{10} = 3,0\ m/s^{2} [tex]


20
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Um brinquedo chamado ludião consistem em um pequeno frasco de vidro, parcialmente preenchido com água, que é emborcado (virado com a boca para baixo) dentro de uma garrafa PET cheia de água e tampada. Nessa situação, o frasco fica na parte superior da garrafa, conforme mostra a FIGURA 1.

Quando a garrafa é pressionada, o frasco se desloca para baixo, como mostrado na FIGURA 2.

Ao apertar a garrafa, o movimento de descida do frasco ocorre porque

A
B
C
D
E

Observe a figura abaixo

  Quando as paredes da garrafa são apertadas, as forças provocam um acréscimo de pressão que é transmitida pela água (que não se comprime) até o ar que se comprime. Como a pressão no ar aumenta, seu volume diminui.

  Isto é, a água penetra no frasco de vidro aumentando a densidade do conjunto (frasco + ar + água) e ele desce.


21
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. “O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica”, explica o pesquisador.

Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).

Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas

A
B
C
D
E

  As proteínas alergênicas presentes na soja geneticamente modificadas são reconhecidas pelo sistema imunológico humano como antígenos, ou seja, estranhas ao corpo. A reação do organismo a esses antígenos causa a alergia.


22
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.

REIS, M. Completamente Química: Físico-Química. São Paulo: FTD, 2001(adaptado).

Ao passar por um meio contendo partículas dispersas, um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido

A
B
C
D
E

  Um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido ao espalhamento do feixe de luz neste meio.


23
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.

VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. Companhia das Letras, 2006 (adaptado).

Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é

A
B
C
D
E

  Se a característica está presente nas fêmeas, e em todas as gerações, pois, não há gerações em que o comportamento supracitado deixa de ocorrer, conclui-se que o referido comportamento é transmitido de geração a geração e, como confere maior orientação espacial, facilitando o reencontro com os filhotes, os indivíduos portadores dessas características são selecionados.


24
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A perda de pelos foi uma adaptação às mudanças ambientais, que forçaram nossos ancestrais a deixar a vida sedentária e viajar enormes distâncias à procura de água e comida. Junto com o surgimento de membros mais alongados e com a substituição de glândulas apócrinas (produtoras de suor oleoso e de lenta evaporação) por glândulas écrinas (suor aquoso e de rápida evaporação), a menor quantidade de pelos teria favorecido a manutenção de uma temperatura corporal saudável nos trópicos castigados por calor sufocante, em que viveram nossos ancestrais.

Scientific American. Brasil, mar.2010 (adaptado).

De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal?

A
B
C
D
E

  Com o aumento do tamanho dos membros, ocorreu um aumento na relação superfície (para perda de calor) em relação ao volume do membro. Com isso, a perda de calor tornou-se mais rápida e eficiente, contribuindo para a termorregulação.


25
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Há vários tipos de tratamentos de doenças cerebrais que requerem a estimulação de partes do cérebro por correntes elétricas. Os eletrodos são introduzidos no cérebro para gerar pequenas correntes em áreas específicas. Para se eliminar a necessidade de introduzir eletrodos no cérebro, uma alternativa é usar bobinas que, colocadas fora da cabeça, sejam capazes de induzir correntes elétricas no tecido cerebral.

Para que o tratamento de patologias cerebrais com bobinas seja realizado satisfatoriamente, é necessário que

A
B
C
D
E

  A) Errado, pois quanto maior o número de espiras, maior o campo magnético oscilante e assim maior o fluxo do campo magnético. Quanto maior esse fluxo magnético, maior sua variação, o que produz maior voltagem induzida.

  B) Errado, pois para induzir voltagem é necessária a variação do fluxo do campo magnético, não sendo suficiente o campo magnético constante.

  C) Correto, pois quanto maior a corrente na bobina, maior o fluxo de campo magnético variante e assim maior a voltagem induzida e também a corrente induzida.

  D) Errado, pois se a corrente for contínua, o campo magnético também é, e isso não induz voltagem em outro local. O campo magnético deve ser variável para induzir a voltagem.

  E) Errado, pois a corrente elétrica das bobinas é separada da corrente elétrica que é induzida no cérebro: aquela produz o campo magnético variável, esta é induzida por este campo magnético variável.


26
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO₂, como as plantas.

GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar

A
B
C
D
E

  A) ERRADA: a clorofila utiliza a energia proveniente da luz solar para a produção de carboidratos.

  B) ERRADA: os citocromos são proteínas envolvidas na respiração celular e presentes, portanto, em todos os organismos que realizam esse processo. Assim, o molusco já sintetizava citocromo antes de incorporar o gene das algas.

  C) ERRADA: o oxigênio liberado durante o processo de fotossíntese é proveniente da água, e não do gás carbônico.

  D) ERRADA: o citocromo participa da respiração celular, não da fotossíntese.

  E) CERTA: a clorofila é o pigmento responsável pela absorção de luz solar, transferindo a energia luminosa para os carboidratos, que a armazenam sob a forma de energia química.


27
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A produção de hormônios (como a auxina,ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos.

O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se

A
B
C
D
E

  a) CERTA: o giro do equipamento garante distribuição uniforme, estimulando o crescimento por igual.

  b) ERRADA: devido ao giro, não haverá acúmulo.

  c) ERRADA: devido ao giro, não haverá acúmulo.

  d) ERRADA: a auxina estimula - e não inibe - o crescimento.

  e) ERRADA: devido ao giro, não haverá acúmulo.


28
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Fator de emissão de carbono (carbon footprint) é um termo utilizado para expressar a quantidade de gases que contribuem para o aquecimento global, emitidos por uma fonte ou por um processo industrial específico. Pode-se pensar na quantidade de gases emitidos por uma industria, por uma cidade ou mesmo por uma pessoa. Para o gás CO₂, a relação pode ser escrita:

O termo “quantidade de material” pode ser, por exemplo, a massa de material produzido em uma indústria ou a quantidade de gasolina consumida por um carro em um determinado período. No caso da produção do cimento, o primeiro passo é a obtenção do óxido de cálcio, a partir do aquecimento do calcário a altas temperaturas, de acordo com a reação:

Uma vez processada essa reação, outros compostos inorgânicos são adicionados ao óxido de cálcio, sendo que o cimento formado tem 62% de CaO em sua com posição.

Dados: Massas molares em g/mol: CO₂ = 44; CaCO₃ = 100; CaO = 56.

TREPTOW, R. S. Journal of Chemical Education. V. 87 nº 2, fev. 2010 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, qual é, aproximadamente, o fator de emissão de CO₂ quando 1 tonelada de cimento for produzida, levando-se em consideração apenas a etapa de obtenção do óxido de cálcio?

A
B
C
D
E

A obtenção de óxido de cálcio é conforme a reação apresentada na questão. Na produção de 1 tonelada (10³ kg = 10⁶ g) de cimento, a quantidade necessária de CaO será, conforme a informação do exercício, de 62% da massa do material produzido:

  10⁶ g ----- 100% do cimento

  x ----- 62% de CaO

  x = 6,20 ∙ 10⁵ g

Conforme a reação química dada, a relação entre a quantidade de CaO obtida e a quantidade de CO₂ emitida é:

  1 mol de CaO ----- 1 mol de CO₂

Escrevendo essa relação em massa e utilizando para a regra de três a quantidade de CaO gasta calculada, temos:

  56 g de CaO ----- 44 g de CO₂

  6,20 ∙ 10⁵ g de CaO ----- x

  x = 4,87 ∙ 10⁵ g de CaO

Para calcular o fator de emissão, usamos a fórmula dada pelo exercício:

[tex] Fator\ de\ emissão\ de\ CO_{2} = \frac{massa\ de\ CO_{2}\ emitida}{quantidade\ de\ material} [tex]

Foi emitido 4,9 ∙ 10⁵ g de CO₂ para 1 tonelada de cimento (10⁶ g)

[tex] Fator\ de\ emissão = \frac{4,9\ \cdot\ 10^{5}}{10^{6}} = 4,9 \cdot 10^{-1} [tex]


29
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO₂ procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas. O CO₂ combina-se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisas com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma série de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies da vida marinha.

A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento

A
B
C
D
E

  A alteração citada no texto está relacionada à reação de [tex] CO_{2}[tex] com [tex] H_{2}O[tex]. Nesta reação, forma-se o ácido carbônico ([tex] H_{2}CO_{3})[tex], que causa uma redução no pH do meio, provocando transtornos metabólicos importantes na biologia marinha.


30
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O pH do solo pode variar em uma faixa significativa devido a várias causas. Por exemplo, o solo de áreas com chuvas escassas, mas com concentrações elevadas do sal solúvel carbonato de sódio (Na₂CO ₃), torna-se básico devido à reação de hidrólise do íon carbonato, segundo o equilíbrio:

Esses tipos de solos são alcalinos demais para fins agrícolas e devem ser remediados pela utilização de aditivos químicos.

BAIRD, C. Química ambiental. São Paulo: Artmed, 1995 (adaptado).

Suponha que, para remediar uma amostra desse tipo de solo, um técnico tenha utilizado como aditivo a cal virgem (CaO). Nesse caso, a remediação

A
B
C
D
E

  [tex] CaO + H_{2}O → \underbrace{Ca(OH)_{2}}_{Hidróxido\ de\ cálcio \\UMA\ BASE} [tex]

O CaO é de caráter básico.

Se o solo está básico, ele não pode realizar essa ação!

Logo, nesse caso, a remediação " não foi realizada, pois o caráter básico da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em decorrência da elevação de pH do meio."


31
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O rótulo de uma garrafa de água mineral natural contém as seguintes informações:

As informações químicas presentes no rótulo de vários produtos permitem classificar o produto de várias formas, de acordo com seu gosto, seu cheiro, sua aparência, sua função, entre outras. As informações da tabela permitem concluir que essa água é

A
B
C
D
E

  Como o pH a 25° é 7,54. Logo, essa água é um pouco alcalina.


32
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O cádmio, presente nas baterias, pode chegar ao solo quando esses materiais são descartados de maneira irregular no meio ambiente ou quando são incinerados. Diferentemente da forma metálica, os íons Cd²⁺ são extremamente perigosos para o organismo, pois eles podem substituir íons Ca²⁺, ocasionando uma doença degenerativa nos ossos, tornando-os muito porosos e causando dores intensas nas articulações. Podem ainda inibir enzimas ativadas pelo cátion Zn²⁺, que são extremamente importantes para o funcionamento dos rins. A figura mostra a variação do raio de alguns metais e seus respectivos cátions.

ATKINS, P; JONES.L Princípios de química: questinando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001 (Adaptado).

Com base no texto, a toxicidade do cádmo em sua forma iônica é consequência de esse elemento

A
B
C
D
E

  De acordo com a figura, o raio do [tex]Ca^{2+}[tex] (100 pm) é próximo ao do [tex]Cd^{2+}[tex] (103 pm). Além disso, as cargas são iguais. A toxicidade do cádmio em sua forma iônica é consequência de esse elemento possuir raio e carga relativamente próximos aos de íons metálicos que atuam nos processos biológicos, causando interferência nesses processos.


33
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma.

Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

Infere-se do texto que o objetivo da adição de cafeína em alguns medicamentos contra a dor de cabeça é

A
B
C
D
E

Como a dor de cabeça é ocasionada por dilatações nos vasos sanguíneos que estimulam as terminações nervosas, e a cafeína apresenta o efeito de contrair esses vasos, frequentemente essa substância é usada na composição de medicamentos.


34
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substâncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:

A molécula do 2,3,7,8 - TCDD é popularmente conhecida pelo nome ‘dioxina’, sendo a mais tóxica dos 75 isômeros de compostos clorados de dibenzo-p-dioxina existentes.

FADINI, P. S.; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 1, maio 2001 (adaptado).

Com base no texto e na estrutura apresentada, as propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionadas ao seu caráter

A
B
C
D
E

  As propriedades químicas das dioxinas que permitem sua bioacumulação nos organismos estão relacionadas ao seu caráter lipofílico, ou seja, este composto se acumula no tecido adiposo (predominantemente apolar).


35
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açãfrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento.

Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental.

ANTUNES, M. G. L. Neurotoxicidade induzida pelo químico terápico cisplatina: possíveis efeitos citoprotetores dos antioxidantes da dieta curcumina e coenzima Q10. Pesquisa FAPESP. São Paulo, n. 168, fev. 2010 (adaptado).

Na estrutura da curcumina, identificam-se grupos característicos das funções

A
B
C
D
E

36
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Os dínamos são geradores de energia elétrica utilizados em bicicletas para acender uma pequena lâmpada. Para isso, é necessário que a parte móvel esteja em contato com o pneu da bicicleta e, quando ela entra em movimento, é gerada energia elétrica para acender a lâmpada. Dentro desse gerador, encontram-se um ímã e uma bobina.

Disponível em: http://www.if.usp.br. Acesso em: 1 maio 2010.

O princípio de funcionamento desse equipamento é explicado pelo fato de que a

A
B
C
D
E

  De acordo com a lei de Faraday-Neumann, a corrente elétrica induzida num circuito fechado ocorre quando há variação do fluxo magnético através do circuito.


37
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Os corais que formam o banco dos Abrolhos, na Bahia, podem estar extintos até 2050 devido a uma epidemia. Por exemplo, os corais-cérebro já tiveram cerca de 10% de sua população afetada pela praga-branca, a mais prevalente da seis doenças identificadas em Abrolhos, causada provavelmente por uma bactéria. Os cientistas atribuem a proliferação das patologias ao aquecimento global e à poluição marinha. O aquecimento global reduziria a imunidade dos corais ou estimularia os patógenos causadores desses males, trazendo novos agentes infecciosos.

FURTADO, F. Peste branca no mar. Ciência hoje. Rio de Janeiro, v. 42, n. 251, ago. 2008 (adaptado).

A fim de combater a praga-branca, a medida mais apropriada, segura e de efeitos mais duradouros seria

A
B
C
D
E

  A utilização de transportes coletivos e a diminuição da queima de combustíveis fósseis auxiliam na redução do aquecimento global. A destruição da fauna coralínea mundial está inequivocamente relacionada à intensificação do efeito estufa da atmosfera terrestre.


38
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

O flúor é usado de forma ampla na prevenção de cáries. Por reagir com a hidroxiapatita [Ca₁₀(PO₄)₆(OH)₂] presente nos esmaltes dos dentes, o flúor forma a fluorapatita [Ca₁₀(PO₄)₆F₂] um mineral mais resistente ao ataque ácido decorrente da ação de bactérias específicas presentes nos açúcares das placas que aderem aos dentes.

Disponível em: http://www.odontologia.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A reação de dissolução da hidroxiapatita é:

Dados: Massas molares em g/mol — [Ca₁₀(PO₄)₆F₂] = 1004; HPO₄²⁻ = 96; Ca = 40.

Supondo-se que o esmalte dentário seja constituído exclusivamente por hidroxiapatita, o ataque ácido que dissolve completamente 1 mg desse material ocasiona a formação de, aproximadamente,

A
B
C
D
E

O exercício solicita uma relação entre a quantidade de hidroxiapatita e os íons totais produzidos na reação. Os íons produzidos na reação são o [tex]HPO_{4}^{2-}[tex] e o [tex]Ca^{2+}[tex].

Assim, podemos escrever a relação a partir da reação dada:

  1 mol de [tex]Ca_{10}(PO_{4})_{6}(OH)_{2} [tex] -------- 10 mol de [tex]Ca^{2+} [tex]

e

  6 mol de [tex]HPO_{4}^{2–}[tex]

Passando essa relação para massa:

  1004 g de [tex]Ca_{10}(PO_{4})_{6}(OH)_{2} [tex] -------- 400 g de [tex]Ca^{2+} [tex]

e

  576 g de [tex]HPO_{4}^{2–}[tex]

Somando a massa dos íons, para obter massa de íons totais (400 g + 576 g = 976 g de íons totais) e realizando a regra de três com a informação dada (1 mg = 1 ∙ 10⁻³ g de [tex]Ca_{10}(PO_{4})_{6}(OH)_{2} [tex] – tem que usar a mesma unidade, gramas)

1004 g de [tex]Ca_{10}(PO_{4})_{6}(OH)_{2} [tex] ------ 976 g de íons totais

1 ∙ 10⁻³ g de [tex]Ca_{10}(PO_{4})_{6}(OH)_{2} [tex] ----- x

  x = 0,97 ∙ 10⁻³ g = 0,97 mg


39
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, como na figura, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada.

O superaquecimento da fiação, devido a esse aumento da corrente elétrica, pode ocasionar incêndios, que seriam evitados instalando-se fusíveis e disjuntores que interrompem essa corrente, quando a mesma atinge um valor acima do especificado nesses dispositivos de proteção. Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110V, em uma residência, possua três posições de regulagem da temperatura da água. Na posição verão utiliza 2100W, na posição primavera, 2400W, e na posição inverno, 3200W.

GREF, Física 3: Eletromagnetismos. São Paulo: EDUSP, 1993 (adaptado)

Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das três posições de regulagem de temperatura, sem que haja riscos de incêndio. Qual deve ser o valor mínimo adequado do disjuntor a ser utilizado?

A
B
C
D
E

Utiliza-se a seguinte fórmula:

  [tex] P = U \cdot i [tex]

Sendo a tensão constante, a corrente é máxima quando a potência é máxima. Assim:

  [tex] P = U \cdot i [tex]

  [tex] i = \frac{P}{U} = \frac{3200}{110} \cong\ 29,1\ A [tex]

Portanto, deve ser utilizado um disjuntor de valor mínimo de 30 A.


40
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Ao contrário dos rádios comuns (AM ou FM), em que uma única antena transmissora é capaz de alcançar toda a cidade, os celulares necessitam de várias antenas para cobrir um vasto território. No caso dos rádios FM, a frequência de transmissão está na faixa dos MHz (ondas de rádio), enquanto, para os celulares, a frequência está na casa dos GHz (micro-ondas). Quando comparado aos rádios comuns, o alcance de um celular é muito menor.

Considerando-se as informações do texto, o fator que possibilita essa diferença entre propagação das ondas de rádio e as de micro-ondas é que as ondas de rádio são

A
B
C
D
E

De acordo com a equação fundamental da ondulatória:

  [tex] v = λ \cdot f  →  λ = \frac{v}{f} [tex]

sendo v = 3 × 10⁸ m/s

Avaliando os comprimentos de onda para as duas frequências:

- Micro-ondas: [tex]f_{(micro)} = 10^{9}\ Hz [tex]

  [tex] λ_{(micro)} = \frac{3\ \cdot\ 10^{8}}{10^{9}} = 0,3\ m = 30\ cm [tex]

- Rádio: [tex]f_{(rádio)} = 10^{6}\ Hz [tex]

  [tex] λ_{(rádio)} = \frac{3\ \cdot\ 10^{8}}{10^{6}}\ \cong\ 300\ m [tex]

Uma onda é capaz de contornar obstáculos ou atravessar fendas. A esse fenômeno dá-se o nome de difração. Sabe-se que a difração é mais acentuada quando o obstáculo ou a fenda tem a mesma ordem de grandeza do comprimento de onda. No caso, os obstáculos são edifícios, árvores, ou pequenos montes, cujas dimensões estão mais próximas do comprimento de onda das ondas de rádio, que, por isso, têm a difração favorecida.


41
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Usando pressões extremamente altas, equivalentes às encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xenônio (XeF₂) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada.

Inovação Tecnológica. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 07 jul. 2010 (adaptado).

Embora as condições citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia

A
B
C
D
E

O processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia acumulada em uma mola comprimida.


42
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Devido ao seu alto teor de sais, a água do mar é imprópria para o consumo humano e para a maioria dos usos da água doce. No entanto, para a indústria, a água do mar é de grande interesse, uma vez que os sais presentes podem servir de matérias-primas importantes para diversos processos. Nesse contexto, devido a sua simplicidade e ao seu baixo potencial de impacto ambiental, o método da precipitação fracionada tem sido utilizado para a obtenção dos sais presentes na água do mar.

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC

Suponha que uma indústria objetiva separar determinados sais de uma amostra de água do mar a 25 °C, por meio da precipitação fracionada. Se essa amostra contiver somente os sais destacados na tabela, a seguinte ordem de precipitação será verificada.

A
B
C
D
E

  Na questão é perguntado quais sais se precipitarão primeiro. É só observar a solubilidade e analisar em ordem decrescente, pois os menos solúveis precipitarão primeiro.


43
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

As estrelas-do-mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atirá-las de novo à água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu número.

DONAVEL, D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br.Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar, baseia-se no fato de elas possuírem

A
B
C
D
E

  As estrelas do mar são equinodermos dotados de alta capacidade de regeneração. Uma vez que partidas, cada porção é capaz de regenerar um animal completo. Essa forma de reprodução assexuada é um dos meios pelos quais a população desses animais aumenta.


44
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Cientistas da Austrália descobriram um meio de produzir roupas que se limpam sozinhas. A equipe de pesquisadores usou nano cristais de dióxido de titânio (TiO₂) que, sob ação da luz solar, são capazes de decompor as partículas de sujeira na superfície de um tecido. O estudo apresentou bons resultados com fibras de algodão e seda. Nesses casos, foram removidas manchas de vinho, bastante resistentes. A nano camada protetora poderá ser útil na prevenção de infecções em hospitais, uma vez que o dióxido de titânio também mostrou ser eficaz na destruição das paredes celulares de microrganismos que provocam infecções. O termo nano vem da unidade de medida nanômetro, que é a bilionésima parte de 1 metro.

Veja. Especial Tecnologia. São Paulo: Abril, set. 2008 (adaptado)

A partir dos resultados obtidos pelos pesquisadores em relação ao uso de nano cristais de dióxido de titânio na produção de tecidos e considerando uma possível utilização dessa substância no combate às infecções hospitalares, pode-se associar que os nano cristais de dióxido de titânio...

A
B
C
D
E

  Os nanocristais de dióxido de titânio são capazes de decompor as partículas de sujeira na superfície de um tecido, através de uma reação química, sob ação da luz solar. Sendo assim, são pouco eficientes em ambientes fechados e escuros.


45
(ENEM 2010 - 2ª Aplicação).

Com a frequente adulteração de combustíveis, além de fiscalização, há necessidade de prover meios para o consumidor verifique a qualidade do combustível. Para isso, nas bombas de combustível existe um densímetro, semelhante ao ilustrado na figura. Um tudo de vidro fechado fica imerso no combustível, devido ao peso das bolinhas de chumbo colocados no seu interior. Uma coluna vertical central marca a altura de referência, que deve ficar abaixo ou no nível do combustível para indicar líquido varia com a temperatura mais que o do vidro, a coluna vertical é preenchida com mercúrio para compensar variações de temperatura.

De acordo com o texto, a coluna vertical de mercúrio, quando aquecida,

A
B
C
D
E

  A superfície do mercúrio passa a ser a marca de referência para a densidade regular do combustível. Fica mais honesto, pois, com a redução da temperatura, o mercúrio contrai mais que o vidro, mantendo a sua superfície na posição correta e assim corrigindo a altura de referência de acordo com a densidade do líquido. Se a temperatura aumenta, a correção também ocorreria, pois o mercúrio se dilataria dentro do densímetro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário