terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2011_2ªAp

ENEM 2011 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2011 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.

RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer. Física na Escola. V. 8, nº 2, 2007. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).

Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de

A
B
C
D
E

  Como as radiações tem alto poder de penetrações. Logo, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de sofrer alterações gênicas e desenvolver câncer.


02
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Disponível em: http://seguindocurso.wordpress.com. Acesso em: 28 jul. 2010.

A tirinha faz referência a uma propriedade de uma grandeza Física, em que a função do jornal utilizado pelo homem é a de

A
B
C
D
E

  O jornal tem a função de isolar o calor do próprio corpo do homem do meio externo. Logo, o jornal utilizado pelo homem é a de restringir a perda de calor para o ambiente.


03
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Estudos mostram que através de terapia gênica é possível alterar a composição e aumentar a resistência dos músculos. Nos músculos normais, quando há necessidade de reparos, as células-satélite são atraídas por sinais químicos emitidos pela lesão, se reproduzem e se fundem às fibras musculares, aumentando, assim, o seu volume.

O mecanismo é regulado pela miostatina, uma proteína que “ordena” que as células-satélite parem de se reproduzir.

Scientific American Brasil. N° 27, ago. 2004

Uma técnica de terapia gênica consistindo na injeção de um gene que codifica uma proteína capaz de bloquear a ação da miostatina na fibra muscular provocaria

A
B
C
D
E

 Como o mecanismo é regulado pela miostatina, uma proteína que “ordena” que as células-satélite parem de se reproduzir. Sendo assim, essa técnica de terapia gênica consistindo na injeção de um gene que codifica uma proteína capaz de bloquear a ação da miostatina na fibra muscular provocaria maior proliferação de células-satélite e aumento do volume de fibras musculares.


04
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Considera-se combustível aquele material que, quando em combustão, consegue gerar energia. No caso dos biocombustíveis, suas principais vantagens de uso são a de serem oriundos de fontes renováveis e a de serem menos poluentes que os derivados de combustíveis fósseis. Por isso, no Brasil, tem-se estimulado o plantio e a industrialização de sementes oleaginosas para produção de biocombustíveis.

No quadro, estão os valores referentes à energia produzida pela combustão de alguns biocombustíveis:

Disponível em: http://www.biodieselecooleo.com.br. Acesso em: 8 set. 2010 (adaptado).

Entre os diversos tipos de biocombustíveis apresentados no quadro, aquele que apresenta melhor rendimento energético em massa é proveniente

A
B
C
D
E

  Pela tabela constatamos que o biodiesel (soja) possui o maior rendimento energético em massa (kcal/kg).


05
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Iniciativas do poder público para prevenir o uso de bebidas alcoólicas por motoristas, causa de muitos acidentes nas estradas do país, trouxeram à ordem do dia, não sem suscitar polêmica, o instrumento popularmente conhecido como bafômetro. Do ponto de vista de detecção e medição, os instrumentos normalmente usados pelas polícias rodoviárias do Brasil e de outros países utilizam o ar que os “suspeitos” sopram para dentro do aparelho, através de um tubo descartável, para promover a oxidação do etanol a etanal. O método baseia-se no princípio da pilha de combustível: o etanol é oxidado em meio ácido sobre um disco plástico poroso coberto com pó de platina (catalisador) e umedecido com ácido sulfúrico, sendo um eletrodo conectado a cada lado desse disco poroso. A corrente elétrica produzida, proporcional à concentração de álcool no ar expirado dos pulmões da pessoa testada, é lida numa escala que é proporcional ao teor de álcool no sangue. O esquema de funcionamento desse detector de etanol pode ser visto na figura.

As reações eletroquímicas envolvidas no processo são:

BRAATHEN, P. C. Hálito culpado: o princípio químico do bafômetro. Química nova na escola. São Paulo, nº 5, maio 1997 (adaptado).

No estudo das pilhas, empregam-se códigos e nomenclaturas próprias da Química, visando caracterizar os materiais, as reações e os processos envolvidos.

Nesse contexto, a pilha que compõe o bafômetro apresenta o

A
B
C
D
E

* Ánodo = local onde ocorre oxidação, é o polo negativo da pilha.

* Cátodo = local onde ocorre redução, é o polo positivo da pilha.

  Modernamente o termo oxidação significa perder elétrons, ou ainda aumento da reatividade, não necessariamente em presença de oxigênio (quando um elemento perde elétrons o seu estado de oxidação aumenta.

  O ganho de elétrons por uma espécie química é denominado redução.

  É a espécie reagente que sofre redução (ganha elétrons). Ao ganhar elétrons, esta espécie promove a perda de elétrons (oxidação) de outra espécie, agindo assim, como um agente oxidante.

  O reagente responsável pela oxidação é denominado agente oxidante ou simplesmente oxidante (embora ele mesmo se reduza).

  Nas pilhas existem dois elétrodos. O elétrodo onde ocorre a oxidação é chamado de ânodo e o eletrodo onde ocorre a redução é chamado de cátodo.

  Portanto, o eletrodo B é o polo positivo, pois é o cátodo: local onde ocorre redução, o polo positivo da pilha.


06
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A reciclagem exerce impacto considerável sobre a eficiência energética. Embora restaurar materiais que foram descartados também consuma energia, é possível que essa energia seja substancialmente menor. O gráfico seguinte indica a quantidade de energia necessária para a produção de materiais primários e reciclados.

A maioria dos metais ocorre na crosta terrestre como óxidos que devem ser reduzidos para recuperar o metal elementar, o que consome grande quantidade de energia. As entalpias-padrão de formação dos óxidos de alumínio e ferro são, respectivamente: –1 675,7 kJ/mol e – 824,2 kJ/mol.

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 (adaptado).

A energia gasta na obtenção do alumínio a partir do seu material primário é maior do que a do aço, porque o alumínio

A
B
C
D
E

  A variação de entalpia envolvida na formação de 1 mol de um produto a partir de substâncias simples nos respectivos estados-padrão é chamada de entalpia de formação.

  A entalpia de formação, também denominada de calor de formação, entalpia padrão de formação e ΔH de formação, é a variação da entalpia, isto é, o calor que foi liberado ou absorvido na reação de formação de 1,0 mol de determinada substância a partir de seus elementos constituintes (substâncias simples), no estado padrão.

  Portanto, a energia gasta na obtenção do alumínio a partir do seu material primário é maior do que a do aço, porque o alumínio apresenta entalpia de formação no seu óxido menor do que a entalpia do ferro.


07
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Para ser considerada potável, é preciso que a água esteja isenta de elementos nocivos à saúde, de substâncias tóxicas e de organismos patogênicos. Entre os muitos testes feitos pelas empresas de saneamento, estão o da dosagem de cloro residual, cuja finalidade é assegurar que a água liberada para o consumo não tenha excesso de cloro, que pode deixar um gosto característico na água; a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), que expressa o teor de oxigênio presente na água, fator importante para identificar o grau de poluição das águas; o de coliformes fecais, que identifica a existência de bactérias encontradas nas fezes humanas na amostra de água, e o de pH, cuja função é avaliar se a amostra de água está dentro dos padrões de acidez estabelecidos para o consumo.

BRANCO, S. M. Água, origem, uso e preservação. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Entre os testes descritos, os mais importantes para garantir a saúde do consumidor e a manutenção da vida aquática são, respectivamente, os de

A
B
C
D
E

  * Para garantir a saúde do consumidor deve fazer o teste de coliformes fecais, que identifica a existência de bactérias encontradas nas fezes humanas na amostra de água;

  * Manutenção da vida aquática deve fazer o DBO, ou seja, verificar a dosagem de cloro residual, cuja finalidade é assegurar que a água liberada para o consumo não tenha excesso de cloro, que pode deixar um gosto característico na água; a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), que expressa o teor de oxigênio presente na água, fator importante para identificar o grau de poluição das águas.


08
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Uma opção não usual, para o cozimento do feijão, é o uso de uma garrafa térmica. Em uma panela, coloca-se uma parte de feijão e três partes de água e deixa-se ferver o conjunto por cerca de 5 minutos, logo após transfere-se todo o material para uma garrafa térmica.

Aproximadamente 8 horas depois, o feijão estará cozido.

O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois

A
B
C
D
E

  O cozimento do feijão ocorre dentro da garrafa térmica, pois o feijão continua absorvendo calor da água que o envolve, por ser um processo endotérmico.


09
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Em abelhas, Apis mellifera, os óvulos não fertilizados originam machos haploides. Experimentos em laboratório têm obtido machos diploides e demonstram que os machos têm de ser homozigotos para um gene, enquanto as fêmeas têm de ser heterozigotas.

Disponível em: http://www.nature.com (adaptado).

Supondo que uma fêmea com genótipo AB se acasale com cinco machos com genótipos diferentes A, B, C, D e E, conforme o esquema. Qual a porcentagem de machos na prole desta fêmea?

A
B
C
D
E

Logo, a porcentagem de machos são:

  [tex] \frac{total\ de\ machos}{total\ de\ indivíduos} = \frac{2}{10} = 20 \% [tex]

  Portanto, 20%, pois a fêmea produz dois tipos de gameta com relação a esse gene, e os machos, cinco tipos no total.


10
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Disponível em: http://static.hsw.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

A figura representa o processo mais usado nas hidrelétricas para obtenção de energia elétrica no Brasil.

As transformações de energia nas posições I→II e II→III da figura são, respectivamente,

A
B
C
D
E

11
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Uma residência possui dois aparelhos de TV, duas geladeiras, um computador, um ferro elétrico e oito lâmpadas incandescentes. A resistência elétrica de cada equipamento está representada pela figura I. A tensão elétrica que alimenta a rede da residência é de 120 V.

Um eletricista fez duas ligações, que se encontram representadas pelas figuras II e III.

Com base nas informações, verifica-se que a corrente indicada pelo amperímetro da figura

A
B
C
D
E

Para figura I:

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{1}{R_{(Lâmp.)}} + \frac{1}{R_{(Gelad.)}} + \frac{1}{R_{(TV)}} + \frac{1}{R_{(PC)}} [tex]

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{1}{60} + \frac{1}{60} + \frac{1}{40} + \frac{1}{40} [tex]

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{10}{120} → R_{(equiv.)} = 12 Ω [tex]

Logo, [tex] i = \frac{U}{R} = \frac{120}{12} = 10\ A [tex]


Para figura II:

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{1}{R_{(Lâmp.)}} + \frac{1}{R_{(Gelad.)}} + \frac{1}{R_{(TV)}} + \frac{1}{R_{(Ferro)}} [tex]

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{1}{100} + \frac{1}{60} + \frac{1}{40} + \frac{1}{120} [tex]

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{6+10+15+5}{600} = \frac{36}{600} [tex]

  [tex] R_{(equiv.)} \cong 36,6\ Ω [tex]

Logo, [tex] i = \frac{U}{R} = \frac{120}{36,6} \cong\ 3,28\ A [tex]


12
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

O biodiesel é um biocombustível que pode ser obtido a partir do processo químico em que óleos ou gorduras são transformados em ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos. Suas principais vantagens de uso relacionam-se principalmente ao fato de serem oriundos de fontes renováveis e produzirem muito menos poluição do que os derivados de combustíveis fósseis. A figura seguinte mostra, de forma esquemática, o processo de produção de biodiesel a partir do óleo de soja:

Disponível em: http://www.proteinasdesoja.com.br.

De acordo com o descrito, a etapa que representa efetivamente a formação das moléculas orgânicas combustíveis que compõem o biodiesel está representada na figura pelo número

A
B
C
D
E

  A etapa que representa efetivamente a formação das moléculas orgânicas combustíveis que compõem o biodiesel está representada na figura pelo número 1, pois é a etapa que a transesterificação é um processo de obtenção de um éster a partir de outro éster com álcool, sendo que a reação é catalisada na presença de ácidos ou bases fortes.

  A principal utilização da reação de transesterificação é na obtenção do biodiesel. O biodiesel é um biocombustível que pode ser usado como combustível no lugar do diesel, mas com o benefício de poluir menos o meio ambiente, já que não possui compostos do elemento enxofre, que são em grande parte responsáveis pelo agravamento de problemas ambientais, tais como o aquecimento global, o efeito estufa e a chuva ácida. Além disso, o biodiesel ébiodegradável, renovável e não corrosivo.

  A reação de transesterificação que lhes dá origem consiste na reação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool em presença de catalisador. Os óleos vegetais usados podem ser de mamona, de dendê, de palma de soja, milho, amendoim, algodão, babaçu etc. Óleos de frituras também podem ser reutilizados, esse reaproveitamento é benéfico para o meio ambiente porque impede que esses óleos sejam lançados nas águas de rios, lagos, lençois freáticos ou contaminem o solo.


13
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A figura seguinte representa, esquematicamente, um telescópio refletor:

A luz emitida por um astro penetra no telescópio pelo orifício na posição A, reflete no espelho parabólico localizado na posição B, é novamente refletida pelo espelho C em direção às lentes localizadas na ocular do telescópio (local onde o observador aproxima o olho) na posição D. Essa lente forma uma imagem real e maior do objeto observado, um pouco à frente de D. Por isso, o observador não deve encostar seus olhos na lente para enxergar essa imagem.

Considerando uma situação em que apenas uma lente é colocada na posição D, qual o tipo de espelho utilizado e qual o tipo de lente utilizada nas posições B e D respectivamente?

A
B
C
D
E

14
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A figura mostra uma superfície refletora de formato parabólico, que tem sido utilizada como um fogão solar. Esse dispositivo é montado de tal forma que a superfície fique posicionada sempre voltada para o Sol. Neste, a panela deve ser colocada em um ponto determinado para maior eficiência do fogão.

Disponível em: http://www.deltateta.com. Acesso em: 30 abr. 2010.

Considerando que a panela esteja posicionada no ponto citado, a maior eficiência ocorre porque os raios solares

A
B
C
D
E

  A panela está posicionada no FOCO, que capita o maior quantidade dos raios solares. Ou seja, refletidos se concentram nesse ponto, definido como foco da parábola.


15
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Com a utilização dos biocombustíveis, grandes áreas estão sendo ocupadas com a cultura da cana-de-açúcar, o que acarreta o desgaste do solo. Para contrabalançar esse desgaste, tem-se iniciado o plantio alternado de cana-de-açúcar com algumas espécies de leguminosas, já que essa rotação dispensa a adubação nitrogenada.

Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 16 jun. 2011(adaptado).

Essa prática agrícola ocasiona o enriquecimento do solo, porque as leguminosas possuem bactérias em associação com suas raízes, que favorecem o processo de

A
B
C
D
E

  Conforme podemos ver, se todo o nitrogênio que é removido do solo não fosse constantemente reposto, praticamente doa a vida neste planeta desapareceria finalmente. O nitrogênio é reabastecido no solo pela fixação do nitrogênio. A fixação do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio gasoso do ar é incorporado em compostos orgânicos nitrogenados e, assim, introduzido no ciclo do nitrogênio. A fixação deste gás, que pode ser efetuada, em graus apreciáveis, por apenas algumas bactérias e algas azuis, é um processo do qual dependem atualmente todos os organismos vivos, da mesma forma que todos eles dependem, em última análise, da fotossíntese para a obtenção de energia.

  Das várias classes de organismos fixadores de nitrogênio, as bactérias simbióticas são, incomparavelmente, as mais importantes em termos de quantidades totais de nitrogênio fixado. A mais comum das bactérias fixadoras de nitrogênio é Rhizobium, que é um tipo de bactéria que invade as raízes de leguminosas (angiospermas da família Fabaceae ou Leguminosae), tais como trevo, ervilha, feijão, ervilhaca e alfafa.

  Logo, essa prática agrícola ocasiona o enriquecimento do solo, porque as leguminosas possuem bactérias em associação com suas raízes, que favorecem o processo de fixação, no qual o nitrogênio do ar é convertido em amônia e incorporado em compostos nitrogenados.


16
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

O manual de instruções de um computador apresenta as seguintes recomendações para evitar que o cabo de alimentação de energia elétrica se rompa:

• Ao utilizar a fonte de alimentação, acomode adequadamente o cabo que vai conectado à tomada, evitando dobrá-lo.

• Ao conectar ou desconectar o computador da tomada elétrica, segure o cabo de alimentação pelo plugue e não pelo fio.

Caso o usuário não siga essas recomendações e ocorra o dano previsto, a consequência para o funcionamento do computador será a de que

A
B
C
D
E

  Não seguindo as instruções do manual como informado no texto poderá ocorrer o rompimento do cabo de alimentação tendo como consequência o não funcionamento do computador, pois, os seus circuitos elétricos ficarão sem circulação de corrente.


17
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Indivíduos míopes têm dificuldade de enxergar objetos distantes. Para correção desse problema com lentes, o oftalmologista deve medir a distância máxima que o indivíduo pode enxergar nitidamente, que corresponde à distância focal da lente. A vergência (V) de uma lente é numericamente igual ao inverso da distância focal (f), dada em metros (V = 1/f). A vergência é medida em dioptria (di), comumente denominada de graus de uma lente.

Se a distância máxima a que o indivíduo míope enxerga nitidamente for 50 cm, para corrigir o problema, o oftalmologista receitará lentes de vergência

A
B
C
D
E

Como o indivíduo é míope, sua lente será divergente, logo sua distância focal será negativa.

O primeiro passo é passar a distância dada de centímetros para metros:

  1m ----- 100 cm

  x ------ 50 cm

  [tex] \frac{50}{100} = 0,5\ m [tex]

Agora, aplicando a fórmula da vergência:

  [tex] v = \frac{1}{f} = \frac{1}{-0,5} = - 2,00\ di [tex]


18
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Estudos mostram que a prática de esportes pode aumentar a produção de radicais livres, um subproduto da nossa respiração que está ligado ao processo de envelhecimento celular e ao surgimento de doenças como o câncer. Para neutralizar essas moléculas nas células, quem faz esporte deve dar atenção especial aos antioxidantes. As vitaminas C, E e o selênio fazem parte desse grupo.

SÁ, V. Exercícios bem nutridos. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010.(adaptado).

A ação antioxidante das vitaminas C e E e do selênio deve-se às suas capacidades de

A
B
C
D
E

A vitamina E é mais solúvel em lipídio devido a grande cadeia hidrocarbônica que realiza interação do tipo dipolo induzido com o meio. Isso resulta num aumento na apolaridade da molécula, tornando-a difícil de ser eliminada pela urina.


19
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

O problema da poluição da água afeta muito a qualidade de vida de uma cidade, trazendo prejuízos de ordem social e econômica. A seguir, são apresentados dois processos que têm como intuito a despoluição de águas.

PROCESSO 1 - Tratamento de esgotos: O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto da cidade e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas.

SABESP. Tratamento de esgotos. Disponível em: http://site.sabesp.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

PROCESSO 2 - Tratamento de rios: O processo começa com a remoção mecânica dos resíduos sólidos carregados pelo rio e são adicionados os agentes coagulantes que agregam a sujeira. Após essa etapa, é realizada a microaeração, permitindo a flotação ou elevação dos flocos acima da superfície da água, facilitando sua remoção. Dependendo do uso a ser dado à água, ocorre a desinfecção do efluente.

Sampa Online. Como Funciona o Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para melhoria das águas do Rio Pinheiros. Disponível em: http://www.sampaonline.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

Visando à manutenção da qualidade ambiental de um determinado corpo hídrico, o processo mais indicado para atender a esse objetivo é o

A
B
C
D
E

  Visando à manutenção da qualidade ambiental de um determinado corpo hídrico, o processo mais indicado para atender a esse objetivo é o 1 "PROCESSO 1 - Tratamento de esgotos", pois, apesar de ser complexo, tratar o esgoto antes de chegar ao rio impede novas cargas de dejetos.


20
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Do ponto de vista fisiológico, anticorpos são moléculas proteicas produzidas e secretadas por células do sistema imune de mamíferos, conhecidas como linfócitos B. Reconhecem e atacam alvos moleculares específicos, os antígenos, presentes em agentes invasores, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos e células tumorais. Atualmente, algumas empresas brasileiras de biotecnologia vêm desenvolvendo anticorpos em laboratório. Um dos primeiros produtos é utilizado para detecção precoce da ferrugem asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, capaz de dizimar plantações. Há ainda a produção de kits para fins de pesquisa e diagnóstico de antígenos específicos de interesse para a saúde pública, como hepatite A, B e C, leptospirose e febre amarela.

VASCONCELOS,Y. In: Anticorpos de valor. Pesquisa FAPESP. N° 170, abr. 2010 (adaptado).

O desenvolvimento de anticorpos específicos por empresas de biotecnologia será benéfico para a saúde pública, porque proporcionará

A
B
C
D
E

  O desenvolvimento de anticorpos específicos por empresas de biotecnologia será benéfico para a saúde pública, porque proporcionará "o tratamento de doenças nos estágios iniciais de seu desenvolvimento".


21
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Desde que o homem começou a explorar os recursos do planeta, vem provocando impactos sobre o meio ambiente. A ilustração mostra, de forma bem-humorada, uma consequência desses impactos.

Disponível em: http://dukechargista.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010.

Em relação ao impacto sugerido pela figura, trata-se de uma consequência direta de ações do homem, que mostram sua

A
B
C
D
E

  Em relação ao impacto sugerido pela figura, trata-se de uma consequência direta de ações do homem, que mostram sua "dificuldade de diferenciar as ações que não interferem no meio ambiente, a curto prazo, das que podem originar catástrofes a longo prazo".


22
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Revista Mad. N° 68,1980.

O ser humano é responsável pela seleção de características, por exemplo, tipo e cor da pelagem dos animais domésticos, muitas das quais não eram observadas nos indivíduos selvagens das espécies.

Cientistas das universidades de Uppsala (Suécia) e Durham (Reino Unido) explicam que o homem selecionou de forma ativa e proposital os animais domésticos com pelagens curiosas.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 7 abr. 2010 (adaptado).

A partir de suportes diferentes, os quadrinhos e o texto apresentado abordam o mesmo tema, que se refere à seleção

A
B
C
D
E

  Como se infere da tirinha, podemos constatar que houve interferência humana na seleção dos animais. Logo, a seleção é artificial.


23
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A construção de barragens provoca um profundo impacto ecológico, que pode ser atenuado, em parte, pelo planejamento prévio de remoção da fauna atingida pela inundação local. Nas barragens construídas no Brasil, esse planejamento tem como principal objetivo a devolução dos animais a um ambiente semelhante ao original. Antes do fechamento das comportas, procura-se deslocar o maior número possível de animais; após o fechamento, com a elevação gradual das águas, procede-se à captura dos que vão ficando ilhados para transportá-los a locais preestabelecidos, ou retê-los e enviá-los a instituições de pesquisas.

LIZASO, N. M. Rev. Bras. Zool. V. 2, n° 2, Curitiba,1983. Disponível em: http://www.scielo.br (adaptado).

O procedimento de transporte dos animais e alocação em uma nova área livre de inundação, onde a espécie introduzida não existia antes do processo, tem como uma das consequências imediatas

A
B
C
D
E

  Como citado no texto, a espécie introduzida não existia antes do processo. Logo, ela tem concorrente no espaço. Portanto, tem como uma das consequências imediatas "no desequilíbrio ecológico, pois a introdução das espécies causa variação na estrutura da comunidade existente no local".


24
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Radioisótopos são frequentemente utilizados em diagnósticos por imagem. Um exemplo é aplicação de iodo-131 para detectar possíveis problemas associados à glândula tireoide. Para o exame, o paciente incorpora o isótopo radioativo pela ingestão de iodeto de potássio, o qual se concentrará na região a ser analisada. Um detector de radiação varre a região e um computador constrói a imagem que irá auxiliar no diagnóstico.

O radioisótopo em questão apresenta um tempo de meia-vida igual a 8 minutos e emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo.

Química nuclear na medicina. Disponível em: www.qmc.ufsc.br. Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado).

No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a

A
B
C
D
E

Como a meia-vida do iodo-131 é de 8 horas. Portanto,

  t = 0  →  m

  t = 8 min  → [tex] \frac{m}{2} [tex]

  t = 16 min  → [tex] \frac{m}{4} [tex]

Logo, No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a redução de sua massa a um quarto da massa inicial em menos de meia hora.


25
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Própolis é uma resina produzida pelas abelhas a partir de material extraído das plantas. Desde 1996, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dedica-se a estudar o uso de própolis em tratamentos bucais, pois se sabe que tem ações anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e anestésica.

LIMA, A. Revista Minas Faz Ciência, FAPEMIG, dez. 2008 a fev. 2009 (adaptado).

Os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar

A
B
C
D
E

Como foi informado no texto o uso de própolis em tratamentos bucais. Portanto, os estudos conduzidos pelo grupo de pesquisadores têm um cunho social interessante, porque podem resultar no acesso ao tratamento de baixo custo de “sapinho”, cáries e outras doenças comuns em crianças.


26
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Em uma região de intensa produtividade agrícola, foram detectados problemas de saúde recorrentes na população. Intrigados com o fato, pesquisadores iniciaram estudos nas águas e nos solos da região e observaram que os rios estavam contaminados com grande quantidade de agrotóxicos e os solos tinham elevadas concentrações de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio.

Em relação ao uso de agrotóxicos, a partir da situação hipotética descrita no texto, observa-se que

A
B
C
D
E

  Em relação ao uso de agrotóxicos, a partir da situação hipotética descrita no texto, observa-se que "os estudos mais aprofundados de medidas que impeçam a descarga de agrotóxicos e as iniciativas relativas ao correto manejo do solo são indispensáveis ao caso."


27
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

O quadro seguinte foi extraído da seção de solução de problemas de um manual de fogão a gás.

Ao saborear um alimento preparado no fogão a gás, o consumidor observa que, embora devidamente assado, o alimento contém mais água que o esperado.

Sabendo que a receita foi preparada de forma correta, então, de acordo com o fabricante do fogão, o problema é que o

A
B
C
D
E

  Sabendo que a receita foi preparada de forma correta, então, de acordo com o fabricante do fogão, o problema é que o "cozinheiro demorou muito para retirar o alimento do forno após o cozimento".


28
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A matéria-prima básica para a fabricação de calçados plásticos é a resina de PVC. A seguir é apresentado o fluxograma de fabricação do PVC e sua fórmula química.

Siglas: PVC - policloreto de vinila; EDC - dicloro etano; MVC - monocloreto de vinila

Disponível em: http://ri.grendene.com.br. Acesso em: 15 jun. 2011 (adaptado).

Para a produção do PVC, a obtenção do cloro é proveniente do processo de

A
B
C
D
E

  O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).

  A partir do sal marinho, pelo processo de eletrólise, obtém-se o cloro, soda cáustica e hidrogênio. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura). Assim se dá a obtenção do cloro, que representa 57% da resina de PVC produzida.


29
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A recapitulação é uma ideia audaciosa e influente, associada especialmente a Ernst Haeckel. Segundo a teoria da recapitulação, as fases de desenvolvimento de um organismo (ontogenia) correspondem à história de sua espécie (filogenia). A aparência transitória de estruturas semelhantes a fendas branquiais no desenvolvimento de humanos e outros mamíferos é um exemplo notável. Os mamíferos evoluíram de um estágio ancestral de peixe e suas fendas branquiais embrionárias recapitulam tal ancestralidade.

RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).

Com base nos pressupostos da teoria da recapitulação, a assertiva que melhor a resume é:

A
B
C
D
E

Com base nos pressupostos da teoria da recapitulação, a assertiva que melhor a resume é “A ontogenia recapitula a filogenia”.


30
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

O gráfico seguinte mostra os resultados obtidos para testes alternativos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), realizados por alunos de uma escola, com amostras de água coletadas em diferentes locais ao longo de um rio que corta a cidade habitada por eles.

Variação da concentração de oxigênio dissolvido nas águas de um rio em diferentes locais. Revista Química Nova na Escola. 2010, v. 32, n° 3 (adaptado).

Uma justificativa aceitável para os baixos valores de oxigênio dissolvido encontrados em algumas amostras de água do rio é o fato de

A
B
C
D
E

  Uma justificativa aceitável para os baixos valores de oxigênio dissolvido encontrados em algumas amostras de água do rio é o fato de "as amostras terem sido coletadas em pontos onde há grande demanda de oxigênio, indicando aporte de material orgânico no curso d’água, o que compromete a utilização do recurso hídrico".


31
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Com a crescente demanda de energia elétrica, decorrente do modo de vida da sociedade moderna, tornou-se necessário que mais de uma fonte de energia seja estudada e aplicada, levando-se em conta os impactos ambientais e sociais a serem gerados em curto e longo prazo. Com isso, o uso da energia nuclear tem sido muito debatido no mundo. O questionamento principal é se valerá a pena construir centrais de produção nuclear ou é preferível investir em outros tipos de energias que sejam renováveis.

Disponível em: http://energiaeambiente.wordpress.com. http://www.comciencia.br. Acesso em: 27 jan. 2009 (adaptado).

Um argumento favorável ao uso da energia nuclear é o fato de

A
B
C
D
E

Fonte: Nuclear

Vantagens

  * O combustível é barato;

  * É a fonte a mais concentrada de geração de energia;

  * O resíduo é mais o compacto de toda as fontes;

  * Base científica extensiva para todo o ciclo;

  * Fácil de transportar como novo combustível;

  * Nenhum efeito estufa ou chuva ácida


Desvantagens

  * É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção, de resíduo radioativo e de armazenamento;

  * Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países;

  * Proliferação nuclear potencial.


32
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Na charge, o autor refere-se de forma bem humorada a uma preocupação da população e das autoridades de saúde em relação à contaminação de humanos pelo vírus da gripe H1N1, também conhecida como gripe suína.

Disponível em: http://jorgebragahumor.blogpot.com. Acesso em: 28 out. 2010.

O autor sugere uma reflexão sobre as crenças acerca das formas de contaminação pelo vírus da gripe H1N1.

Trata-se de um mito a concepção de que a Influenza H1N1 é transmitida

A
B
C
D
E

Trata-se de um mito a concepção de que a Influenza H1N1 é transmitida pela ingestão de carne contaminada, principalmente a de suínos.


33
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Três amostras de minérios de ferro de regiões distintas foram analisadas e os resultados, com valores aproximados, estão na tabela:

Considerando que as impurezas são inertes aos compostos envolvidos, as reações de redução do minério de ferro com carvão, de formas simplificadas, são:

Dados: Massas molares (g/mol) C = 12; O = 16; Fe = 56; FeO = 72; Fe₂O₃ = 160; Fe₃O₄ = 232.

Os minérios que apresentam, respectivamente, a maior pureza e o menor consumo de carvão por tonelada de ferro produzido são os das regiões:

A
B
C
D
E

Pela tabela, temos:

TIPO A: 100 g da amostra e 52,5 g de ferro, logo, 52,5% de ferro na amostra;

TIPO B: 100 g da amostra e 62,3 g de ferro, logo, 62,3% de ferro na amostra;

TIPO C: 100 g da amostra e 61,5 g de ferro, logo, 61,5% de ferro na amostra;

Agora, a pureza é:

TIPO A:

  2 mols de [tex]Fe_{2}O_{3}[tex] ------ 4 mols de Fe

  2 × 160 ------ 4 × 56

  x ------------ 52,5 g Fe

  [tex] x = \frac{2\ \cdot\ 160\ \cdot\ 52,5}{4\ \cdot\ 56} = \frac{16\ 800}{224} = 75 \% [tex]

TIPO B:

  2 mols de FeO ------ 2 mols de Fe

  2 × 72 ----- 2 × 56

  x ----- 62,3 g Fe

  [tex] x = \frac{2\ \cdot\ 72\ \cdot\ 62,3}{4\ \cdot\ 56} = \frac{8\ 971,2}{224} = 80,1 \% [tex]

TIPO C:

  1 mol de Fe3O4 ------ 3 mols de Fe

  1 × 232 ----- 3 × 56

  x ----- 61,5 g Fe

  [tex] x = \frac{1\ \cdot\ 232\ \cdot\ 61,5}{3\ \cdot\ 56} = \frac{10\ 332}{168} = 84,9 \% [tex]

Portanto, o Tipo de óxido C tem maior rendimento.

Agora, o menor consumo:

TIPO A:

  3 mols de C ------ 4 mols de Fe

  3 × 12 kg ------ 4 × 56 kg

  x ----- 1000 kg Fe

  [tex] x = \frac{3\ \cdot\ 12\ \cdot\ 1000}{4\ \cdot\ 56} = \frac{36\ 000}{224} = 160,7\ kg [tex]

TIPO B:

  1 mol de C ----- 2 mols de Fe

  1 × 12 kg ----- 2 × 56 kg

  x ----- 1000 kg Fe

  [tex] x = \frac{1\ \cdot\ 12\ \cdot\ 1000}{4\ \cdot\ 56} = \frac{12\ 000}{112} = 107,1\ kg [tex]

TIPO C:

  2 mols de C ----- 3 mols de Fe

  2 × 12 kg ----- 3 × 56 kg

  x ----- 1000 kg Fe

  [tex] x = \frac{2\ \cdot\ 12\ \cdot\ 1000}{3\ \cdot\ 56} = \frac{24\ 000}{138} = 173,9\ kg [tex]

Portanto, o Tipo de óxido B tem menor consumo de carvão por tonelada de ferro (1000 kg).


34
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A explosão de uma plataforma de petróleo em frente à costa americana e o vazamento de cerca de mil barris de petróleo por dia no mar provocaram um desastre ambiental. Uma das estratégias utilizadas pela Guarda Costeira para dissipar a mancha negra foi um recurso simples: fogo. A queima da mancha de petróleo para proteger a costa provocará seus próprios problemas ambientais, criando enormes nuvens de fumaça tóxica e deixando resíduos no mar e no ar.

HIRST, M. Depois de vazamento, situação de petroleira britânica se complica. BBC. Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Além da poluição das águas provocada pelo derramamento de óleo no mar, a queima do petróleo provoca a poluição atmosférica formando uma nuvem negra denominada fuligem, que é proveniente da combustão

A
B
C
D
E

A fuligem, também conhecida como negro de fumo, é uma das variedades mais puras de carvão apresentando-se na forma amorfa, constituindo uma dispersão coloidal de partículas muito finas.

É obtido pela combustão parcial (em meio rarefeito de oxigênio) de compostos orgânicos, principalmente do metano ou do acetileno:

• Combustão parcial do metano ([tex]CH_{4}[tex]):

  [tex] CH_{4} + O_{2} → 2 H_{2}O + C\ (fuligem)[tex]

• Combustão parcial do acetileno ([tex]C_{2}H_{2}[tex]) :

  [tex] 2 C_{2}H_{2} + O_{2} → 2 H_{2}O + 4 C\ (fuligem) [tex]


35
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Liquens são associações de organismos utilizados para monitoramento da qualidade do ar. Em ambientes urbanos, uma técnica de amostragem para biomonitoramento da qualidade do ar é a utilização de gaiolas contendo liquens que concentrarão os poluentes atmosféricos, sendo então recolhidos e levados para análise do teor dos poluentes na área monitorada.

Considerando-se que o monitoramento do ar, em ambientes urbanos, tem por finalidade verificar a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera emitidos por atividades industriais, as gaiolas devem ser distribuídas

A
B
C
D
E

Considerando-se que o monitoramento do ar, em ambientes urbanos, tem por finalidade verificar a quantidade de poluentes dispersos na atmosfera emitidos por atividades industriais, as gaiolas devem ser distribuídas "próximo e distante das indústrias, para medir, respectivamente, os poluentes na área de emissão e os poluentes que são carreados pelos ventos."


36
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

As chamadas estruturas metal-orgânicas são cristais metálicos porosos e estáveis, capazes de absorver e comprimir gases em espaços ínfimos. Um grama deste material, se espalhado, ocuparia uma área de pelo menos 5 000 m². Os cientistas esperam que o uso de tais materiais contribua para a produção de energias mais limpas e de métodos para a captura de gases do efeito estufa.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

A maior eficiência destes materiais em absorver gás carbônico é consequência

A
B
C
D
E

A maior eficiência destes materiais em absorver gás carbônico é consequência "da grande superfície de contato entre os cristais porosos e o gás carbônico."


37
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Na câmara de cozimento de um forno de micro-ondas, a flutuação do campo elétrico é adequada para o aquecimento da água. Esse tipo de forno utiliza micro-ondas com frequência de 2,45 GHz para alterar a orientação das moléculas de água bilhões de vezes a cada segundo.

Essa foi a frequência escolhida, porque ela não é usada em comunicações e também porque dá às moléculas de água o tempo necessário para completar uma rotação. Dessa forma, um forno de micro-ondas funciona através do processo de ressonância, transferindo energia para os alimentos.

TORRES, C. M. A. et al. Física: ciência e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Sabendo que a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no meio é de cerca de 3 ∙ 10⁸ m/s , qual é, aproximadamente, o comprimento de onda da micro-onda presente no forno, em cm?

A
B
C
D
E

Dados:

[tex] f = 2,45\ GHz = 2,45 \cdot 10^{9}\ Hz [tex]

[tex] v = 3 \cdot 10^{8}\ m/s [tex]

[tex] λ = ? [tex]

Logo,

  [tex] v = λ \cdot f [tex]

  [tex] λ = \frac{3\ \cdot\ 10^{8}}{2,45\ \cdot\ 10^{9}} = 0,1224\ m [tex]

Portanto,

  [tex] λ = 0,1224\ m = 12,24\ cm [tex]


38
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles.

As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem.

Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).

Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,

A
B
C
D
E

A descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo:

  Doença de Chagas: Doença de Chagas ou Tripanossomíase americana é uma doença tropical parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente por insetos da subfamília Triatominae;

  Dengue: Dengue é uma doença tropical infecciosa causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus e que inclui quatro tipos imunológicos. A dengue é transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. O vírus tem cinco tipos diferentes e a infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

  Febre amarela: O Aedes aegypti é um dos principais vetores da febre amarela no Brasil.

  Leishmaniose: A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar deleishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral) e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são formas da doença.


39
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.

Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:

A
B
C
D
E

  A Esquistossomíase Mansoni é uma parasitose sistêmica que causa infecção no sangue por vermes cujas formas adultas, machos e fêmeas vivem nas veias mesentéricas e/ou vesicais do hospedeiro humano durante vários anos. Tem a água como veículo de transmissão e caracteriza-se por uma fase aguda, muitas vezes despercebida, e uma crônica, na qual podem aparecer as formas graves.

  É uma doença endêmica no Brasil, principalmente na região Nordeste. A propagação da doença numa região depende da presença de indivíduos eliminado ovos, da existência de hospedeiros intermediários e do contato de pessoas suscetíveis com as águas naturais contendo cercárias.


40
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A força de atrito é uma força que depende do contato entre corpos. Pode ser definida como uma força de oposição à tendência de deslocamento dos corpos e é gerada devido a irregularidades entre duas superfícies em contato. Na figura, as setas representam forças que atuam no corpo e o ponto ampliado representa as irregularidades que existem entre as duas superfícies.

Na figura, os vetores que representam as forças que provocam o deslocamento e o atrito são, respectivamente:

A
B
C
D
E

Opção A.


41
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Um detector de mentiras consiste em um circuito elétrico simples do qual faz parte o corpo humano. A inserção do corpo humano no circuito se dá do dedo indicador da mão direita até o dedo indicador da mão esquerda. Dessa forma, certa corrente elétrica pode passar por uma parte do corpo. Um medidor sensível (amperímetro) revela um fluxo de corrente quando uma tensão é aplicada no circuito. No entanto, a pessoa que se submete ao detector não sente a passagem da corrente. Se a pessoa mente, há uma ligeira alteração na condutividade de seu corpo, o que altera a intensidade da corrente detectada pelo medidor.

No dimensionamento do detector de mentiras, devem ser levados em conta os parâmetros: a resistência elétrica dos fios de ligação, a tensão aplicada no circuito e a resistência elétrica do medidor. Para que o detector funcione adequadamente como indicado no texto, quais devem ser as características desses parâmetros?

A
B
C
D
E

Para que o detector funcione adequadamente como indicado no texto, devemos ter pequena resistência dos fios de ligação, pequena tensão aplicada e resistência interna desprezível no medidor.


42
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Escargot é um caramujo comestível, especialmente utilizado na culinária francesa. No Brasil, na década de 1980, empresários brasileiros trouxeram uma espécie de caramujo africano, visando produzi-lo e vendê-lo como escargot. Porém, esses caramujos mostraram-se inúteis para a culinária e foram liberados no ambiente.

Atualmente, esse caramujo africano representa um sério problema ambiental em diversos estados brasileiros.

Caramujos africanos invadem casas em Ribeirão Preto. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 13 ago. 2008 (adaptado).

Além do clima favorável, que outro fator contribui para a explosão populacional do caramujo africano no Brasil?

A
B
C
D
E

O fator que contribuiu para a explosão populacional do caramujo africano no Brasil foi Ausência de inimigos naturais, ou seja predadores ou competidores.


43
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

Segundo Aristóteles, uma vez deslocados de seu local natural, os elementos tendem espontaneamente a retornar a ele, realizando movimentos chamados de naturais.

Já em um movimento denominado forçado, um corpo só permaneceria em movimento enquanto houvesse uma causa para que ele ocorresse. Cessada essa causa, o referido elemento entraria em repouso ou adquiriria um movimento natural.

PORTO, C. M. A física de Aristóteles: uma construção ingênua? Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 31, n° 4 (adaptado).

Posteriormente, Newton confrontou a ideia de Aristóteles sobre o movimento forçado através da lei da

A
B
C
D
E

A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.


44
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

A tecnologia do DNA recombinante tem sido utilizada na produção animal, vegetal e microbiana para a obtenção de substâncias usadas, por exemplo, no processamento de alimentos e na produção de medicamentos.

As bactérias são os organismos mais comumente utilizados nessa técnica, pois apresentam uma série de características propícias para essa tecnologia, como o

A
B
C
D
E

Tecnologia do DNA Recombinante

  Em Engenharia Genética a expressão DNA RECOMBINANTE designa o resultado obtido a partir de pedaços de DNA de fontes diferentes ligados entre si. As vezes, o DNA provém de dois organismo diferentes, como é o caso do gene para insulina ligado ao DNA e da bactéria. Outras vezes, um pedaço de DNA de um organismo pode ser ligado a um DNA sintético produzido em laboratório pela junção de nucleotídeos na seqüência desejada.

  Para se conseguir DNA recombinante, é preciso cortar as moléculas de DNA que se quer recombinar e em seguida, "colar" suas extremidades. Para isso, os pesquisadores contam com ferramentas extremamente úteis chamadas ENZIMAS DE RESTIÇÃO. Esses enzimas são obtidas de bactérias que as produzem naturalmente para se defenderem da invasão de alguns vírus. Isso é possível devido a propriedade que essas enzimas apresentam, de picotar o DNA de dupla hélice do invasor em certos pontos específicos. Portanto, cada tipo de enzima de restrição corta uma região específica do DNA.


45
(ENEM 2011 - 2ª Aplicação).

HARRIS, S. A Ciência ri. São Paulo: Unesp, 2007.

A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar.

Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é

Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.

A
B
C
D
E

Vale lembrar que o fluxo de energia é sempre unidirecional, portanto segue uma “linha” e a cada nível trófico, essa energia vai se perdendo e diminuindo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário