terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2012_2ªAp

ENEM 2012 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2012 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

No manual de uma máquina de lavar, o usuário vê o símbolo:

Este símbolo orienta o consumidor sobre a necessidade de a máquina ser ligada a

A
B
C
D
E

  Esse é o símbolo para fio terra. O fio terra é um dispositivo para evitar choques elétricos quando se toca no aparelho.


02
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A produção de biocombustíveis é resultado direto do fomento a pesquisas científicas em biotecnologia que ocorreu no Brasil nas últimas décadas. A escolha do vegetal a ser usado considera, entre outros aspectos, a produtividade da matéria-prima em termos de rendimento e custos associados. O etanol é produzido a partir da fermentação de carboidratos e quanto mais simples a molécula de glicídio, mais eficiente é o processo.

Etanol de quê? Revista Pesquisa Fapesp, 28 nov. 2007 (adaptado).

O vegetal que apresenta maior eficiência no processo da produção do etanol é

A
B
C
D
E

Conforme descrito no enunciado, a eficiência fermentativa está diretamente associada a simplicidade da molécula glicídica. Todas as alternativas apontam polissacarídeos como fonte de carboidratos, com exceção da letra E, que indica a molécula de sacarose, um dissacarídeo.


03
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O desenvolvimento sustentável rompe com a lógica da organização social vigente, convidando a novos modos de pensar e agir. Dessa forma, sustentabilidade implica o uso de recursos renováveis em quantidades compatíveis com a capacidade de renovação do planeta.

MCT. Prêmio Jovem Cientista: cidades sustentáveis. Caderno do professor, 2011 (adaptado).

Um esquema de cidade que pretende atender a esse conceito é:

A
B
C
D
E

O esquema que atende ao novo conceito é o da alternativa "D".


04
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Um eletricista precisa medir a resistência elétrica de uma lâmpada. Ele dispõe de uma pilha, de uma lâmpada (L), de alguns fios e de dois aparelhos: um voltímetro (V), para medir a diferença de potencial entre dois pontos, e um amperímetro (A), para medir a corrente elétrica.

O circuito elétrico montado pelo eletricista para medir essa resistência é

A
B
C
D
E

  O voltímetro deve ser ligado em paralelo com o trecho de circuito onde se quer medir a tensão elétrica, ou seja, entre os terminais fase e neutro.

  O amperímetro para medir a corrente total deve ser instalado no terminal fase ou no terminal neutro. O outro amperímetro para medir a corrente na lâmpada deve ser ligado em série com ela.


05
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O senso comum nos diz que os polímeros orgânicos (plásticos) em geral são isolantes elétricos. Entretanto, os polímeros condutores são materiais orgânicos que conduzem eletricidade. O que faz estes polímeros diferentes é a presença das ligações covalentes duplas conjugadas com ligações simples, ao longo de toda a cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Isso permite que um átomo de carbono desfaça a ligação dupla com um vizinho e refaça-a com outro. Assim, a carga elétrica desloca-se dentro do material.

FRANCISCO, R. H. P. Polímeros condutores. Revista Eletrônica de Ciências, n. 4, fev2002. Disponível em: www.cdcc.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, qual dos polímeros seguintes seria condutor de eletricidade?

A
B
C
D
E

O polímero representado na alternativa [A] possui ligações π alternadas e isto é fundamental para que ocorra ressonância e transmissão de corrente elétrica:


06
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos.

O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria?

A
B
C
D
E

  A teoria formulada por Darwin (e Alfred R. Wallace) tem como base a ação da seleção natural sobre a diversidade das populações. Segundo Darwin, em uma população os indivíduos não idênticos uns aos outros. Dessa forma, aqueles indivíduos com as características mais favoráveis à sobrevivência em determinado ambiente são, naturalmente, selecionados.

  Darwin não soube, contudo, explicar a origem dessa variabilidade (o que foi explicado no neodarwinismo, proposto no início do século XX).


07
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Em dias com baixas temperaturas, as pessoas utilizam casacos ou blusas de lã com o intuito de minimizar a sensação de frio. Fisicamente, esta sensação ocorre pelo fato de o corpo humano liberar calor, que é a energia transferida de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles.

A utilização de vestimenta de lã diminui a sensação de frio, porque

A
B
C
D
E

A lã é um isolante térmico dificultando o fluxo de calor do corpo humano para o ambiente.


08
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O quadro apresenta o teor de cafeína em diferentes bebidas comumente consumidas pela população.

Da análise do quadro conclui-se que o menor teor de cafeína por unidade de volume está presente no

A
B
C
D
E

Portanto, o chá preto tem o menor teor.


09
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O uso de defensivos agrícolas é preocupante pela sua toxidade aos ecossistemas, tanto ao meio biótico como abiótico, afetando as cadeias alimentares.

Alguns defensivos, como o DDT (dicloro-difeniltricloroetano), por serem muito estáveis, entram nas cadeias alimentares e permanecem nos ecossistemas.

PASCHOAL, A. D. Pragas, praguicidas e a crise ambiental: problemas e soluções. Rio de Janeiro: FGV, 1979 (adaptado).

Com base nas informações e na figura, o elo da cadeia alimentar que apresentará as maiores concentrações do defensivo é o do(a)

A
B
C
D
E

Compostos não biodegradáveis como o DDT se acumulam ao longo da cadeia alimentar assumindo maiores concentrações em seu topo (biomagnificação).


10
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A terapia fotodinâmica é um tratamento que utiliza luz para cura de câncer através da excitação de moléculas medicamentosas, que promovem a desestruturação das células tumorais. Para a eficácia do tratamento, é necessária a iluminação na região do tecido a ser tratado.

Em geral, as moléculas medicamentosas absorvem as frequências mais altas. Por isso, as intervenções cutâneas são limitadas pela penetração da luz visível, conforme a figura:

LANE, N. Profundidade de penetração de feixes de luz de diferentes comprimentos de onda da luz incidente. Scientific American Brasil, fev. 2003 (adaptado).

A profundidade de até 2 mm em que o tratamento cutâneo é eficiente se justifica porque a luz de

A
B
C
D
E

  Na onda eletromagnética, a energia é diretamente proporcional à frequência (E = h × f → Equação de Planck).

  Na figura, até a profundidade de 2 mm a maior absorção é para a luz de menor comprimento de onda, de maior frequência, portanto, de maior energia.


11
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Diversos estudos têm sido desenvolvidos para encontrar soluções que minimizem o impacto ambiental de eventuais vazamentos em poços de petróleo, que liberam hidrocarbonetos potencialmente contaminantes.

Alguns microrganismos podem ser usados como agentes de biorremediação nesses casos.

Os microrganismos adequados a essa solução devem apresentar a capacidade de

A
B
C
D
E

  A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente.

  Portanto, esses microrganismos devem apresentar a capacidade de utilizar hidrocarbonetos em seu metabolismo.


12
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Um estudo modificou geneticamente a Escherichia coli, visando permitir que essa bactéria seja capaz de produzir etanol pela metabolização do alginato, açúcar presente em grande quantidade nas algas marrons.

A experiência mostrou que a bactéria transgênica tem capacidade de obter um rendimento elevado na produção de etanol, o que pode ser aplicado em escala industrial.

Combustível de algas. Revista Pesquisa Fapesp, ed.192, fev. 2012 (adaptado).

O benefício dessa nova tecnologia, em comparação às fontes atuais de produção de etanol, baseia-se no fato de que esse modelo experimental

A
B
C
D
E

O benefício dessa nova tecnologia, em comparação às fontes atuais de produção de etanol, baseia-se no fato de que esse modelo experimental reduzirá o consumo de água doce durante a produção de matéria-prima.


13
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Chuveiros elétricos possuem uma chave para regulagem da temperatura verão/inverno e para desligar o chuveiro. Além disso, é possível regular a temperatura da água, abrindo ou fechando o registro. Abrindo, diminui-se a temperatura e fechando, aumenta-se.

Aumentando-se o fluxo da água há uma redução na sua temperatura, pois

A
B
C
D
E

  Aumentando-se o fluxo, aumenta-se a velocidade da água, diminuindo o tempo de contato entre a água e o resistor do chuveiro, havendo menor transferência de calor do resistor para a água, que sai à menor temperatura.

  Comentário: o objeto instalado no chuveiro para dissipar calor chama-se resistor. Resistência é grandeza física que mede a “dificuldade” que o resistor oferece à passagem das partículas portadoras de carga, no caso, elétrons.


14
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O polímero PET (tereftalato de polietileno), material presente em diversas embalagens descartáveis, pode levar centenas de anos para ser degradado e seu processo de reciclagem requer um grande aporte energético. Nesse contexto, uma técnica que visa baratear o processo foi implementada recentemente.

Trata-se do aquecimento de uma mistura de plásticos em um reator, a 700 °C e 34 atm, que promove a quebra das ligações químicas entre átomos de hidrogênio e carbono na cadeia do polímero, produzindo gás hidrogênio e compostos de carbono que podem ser transformados em microesferas para serem usadas em tintas, lubrificantes, pneus, dentre outros produtos.

Disponível em: www1.folha.uol.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).

Considerando o processo de reciclagem do PET, para tratar 1 000 g desse polímero, com rendimento de 100%, o volume de gás hidrogênio liberado, nas condições apresentadas, encontra-se no intervalo entre Dados: Constante dos gases R = 0,082L∙atm/mol∙K; Massa molar do monômero do PET = 192 g/mol; Equação de estado dos gases ideais: PV = nRT.

A
B
C
D
E

  Em monômero de PET (estrutura acima) há um total de 8 átomos de hidrogênio; os 4 indicados na estrutura + 4 presentes no anel benzênico). Então:

  192 g PET ----- 8 g de hidrogênio

  1000 g PET ----- x

  [tex] x = \frac{8\ \cdot\ 1000}{192} = 41,6\ g\ de\ hidrogênio [tex]

Como a massa molar do gás hidrogênio ([tex] H_{2}[tex]) é 2 g/mol, em 41,6g de hidrogênio há 20,8 moles de hidrogênio.

Aplicando na equação dos gases: PV = n RT, temos:

  [tex] PV = nRT  →  34 \cdot V = 20,8 \cdot 0,082 \cdot 973 [tex]

  [tex] V = \frac{1659,5}{34} = 48,8\ L\ de\ gás\ H_{2} [tex]


15
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Na investigação de paternidade por análise de DNA, avalia-se o perfil genético da mãe, do suposto pai e do filho pela análise de regiões do genoma das pessoas envolvidas. Cada indivíduo apresenta um par de alelos, iguais ou diferentes, isto é, são homozigotos ou heterozigotos, para cada região genômica. O esquema representa uma eletroforese com cinco regiões genômicas (classificadas de A a E), cada uma com cinco alelos (1 a 5), analisadas em uma investigação de paternidade:

Quais alelos, na sequência das regiões apresentadas, o filho recebeu, obrigatoriamente, do pai?

A
B
C
D
E

Logo, 2, 4, 2, 1 e 3.


16
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Com o aumento da demanda por alimentos e a abertura de novas fronteiras agrícolas no Brasil, faz-se cada vez mais necessária a correção da acidez e a fertilização do solo para determinados cultivos.

No intuito de diminuir a acidez do solo de sua plantação (aumentar o pH), um fazendeiro foi a uma loja especializada para comprar conhecidos insumos agrícolas, indicados para essa correção. Ao chegar à loja, ele foi informado que esses produtos estavam em falta. Como só havia disponíveis alguns tipos de sais, o fazendeiro consultou um engenheiro agrônomo procurando saber qual comprar.

O engenheiro, após verificar as propriedades desses sais, indicou ao fazendeiro o

A
B
C
D
E

Para verificar o pH final da solução gerada a partir da adição do sal, necessita-se realizar a hidrólise do mesmo.

  [tex] NH_{4}Cl_{(aq)} + H_{2}O_{(l)} → NH_{4}OH_{(aq)} + HCl_{(aq)} [tex]

O sal em questão produz uma base fraca, que sofre decomposição (libera [tex] NH_{3}[tex] e [tex] H_{2}O[tex]) e um ácido forte (HCl), então este é o melhor sal para abaixar o pH do solo (torná-lo mais ácido).

  [tex] NH_{4}OH_{(aq)} → NH_{3} + H_{2}O [tex]


17
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Os tecidos animais descritos no quadro são formados por um conjunto de células especializadas, e a organização estrutural de cada um reflete suas respectivas funções.

De acordo com a organização estrutural dos tecidos descrita, aquele que possui a capacidade de formar barreiras contra agentes invasores e evitar a perda de líquidos corporais é o tecido

A
B
C
D
E

  A estrutura dos tecidos descrita, que possui a capacidade de formar barreiras contra agentes invasores e evitar a perda de líquidos corporais é o tecido epitelial de revestimento.

 A superfície externa do corpo e as cavidades corporais internas dos animais são revestidas por este tecido. O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão aonde se localizam.

 Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.


18
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O quadro oferece os coeficientes de dilatação linear de alguns metais e ligas metálicas:

GREF. Física 2: calor e ondas. São Paulo: Edusp, 1993.

Para permitir a ocorrência do fato observado na tirinha, a partir do menor aquecimento do conjunto, o parafuso e a porca devem ser feitos, respectivamente, de

A
B
C
D
E

  Quanto mais a porca se dilatar e quanto menos o parafuso se dilatar, menor será o aquecimento necessário para o desatarraxamento. Assim, dentre os materiais listados, o material do parafuso deve ser o de menor coeficiente de dilatação e o da porca, o de maior. Portanto, o parafuso deve ser de platina e a porca de chumbo.


19
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O freio ABS é um sistema que evita que as rodas de um automóvel sejam bloqueadas durante uma frenagem forte e entrem em derrapagem. Testes demonstram que, a partir de uma dada velocidade, a distância de frenagem será menor se for evitado o bloqueio das rodas.

O ganho na eficiência da frenagem na ausência de bloqueio das rodas resulta do fato de

A
B
C
D
E

O freio ABS é mais eficiente, pois impede o travamento das rodas, fazendo a frenagem com força de atrito estática, que é maior que a dinâmica, pois o coeficiente de atrito estático e maior que o dinâmico.


20
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Observe atentamente a charge.

Disponível em: http://ocorporesponde.blogspot.com. Acesso em: 14 jun. 2011.

Além do risco de acidentes, como o referenciado na charge, o principal problema enfrentado pelos países que dominam a tecnologia associada às usinas termonucleares é

A
B
C
D
E

O principal problema enfrentado pelos países que dominam a tecnologia associada às usinas termonucleares é o destino final dos subprodutos das fissões nucleares ocorridas no núcleo do reator (lixo atômico) e também com a água pesada utilizada na refrigeração do reator.


21
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A vesícula biliar é um órgão muscular onde a bile é armazenada. Os cálculos biliares que algumas vezes se formam neste órgão devem ser removidos cirurgicamente, dependendo da avaliação da gravidade das complicações decorrentes da presença desses cálculos no indivíduo.

Entretanto, apesar de algum prejuízo causado pela remoção da vesícula biliar, o indivíduo pode ter uma vida relativamente normal.

A remoção cirúrgica desse órgão retardará a

A
B
C
D
E

  A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecido com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

  A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras na vesícula), que podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação (colecistite).


22
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Em 1543, Nicolau Copérnico publicou um livro revolucionário em que propunha a Terra girando em torno do seu próprio eixo e rodando em torno do Sol.

Isso contraria a concepção aristotélica, que acredita que a Terra é o centro do universo. Para os aristotélicos, se a Terra gira do oeste para o leste, coisas como nuvens e pássaros, que não estão presas à Terra, pareceriam estar sempre se movendo do leste para o oeste, justamente como o Sol. Mas foi Galileu Galilei que, em 1632, baseando-se em experiências, rebateu a crítica aristotélica, confirmando assim o sistema de Copérnico.

Seu argumento, adaptado para a nossa época, é: se uma pessoa, dentro de um vagão de trem em repouso, solta uma bola, ela cai junto a seus pés. Mas se o vagão estiver se movendo com velocidade constante, a bola também cai junto a seus pés. Isto porque a bola, enquanto cai, continua a compartilhar do movimento do vagão.

O princípio físico usado por Galileu para rebater o argumento aristotélico foi

A
B
C
D
E

A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.


23
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m.

Porém, na F2 (F1 × F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir.

Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que

A
B
C
D
E

A ocorrência de cinco fenótipos, na proporção de 1:4:6:4:1, indica que a altura das plantas é uma característica métrica determinada por dois pares de genes aditivos, transmitidos mendelianamente, por segregação independente com ausência de dominância.


24
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A usina termelétrica a carvão é um dos tipos de unidades geradoras de energia elétrica no Brasil. Essas usinas transformam a energia contida no combustível (carvão mineral) em energia elétrica.

Em que sequência ocorrem os processos para realizar essa transformação?

A
B
C
D
E

Estamos falando de uma usina termelétrica, que utiliza como fonte primária o carvão. A queima do carvão representa a obtenção de energia potencial química, que é transformada em energia térmica, utilizada para transformar água em vapor, a alta pressão. Esse vapor de água é direcionado para as pás da turbina, fazendo acionar o gerador, que transforma essa energia cinética em energia elétrica.


25
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Os fornos domésticos de micro-ondas trabalham com uma frequência de ondas eletromagnéticas que atuam fazendo rotacionar as moléculas de água, gordura e açúcar e, consequentemente, fazendo com que os alimentos sejam aquecidos. Os telefones sem fio também usam ondas eletromagnéticas na transmissão do sinal. As especificações técnicas desses aparelhos são informadas nos quadros 1 e 2, retirados de seus manuais.

O motivo de a radiação do telefone não aquecer como a do micro-ondas é que

A
B
C
D
E

Analisando a tabela, verificamos que a potência do telefone celular é muito menor que a potência do micro-ondas, sendo insuficiente para provocar aquecimento significativo.


26
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

O DNA (ácido desoxirribonucleico), material genético de seres vivos, é uma molécula de fita dupla, que pode ser extraída de forma caseira a partir de frutas, como morango ou banana amassados, com uso de detergente, de sal de cozinha, de álcool comercial e de uma peneira ou de um coador de papel.

O papel do detergente nessa extração de DNA é

A
B
C
D
E

O detergente tem a função de quebrar as membranas celulares para a liberação do DNA.


27
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Um aquecedor solar consiste essencialmente em uma serpentina de metal, a ser exposta ao sol, por meio da qual flui água a ser aquecida. A parte inferior da serpentina é soldada a uma chapa metálica, que é o coletor solar. A forma da serpentina tem a finalidade de aumentar a área de contato com o coletor e com a própria radiação solar sem aumentar muito o tamanho do aquecedor. O metal, sendo bom condutor, transmite a energia da radiação solar absorvida para as paredes internas e, daí, por condução, para a água. A superfície deve ser recoberta com um material, denominado material seletivo quente, para que absorva o máximo de radiação solar e emita o mínimo de radiação infravermelha. Os quadros relacionam propriedades de alguns metais/ligas metálicas utilizados na confecção de aquecedores solares:

ACIOLI, J. L. Fontes de energia. Brasília: UnB, 1994 (adaptado).

Os aquecedores solares mais eficientes e, portanto, mais atrativos do ponto de vista econômico, devem ser construídos utilizando como material metálico e material seletivo quente, respectivamente,

A
B
C
D
E

Pela simples análise da tabela, devemos escolher o material de maior condutividade térmica e maior razão entre absorbância e emitância.


28
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que o som se propaga no ar (Vsom = 3,4 × 10² m/s) é muito menor do que a velocidade com que o sinal elétrico se propaga nos cabos (Vsinal = 2,6 × 10⁸ m/s), é necessário atrasar o sinal elétrico de modo que este chegue pelo cabo ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do palco chega pelo ar. Para tentar contornar esse problema, um técnico de som pensou em simplesmente instalar um cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 metros do palco.

A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de

A
B
C
D
E

  O tempo deve ser o mesmo para o som e para o sinal elétrico.

  [tex] Δt_{(sinal)} = Δt_{(som)} [tex]

  [tex] \frac{L_{(cabo)}}{v_{(sinal)}} = \frac{d}{v_{(som)}} [tex]

  [tex] \frac{L_{(cabo)}}{2,6 \cdot 10^{8}} = \frac{680}{340} [tex]

  [tex] L_{(cabo)} = 2(2,6 \cdot 10^{8}) [tex]

  [tex] L_{(cabo)} = 5,2 \cdot 10^{8}\ = 5,2 \cdot 10^{5}\ km [tex]


29
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A fosfatidilserina é um fosfolipídio aniônico cuja interação com cálcio livre regula processos de transdução celular e vem sendo estudada no desenvolvimento de biossensores nanométricos. A figura representa a estrutura da fosfatidilserina:

MEROLLI, A.; SANTIN, M. Role of phosphatidylserine in bone repair and its technological exploitation. Molecules, v. 14, 2009.

Com base nas informações do texto, a natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo

Dado: número atômico do elemento cálcio: 20.

A
B
C
D
E

  [tex] _{20}Ca:   1s^{2}, 2s^{2}, 2p^{6}, 3s^{2}, 3p^{6}, 4s^{2} [tex]

  metal, grupo 2, cátion bivalente ([tex] Ca^{2+}[tex])

  A natureza da interação da fosfatidilserina com o cálcio livre é do tipo iônica devido às interações eletrostáticas do cátion cálcio ([tex] Ca^{2+}[tex]) com os grupos aniônicos fosfato e carboxila.


30
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Um dos métodos de produção de biodiesel envolve a transesterificação do óleo de soja utilizando metanol em meio básico (NaOH ou KOH), que precisa ser realizada na ausência de água. A figura mostra o esquema reacional da produção de biodiesel, em que R representa as diferentes cadeias hidrocarbônicas dos ésteres de ácidos graxos.

A ausência de água no meio reacional se faz necessária para

A
B
C
D
E

A ausência de água no meio reacional se faz necessária para evitar a hidrólise dos ésteres no meio reacional e a formação de sabão, ou seja, para que não ocorra saponificação.


31
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho:

Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águas-vivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.

Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada diminuição

A
B
C
D
E

A sobrepesca de sardinhas provocará um desequilíbrio na cadeia alimentar, causando a redução da população de atuns que se alimentam de sardinhas.


32
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar.

Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento.

Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?

A
B
C
D
E

Ação e reação são forças de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, porém, não se equilibram, pois não atuam no mesmo corpo.


33
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Em um experimento, coloca-se glicerina dentro de um tubo de vidro liso. Em seguida, parte do tubo é colocada em um copo de vidro que contém glicerina e a parte do tubo imersa fica invisível.

Esse fenômeno ocorre porque a

A
B
C
D
E

A glicerina e o vidro se confundem, pois têm o mesmo índice de refração, ou seja, a velocidade da luz é a mesma nesses dois meios.


34
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Pesquisadores conseguiram produzir grafita magnética por um processo inédito em forno com atmosfera controlada e em temperaturas elevadas.

No forno são colocados grafita comercial em pó e óxido metálico, tal como CuO. Nessas condições, o óxido é reduzido e ocorre a oxidação da grafita, com a introdução de pequenos defeitos, dando origem à propriedade magnética do material.

VASCONCELOS, Y. Um ímã diferente. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

Considerando o processo descrito com um rendimento de 100%, 8 g de CuO₂ produzirão uma massa de [tex]CO_{2}[tex] igual a Dados: Massa molar em g/mol: C = 12; O = 16; Cu = 64.

A
B
C
D
E

No forno são colocados grafita comercial em pó e óxido metálico, tal como CuO:

  [tex] C_{(grafita)} + 2 Cu → CO_{2} + 2 Cu [tex] (redução do cobre: + 2 → 0).


  2 × 80 g de Cu ----- 44 g de [tex]CO_{2}[tex]

  8 g de Cu ---- x g [tex]CO_{2}[tex]

  x = 2,2 g de [tex]CO_{2}[tex]


35
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Pela manipulação genética, machos do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, criados em laboratório receberam um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole de seu cruzamento.

SILVEIRA, E. Disponível em: www.pesquisa.fapesp.com.br. Acesso em:14 jun. 2011 (adaptado).

Com o emprego dessa técnica, o número de casos de dengue na população humana deverá diminuir, pois

A
B
C
D
E

Os machos transgênicos da espécie de Aedes aegypti não obterão sucesso reprodutivo porque receberam e expressam um gene que produz uma proteína letal para sua prole.


36
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A grafita é uma variedade alotrópica do carbono. Trata-se de um sólido preto, macio e escorregadio, que apresenta brilho característico e boa condutibilidade elétrica.

Considerando essas propriedades, a grafita tem potencial de aplicabilidade em:

A
B
C
D
E

A grafita é uma variedade alotrópica do carbono. Trata-se de um sólido preto, macio e escorregadio, que apresenta brilho característico e boa condutibilidade elétrica, sua principal aplicação é como lubrificante, por exemplo, em fechaduras e também na fabricação de eletrodos inertes utilizados em eletrólises, além de cátodos em geral.


37
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Para preparar uma massa básica de pão, deve-se misturar apenas farinha, água, sal e fermento. Parte do trabalho deixa-se para o fungo presente no fermento: ele utiliza amido e açúcares da farinha em reações químicas que resultam na produção de alguns outros compostos importantes no processo de crescimento da massa. Antes de assar, é importante que a massa seja deixada num recipiente por algumas horas para que o processo de fermentação ocorra.

Esse período de espera é importante para que a massa cresça, pois é quando ocorre a

A
B
C
D
E

No processo de fermentação ocorre a liberação de gás carbônico ou dióxido de carbono ([tex]CO_{2}[tex]).


38
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Para afinar um violão, um músico necessita de uma nota para referência, por exemplo, a nota Lá em um piano. Dessa forma, ele ajusta as cordas do violão até que ambos os instrumentos toquem a mesma nota. Mesmo ouvindo a mesma nota, é possível diferenciar o som emitido pelo piano e pelo violão. Essa diferenciação é possível, porque

A
B
C
D
E

A qualidade fisiológica do som que faz diferenciar sons de mesma frequência e mesma intensidade é o timbre, também chamado de a “cor” do som.


39
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição.

Para preservar tais alimentos é necessário controlar a presença desses microrganismos. Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha (NaCl).

Nessa situação, o uso do sal de cozinha preserva os alimentos por agir sobre os microrganismos,

A
B
C
D
E

O uso do sal de cozinha ([tex] NaC\ell [tex]) para a preservação de alimentos baseia-se no fato de que o sal se constitui em um meio hipertônico e capaz de provocar a desidratação osmótica e a morte dos micro-organismos decompositores.


40
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Motores a combustão interna apresentam melhor rendimento quando podem ser adotadas taxas de compressão mais altas nas suas câmaras de combustão, sem que o combustível sofra ignição espontânea.

Combustíveis com maiores índices de resistência à compressão, ou seja, maior octanagem, estão associados a compostos com cadeias carbônicas menores, com maior número de ramificações e com ramificações mais afastadas das extremidades da cadeia. Adota-se como valor padrão de 100% de octanagem o isômero do octano mais resistente à compressão.

Com base nas informações do texto, qual dentre os isômeros seguintes seria esse composto?

A
B
C
D
E

Os isômeros de cadeia citados no texto apresentam a mesma fórmula molecular.

  [tex] C_{8}H_{18}[tex] (octano)

  [tex] C_{8}H_{18} [tex] (2,2,4-trimetilpentano)


41
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Um automóvel, em movimento uniforme, anda por uma estrada plana, quando começa a descer uma ladeira, na qual o motorista faz com que o carro se mantenha sempre com velocidade escalar constante.

Durante a descida, o que ocorre com as energias potencial, cinética e mecânica do carro?

A
B
C
D
E

  * Energia potencial: [tex] E_{P} = mgh [tex]. Sendo uma descida, a altura diminui, a energia potencial diminui.

  * Energia cinética: [tex] E_{C} = \frac{mv^{2}}{2} [tex]. Sendo constante a velocidade, a energia cinética também é constante.

  * Energia mecânica: [tex] E_{M} = E_{C} + E_{P} [tex]. Se a energia potencial diminui e a energia cinética é constante, a energia mecânica diminui.


42
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Ácido muriático (ou ácido clorídrico comercial) é bastante utilizado na limpeza pesada de pisos para remoção de resíduos de cimento, por exemplo. Sua aplicação em resíduos contendo quantidades apreciáveis de CaCO₃ resulta na liberação de um gás. Considerando a ampla utilização desse ácido por profissionais da área de limpeza, torna-se importante conhecer os produtos formados durante seu uso.

A fórmula do gás citado no texto e um teste que pode ser realizado para confirmar sua presença são, respectivamente:

A
B
C
D
E

  Sabemos que o gás é o [tex] CO_{2}[tex] é um Óxido ácido.

  Se é ácido pode ter sua acidez verificada sendo mergulhado em uma base. Logo, temos 2 bases:

  O NaOH, mas essa não é a resposta, pois o gás não é o [tex]H_{2}[tex].

  [tex]Ba(OH)_{2}[tex], reage com o Óxido ácido.

  Não pode ser o KCl, pois esse sal provém se uma base forte (KOH) e um ácido forte (HCl) logo é neutro, não reage.

  [tex]HNO_{3}[tex] é ácido, ácido + ácido não reage. Isso torna a alternativa B incorreta. Não dá para verificar a acidez de uma ácido com outro ácido).


43
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A vegetação do cerrado é constituída por árvores esparsas que apresentam troncos retorcidos e raízes profundas, disseminadas em meio a arbustos.

As raízes dessas árvores são uma importante estratégia evolutiva, pois

A
B
C
D
E

As raízes dessas árvores do cerrado são uma importante estratégia evolutiva, pois possibilitam a absorção de água de regiões mais profundas do solo, inclusive em períodos de seca.


44
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

A instalação de uma indústria de processamento de pescados, próxima a uma aldeia de pescadores, situada à beira-mar, criou um conflito de interesses. A administração pública e os investidores defendem que haverá geração de renda, melhorando a qualidade de vida da população.

Os moradores estão receptivos ao empreendimento, mas argumentam que, sem o devido controle, as atividades da indústria podem poluir a água do mar próxima à aldeia.

Uma maneira adequada, do ponto de vista social e ambiental, de minimizar a poluição na água do mar próxima à aldeia, pela instalação da fábrica, é a

A
B
C
D
E

Uma maneira adequada, do ponto de vista social e ambiental, de minimizar a poluição na água do mar próxima à aldeia, pela instalação da fábrica, é a destinação apropriada dos efluentes líquidos.


45
(ENEM 2012 - 2ª Aplicação).

Em um centro de pesquisa de alimentos, um técnico efetuou a determinação do valor calórico de determinados alimentos da seguinte forma: colocou uma massa conhecida de água em um recipiente termicamente isolado. Em seguida, dentro desse recipiente, foi queimada uma determinada massa do alimento. Como o calor liberado por essa queima é fornecido para a água, o técnico calculou a quantidade de calor que cada grama do alimento libera.

Para a realização desse teste, qual aparelho de medida é essencial?

A
B
C
D
E

A equação do calor sensível é: [tex] Q = m c Δθ [tex]. No caso, m é a massa da água, segundo o enunciado, já conhecida; c é calor específico médio da água, também já conhecido (1 cal/g.°C). Para a determinação da variação da temperatura ([tex] Δθ [tex]) é necessário um termômetro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário