terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2015_2ªAp

ENEM 2015 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2015 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Em uma flauta, as notas musicais possuem frequências e comprimentos de onda (λ) muito bem definidos. As figuras mostram esquematicamente um tubo de comprimento L, que representa de forma simplificada uma flauta, em que estão representados: em A o primeiro harmônico de uma nota musical (comprimento de onda λA), em B seu segundo harmônico (comprimento de onda λB) e em C o seu terceiro harmônico (comprimento de onda λC), onde λA > λB > λC.

Em função do comprimento do tubo, qual o comprimento de onda da oscilação que forma o próximo harmônico?

Na figura A, o comprimento do tubo equivale a meia onda [tex]\frac{λ}{2} [tex], ou seja, [tex] λ = 2L [tex].

Na figura B, o comprimento da onda λ é igual ao comprimento do tubo, ou seja, [tex] λ = L [tex].

Na figura C, o comprimento do tubo (L) é equivalente [tex]\frac{3λ}{2} [tex], ou seja, [tex]\frac{3λ}{2} = L [tex].

Na figura D, o comprimento do tubo (L) é equivalente [tex] 2λ [tex], ou seja [tex] 2λ = L [tex].



02
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.

A doença associada a esse hábito é a

  O consumo excessivo de sal pode acarretar sérias conseqüências ao nosso organismo, tais como: inchaço, já que o sódio provoca retenção de líquidos, além de provocar o aumento da pressão arterial, podendo levar ao infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame) e problemas renais.


03
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O cladograma representado, de forma simplificada, o processo evolutivo de diferentes grupos de vertebrados.

Nesses organismos, o desenvolvimento de ovos protegidos por casca rígida (pergaminácea ou calcárea) possibilitou a conquista do ambiente terrestre.

O surgimento da característica mencionada está representado, no cladograma, pelo número

  Como nesses organismos, há desenvolvimento de ovos protegidos por casca rígida (pergaminácea ou calcárea) é possibilitou a conquista do ambiente terrestre. Logo, répteis, aves e alguns mamíferos satisfazem a essa condição - [3].

Ob.s Pergaminácea: Que tem o aspecto ou a consistência do pergaminho.


04
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Um eletricista projeta um circuito com três lâmpadas incandescentes idênticas, conectadas conforme a figura. Deseja-se que uma delas fique sempre acesa, por isso é ligada diretamente aos polos da bateria, entre os quais se mantém uma tensão constante. As outras duas lâmpadas são conectadas em um fio separado, que contém uma chave. Com a chave aberta (desligada), a bateria fornece uma potência X.

Assumindo que as lâmpadas obedeçam à Lei de Ohm, com a chave fechada, a potência fornecida pela bateria, em função de X, é:

A potência (X) com a chave aberta (desligada):

  [tex] X = \frac{U^{2}}{R} [tex]

Agora, para a chave fechada (ligada).

Primeiro vamos encontrar a resistência equivalente.

  [tex] R_{(equiv.)} = \frac{R_{2,3}\ \cdot\ R_{1}}{ R_{2,3}\ +\ R_{1}} = \frac{2R\ \cdot\ R}{2R\ +\ R} [tex]

  [tex] R_{(equiv.)} = \frac{2R^{2}}{3R} = \frac{2R}{3} [tex]

Agora, encontrar a potência fornecida pela bateria:

  [tex] X' = \frac{U^{2}}{\frac{2R}{3}}   \Longrightarrow   X' = U^{2} \cdot \frac{3}{2R} [tex]

  [tex] X' = \frac{3}{2} \cdot \frac{U^{2}}{R} [tex]

  [tex] X' = \frac{3}{2}X [tex]


05
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O urânio é um elemento cujos átomos contêm 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. O isótopo de urânio ²³⁵U é utilizado como combustível em usinas nucleares, onde, ao ser bombardeado por nêutrons, sofre fissão de seu núcleo e libera uma grande quantidade de energia (2,35 ∙ 10¹⁰ kJ/mol). O isótopo ²³⁵U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo ²³⁵U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas. Em décadas anteriores, houve um movimento mundial para aumentar a geração de energia nuclear buscando substituir, parcialmente, a geração de energia elétrica a partir da queima do carvão, o que diminui a emissão atmosférica de CO₂ (gás com massa molar igual a 44 g/mol).

A queima do carvão é representada pela equação química:

C(s) + O₂(g) → CO₂(g)  ΔH = – 400 kj/mol

Qual é a massa de CO₂, em toneladas, que deixa de ser liberada na atmosfera, para cada 100 g de pastilhas de urânio enriquecido utilizadas em substituição ao carvão como fonte de energia?

1° passo: Uma pastilha de 100 g tem 3 % de minério de urânio, ou seja, 3 g por pastilha.

2° passo: A massa molar do urânio é 235, ou seja 235 g/mol, então em 3 g temos, [tex] \frac{3}{235}[tex] mol.

3° passo: Multiplicamos pela energia:

  [tex] 2,35 \cdot 10^{10} \cdot \frac{3}{235} = 3 \cdot 10^{8}\ KJ [tex]

4° passo: 1 mol de [tex] CO_{2}[tex] libera 400 KJ, então dividindo [tex] 3 \cdot 10^{8}\ KJ [tex] por 400 KJ, obtemos o número de mol, que é 750 000 mol. Multiplicamos por 44 g para saber a quantidade de massa, que é:

  44 ∙ 750 000 = 33 000 000 g = 33 toneladas.


06
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O cobre presente nos fios elétricos e instrumentos musicais é obtido a partir da ustulação do minério calcosita (Cu₂S). Durante esse processo, ocorre o aquecimento desse sulfeto na presença de oxigênio, de forma que o cobre fique "livre" e o enxofre se combine com o O₂ produzindo SO₂, conforme a equação química:

As massas molares dos elementos Cu e S são, respectivamente, iguais a 63,5 g/mol e 32 g/mol.

CANTO, E. L. Minerais, minérios, metais: de onde vêm?, para onde vão? São Paulo: Moderna, 1996 (adaptado).

Considerando que se queira obter 16 mols do metal em uma reação cujo rendimento é de 80%, a massa, em gramas, do minério necessária para obtenção do cobre é igual a

Observe:

  [tex] Cu_{2}(s) + O_{2}(g)  →   2 Cu(I) + SO_{2} (g) [tex]

  1 mol [tex]Cu_{2}S[tex]     2 mols Cu


  1 ∙ 159 ------- 2 mols

   x ------- 16 mols

  [tex] x = \frac{159\ \cdot\ 16}{2} = 1\ 272\ g [tex]

Agora, como o rendimento foi de 80%. Logo,

  1 272 g ---------- 80%

  y g --------- 100%

[tex] y = \frac{1272\ \cdot\ 100}{80} = 1\ 590\ g [tex]

Obs. ustulação - química: operação de fazer expelir uma substância de outra (p.ex., enxofre de um minério) por meio de aquecimento em mufla; aquecimento em presença do ar de um composto para promover sua decomposição e oxidação de alguns elementos.


07
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Sais de amônio são sólidos iônicos com alto ponto de fusão, muito mais solúveis em água que as aminas originais e ligeiramente solúveis em solventes orgânicos apolares, sendo compostos convenientes para serem usados em xaropes e medicamentos injetáveis. Um exemplo é a efedrina, que funde a 79 °C, tem um odor desagradável e oxida na presença do ar atmosférico formando produtos indesejáveis. O cloridrato de efedrina funde a 217 °C, não se oxida e é inodoro, sendo o ideal para compor os medicamentos.

SOUTO, C. R. O.; DUARTE, H. C. Química da vida: aminas. Natal: EDUFRN, 2006.

De acordo com o texto, que propriedade química das aminas possibilita a formação de sais de amônio estáveis, facilitando a manipulação de princípios ativos?

  As aminas formam sais de amônio na presença de ácidos ou de reagentes alquilantes.

  Na presença de ácidos protônicos, as aminas apresentam basicidade – a propriedade de compartilhar seu par de elétrons com o próton. Confira com estas equações:


08
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Além de ser uma prática ilegal, a adulteração de combustíveis é prejudicial ao meio ambiente, ao governo e, especialmente, ao consumidor final. Em geral, essa adulteração é feita utilizando compostos com propriedades físicas semelhantes às do combustível, mas de menor valor agregado.

Considerando um combustível com 20% de adulterante, a mistura em que a adulteração seria identificada visualmente é

  Com o combustível adulterado e que seja visualmente percebido teremos que termos uma mistura com substâncias imiscíveis, ou seja, separação de fases. Portanto, a única situação que isso ocorre é entre gasolina e água.

Obs. imiscíveis: Que não se mistura.


09
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudos mostram que a parte de gelo fica emersa durante a flutuação corresponde a aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho.

Com base nessa situação, verificou-se que o nível da água no recipiente

  Á água subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível permanecerá sem alteração. Pois, o gelo ocupa maior volume do que a água.


10
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V. Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?

  A expressão da potência é: [tex] P = \frac{U^{2}}{R} [tex]. A expressão representa que a potência de uma lâmpada (representada por P) é igual ao quadrado da voltagem (representado U) dividido por sua resistência.

  Deixando a parte matemática de lado e nos focando em coisas físicas, isso significa que a Potência da Lâmpada depende da Voltagem Aplicada.

  Por isso, se você usar uma lâmpada feita para 220V com 110V, ela vai funcionar, porém, iluminará bem menos.

  Por exemplo, Uma Lâmpada de 100 Watts de 220V, se for aplicada uma voltagem de 110V, irá se equivaler a uma lâmpada de 25 Watts. (Ou seja [tex] \frac{1}{4}[tex] do original, e não [tex] \frac{1}{2}[tex], afirma a alternativa "C").

  Logo, funciona, porém a lâmpada produzirá pouquíssima luz.


11
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A obtenção de sistemas coloidais estáveis depende das interações entre as partículas dispersas e o meio onde se encontram. Em um sistema coloidal aquoso, cujas partículas são hidrofílicas, a adição de um solvente orgânico miscível em água, como etanol, desestabiliza o coloide, podendo ocorrer a agregação das partículas preliminarmente dispersas.

  A desestabilização provocada pelo etanol ocorre porque "as camadas de solvatação de água nas partículas são diminuídas."

Obs. Solvatação, em química, entende-se pelo fenômeno que ocorre quando um composto iônico ou polar se dissolve em uma substância polar, sem formar uma nova substância. As moléculas do soluto são rodeadas pelo solvente. A solvatação acontece tanto em soluções iônicas quanto moleculares.

  Substâncias hidrofílicas. As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas.


12
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram.

Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?

As características citadas, como: presença de folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento são características de plantas vivem em habitat com pouca água, como por exemplo, a caatinga.


13
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O avanço tecnológico da medicina propicia o desenvolvimento de tratamento para diversas doenças, como as relacionadas à visão. As correções que utilizam laser para o tratamento da miopia são consideradas seguras até 12 dioptrias, dependendo da espessura e curvatura da córnea. Para valores de dioptria superiores a esse, o implante de lentes intraoculares é mais indicado.

Essas lentes, conhecidas como lentes fácicas (LF), são implantadas junto à córnea, antecedendo o cristalino (C), sem que esse precise ser removido, formando a imagem correta sobre a retina (R).

O comportamento de um feixe de luz incidindo no olho que possui um implante de lentes fácicas para correção do problema de visão apresentado é esquematizado por

  Como o olho míope a imagens é formada antes da retina, então deve-se usar lente que converge. Portanto, a alternativa "B" satisfazem o problema.


14
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O papel tem na celulose sua matéria-prima, e uma das etapas de sua produção é o branqueamento, que visa remover a lignina da celulose. Diferentes processos de branqueamento usam, por exemplo, cloro (Cl₂), hipoclorito de sódio (NaClO), oxigênio (O₂), ozônio (O₃) ou peróxido de hidrogênio (H₂O₂). Alguns processos de branqueamento levam à formação de compostos organoclorados. São apresentadas as estruturas de um fragmento da lignina e do tetracloroguaiacol, um dos organoclorados formados no processo de branqueamento.

SANTOS, C. P. et al. Papel: como se fabrica? Química Nova na Escola, n. 14, 2001 (adaptado).

Os reagentes capazes de levar à formação de organoclorados no processo citado são

Os reagentes capazes de levar à formação de organoclorados no processo citado são NaClO e [tex]Cl_{2} [tex], pois apresentam cloro em sua formação.


15
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A remoção de petróleo derramado em ecossistemas marinhos é complexa e muitas vezes envolve a adição de mais sustâncias ao ambiente. Para facilitar o processo de recuperação dessas áreas, pesquisadores têm estudado a bioquímica de bactérias encontradas em locais sujeitos a esse tipo de impacto. Eles verificaram que algumas dessas espécies utilizam as moléculas de hidrocarbonetos como fonte energética, atuando como biorremediadores, removendo o óleo do ambiente.

KREPSKY, N.; SILVA SOBRINHO, F.; CRAPEZ, M. A. C. Ciência Hoje, n. 223, jan.-fev. 2006 (adaptado).

Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir

  Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir "enzimas, que catalisem reações de quebra das moléculas constituintes do óleo."

A Biorremediação é o processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover - remediar - contaminações no ambiente. Utilizando processos biodegradáveis para tratamento de resíduos este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original. Especificamente, a biorremediação atua através da introdução de processos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação.


16
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Os calcários são materiais compostos por carbonato de cálcio, que podem atuar como sorventes do dióxido de enxofre (SO₂), um importante poluente atmosférico.

As reações envolvidas no processo são a ativação do calcário, por meio de calcinação, e a fixação do SO₂ com a formação de um sal de cálcio, como ilustrado pelas equações químicas simplificadas.

Considerando-se as reações envolvidas nesse processo de dessulfurização, a fórmula química do sal de cálcio corresponde a

  Hidrodessulfurização (HDS) ou dessulfurização ou dessulfuração por hidrogênio é um processo químico catalítico largamente usado para remover enxofre (S) via inserção de hidrogênio, visando otimizar a obtenção dos subprodutos de produtos de petróleo refinado e de gás natural tais como gasolina e nafta (fração usada na indústria petroquímica), querosene, óleo diesel e óleos combustíveis.


17
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestores de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:

   • Tubo 1: carne

   • Tubo 2: macarrão

   • Tubo 3: banha

  Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.

De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?

O ácido clorídrico (HCl) está presente no suco gástrico, lançado do estômago, e possui pH próximo de 2. E como somente o tubo que possuía a carne ocorreu digestão. Portanto, essa enzima foi retirada do estômago.


18
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Observações astronômicas indicam que no centro de nossa galáxia, a Via Láctea, provavelmente exista um buraco negro cuja massa é igual a milhares de vezes a massa do Sol. Uma técnica simples para estimar a massa desse buraco negro consiste em observar algum objeto que orbite ao seu redor e medir o período de uma rotação completa, T, bem como o raio médio, R, da órbita do objeto, que supostamente se desloca, com boa aproximação, em movimento circular uniforme. Nessa situação, considere que a força resultante, devido ao movimento circular, é igual, em magnitude, à força gravitacional que o buraco negro exerce sobre o objeto.

A partir do conhecimento do período de rotação, da distância média e da constante gravitacional, G, a massa do buraco negro é

Sejam

  [tex] F_{CP} = m \cdot a_{cp} = m \cdot \frac{v^{2}}{R} = m \cdot ω^{2} \cdot R [tex]

  [tex] ω = \frac{2π}{R} [tex]  e  [tex] F_{G} = G \cdot \frac{M \cdot m}{R^{2}} [tex]

Agora, igualando a força centrípeta à força gravitacional.

  [tex] F_{CP} = F_{G} [tex]

  [tex] m \cdot ω^{2} \cdot R = G \cdot \frac{M \cdot m}{R^{2}} [tex]

  [tex] ω^{2} = \frac{G \cdot M }{R^{3}} [tex]

  [tex] (\frac{2π}{T})^{2} = \frac{G \cdot M }{R^{3}} [tex]

  [tex] \frac{4π^{2}}{T^{2}} = \frac{G \cdot M }{R^{3}} [tex]

  [tex] \frac{4π R^{3}}{T^{2}} = M [tex]


19
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

As superbactérias respondem por um número crescente de infecções e mortes em todo o mundo. O termo superbactérias é atribuído às bactérias que apresentam resistência a praticamente todos os antibióticos. Dessa forma, no organismo de um paciente, a população de uma espécie bacteriana patogênica pode ser constituída principalmente por bactérias sensíveis a antibióticos usuais e por um número reduzido de superbactérias que, por mutação ou intercâmbio de material genético, tornaram-se resistentes aos antibióticos existentes.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. Superbactérias: o problema mundial da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, n. 287, nov. 2011 (adaptado).

Qual figura representa o comportamento populacional das bactérias ao longo de uma semana de tratamento com um antibiótico comum?

Para o tratamento das bactérias sensíveis ao antibiótico elas deveram diminuir com passar do tempo, enquanto para as bactérias resistentes, elas irão aumentar no decorrer dos dias. Portanto, gráfico B.


20
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Em altos-fornos siderúrgicos, as temperaturas acima de 600 °C são mensuradas por meio de pirômetros óticos. Esses dispositivos apresentam a vantagem de medir a temperatura de um objeto aquecido sem necessidade de contato. Dentro de um pirômetro ótico, um filamento metálico é aquecido pela passagem de corrente elétrica até que sua cor seja a mesma que a do objeto aquecido em observação. Nessa condição, a temperatura conhecida do filamento é idêntica à do objeto aquecido em observação.

Disponível em: www.if.usp.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).

A propriedade da radiação eletromagnética avaliada nesse processo é a

A propriedade da radiação eletromagnética avaliada nesse processo é a "frequência."


21
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, associada à mutação do gene PAH, que limita a metabolização do aminoácido fenilalanina. Por isso, é obrigatório, por lei, que as embalagens de alimentos, como refrigerantes dietéticos, informem a presença de fenilalanina em sua composição. Uma mulher portadora de mutação para o gene PAH tem três filhos normais, com um homem normal, cujo pai sofria de fenilcetonúria, devido à mesma mutação no gene PAH encontrada em um dos alelos da mulher.

Qual a probabilidade de a quarta criança gerada por esses pais apresentar fenilcetonúria?

  Pelas informações da questão podemos formar o herodograma a seguir:

  Assim, [tex]Aa = \frac{1}{2}\ e\ aa = \frac{1}{2}[tex]

  e ser do sexo masculino ou feminino é também de [tex]\frac{1}{2}[tex].

Por último, temos:

  [tex]P = \frac{1}{2} \cdot \frac{1}{2} = \frac{1}{4} = 25 \% [tex]


22
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem.

O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale µe = 1,0 e coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é µe = 0,75 carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s².

As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,

Dados:

Velocidade inicial de ambos carros:[tex]V_{1} = V_{2} = 108\ km = 30\ m/s[tex].

Velocidade final de ambos carros: [tex]V_{1} = V_{2} = 0\ m/s[tex].

Coeficiente de atrito para os freios ABS: [tex] µ_{e} = 1,0[tex]

Coeficiente de atrito para os freios tradicional: [tex]µ_{e} = 0,75 [tex]

[tex]g = 10\ m/s^{2}[tex]

Agora, representando as forças.

Temos que:

  [tex] F_{at} = μ \cdot N [tex]

Usando a segunda lei de Newton:

  [tex] F_{R} = m \cdot a [tex]

Como a Normal se anula com o peso,logo, temos que:

  [tex] F_{at} = F_{R} [tex]

  [tex] μ \cdot N = m \cdot a [tex]

  [tex] μ \cdot P = m \cdot a [tex]

  [tex] μ \cdot m \cdot g = m \cdot a [tex]

  [tex] μ \cdot g = a [tex]

Com isso a aceleração do carro 1:

  [tex] μ \cdot g = 1 \cdot 10 = 10\ m/s^{2} [tex]

e a do carro 2 é:

  [tex] a = μ \cdot g = 0,75 \cdot 10 = 7,5\ m/s^{2} [tex]

Agora, podemos calcular a distância percorrida por cada carro.

Carro 1:

  [tex]V^{2} = V_{0}^{2} + 2aΔS [tex]

  [tex]0^{2} = 30^{2} + 2 \cdot 10 \cdot d_{1} [tex]

  [tex] -900 =-20 d_{1} [tex]

  [tex] d_{1} = 20\ m [tex]

Carro 2:

  [tex]0^{2} = 30^{2} + 2 \cdot 7,5 \cdot d_{2} [tex]

  [tex] - 900= -15 \cdot d_{2} [tex]

  [tex]d_{2} = 60\ m [tex]


23
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Cinco indústrias de ramos diferentes foram instaladas ao longo do curso de um rio. O descarte dos efluentes dessas indústrias acarreta impacto na qualidade de suas águas. O pH foi determinado em diferentes pontos desse rio, a 25 °C, e os resultados são apresentados no quadro.

A indústria que descarta um efluente com características básicas é a

Substâncias com características básicas neutraliza as ácidas.

  Portanto, ao analisar o esquema constatamos que a industria 2 descarta efluente básico por neutraliza o pH da indústria anterior, diminuindo do pH de 7,5 para 5,5.


24
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O poli(ácido lático) ou PLA é um material de interesse tecnológico por ser um polímero biodegradável e bioabsorvível.

O ácido lático, um metabólito comum no organismo humano, é a matéria-prima para produção do PLA, de acordo com a equação química simplificada.

Que tipo de polímero de condensação é formado nessa reação?

  Que tipo de polímero de condensação é formado nessa reação? "Poliéster."

Poliéster é uma categoria de polímeros que contém o grupo funcional éster na sua cadeia principal. Apesar de existirem muitos poliésteres, o substantivo masculino "poliéster" como material específico refere-se ao polietileno tereftalato (PET).

  Os poliésteres incluem produtos químicos que ocorrem naturalmente, tais como a cutina presente na cutícula das plantas, e produtos químicos sintéticos obtidos por policondensação tais como o policarbonato e polibutirato. Os poliésteres naturais e alguns sintéticos são biodegradáveis, mas a a maioria dos últimos não.


25
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O alumínio é um metal bastante versátil, pois, a partir dele, podem-se confeccionar materiais amplamente utilizados pela sociedade. A obtenção do alumínio ocorre a partir da bauxita, que é purificada e dissolvida em criolita fundida (Na₃AlF₆) e eletrolisada a cerca de 1 000 °C. Há liberação do gás dióxido de carbono (CO₂), formado a partir da reação de um dos produtos da eletrólise com o material presente nos eletrodos. O ânodo é formado por barras de grafita submergidas na mistura fundida. O cátodo é uma caixa de ferro de grafita. A reação global do processo é:

2 Al₂O₃(l) + 3 C(s) → 4 Al(l) + 3 CO₂(g)

Na etapa de obtenção do alumínio líquido, as reações que ocorrem no cátodo e ânodo são:

  A obtenção do alumínio se dá a partir do minério de bauxita [tex](Al_{2}O_{3} \cdot 2 H_{2}O)[tex] por redução eletrolítica.

  A bauxita é purificada e dissolvida em criolita fundida )[tex] (Na_{3}AlF_{6}) )[tex] e eletrolisada numa temperatura de 1000°C.

  O ânodo é formado por barras de grafita submergidas na mistura fundida. O cátodo é uma caixa de ferro coberta de grafita.

  O alumínio líquido forma-se no cátodo.

  [tex] Cátado: Al^{3+} + 3\ e^{-}   →   A\ell^{0} [tex]

  [tex] Ânodo: 2 O^{2-}   →   4\ e^{-} + O_{2} [tex]

A criolita reduz o ponto de fusão, logo que o [tex]Al_{2}O_{3}[tex] funde a 2050°C.

 A criolita reduz o ponto de fusão, logo que o [tex]Al_{2}O_{3}[tex] funde a 2 050°C. O ânodo de grafita se junta com o gás oxigênio e forma o dióxido de carbono [tex] (CO_{2})[tex]. Assim, posteriormente, novos ânodos serão dispostos na célula.


26
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O quadro apresenta a composição do petróleo.

BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. São Paulo: Person Prentice Hall, 2005.

Para a separação dos constituintes com o objetivo de produzir a gasolina, o método a ser utilizado é a

  O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.

  Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano [tex](C2H6){tex}, e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.


27
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Um gel vaginal poderá ser um recurso para as mulheres na prevenção contra a aids. Esse produto tem como princípio ativo um composto que inibe a transcriptase reversa viral.

Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima

  Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima "polimeriza molécula de DNA, tendo como molde o RNA viral."

  Transcriptase reversa (RT, do inglês Reverse transcriptase, também conhecida como DNA polimerase RNA-dependente), é uma enzima que, como o seu nome indica, realiza um processo de transcrição ao contrário em relação ao padrão celular.

  Essa enzima polimeriza moléculas de DNA a partir de moléculas de RNA, exatamente o oposto do que geralmente ocorre nas células, nas quais é produzido RNA a partir de DNA.


28
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O Nylon® é um polímero (uma poliamida) obtido pela reação do ácido adípico com a hexametilenodiamina, como indicado no esquema reacional.

Na época da invenção desse composto, foi proposta uma nomenclatura comercial, baseada no número de átomos de carbono do diácido carboxílico, seguido do número de carbonos da diamina.

De acordo com as informações do texto, o nome comercial de uma poliamida resultante da reação do ácido butanodioico com o 1,2-diamino-etano é

 De acordo com as informações do texto, o nome comercial de uma poliamida resultante da reação do ácido butanodioico com o 1,2-diamino-etano é "Nylon 4,2."

  Pois, but = 4 e et = 2. Logo, Nylon 4,2.


29
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O vinagre vem sendo usado desde a Antiguidade como conservante de alimentos, bem como agente de limpeza e condimento. Um dos principais componentes do vinagre é o ácido acético (massa molar 60 g/mol), cuja faixa de concentração deve se situar entre 4% a 6% (m/v).

Em um teste de controle de qualidade foram analisadas cinco marcas de diferentes vinagres, e as concentrações de ácido acético, em mol/L, se encontram no quadro.

RIZZON, L. A. Sistema de produção de vinagre. Disponível em: www.sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).

A amostra de vinagre que se encontra dentro do limite de concentração tolerado é a

Calculando a massa de amostra:

• Amostra 1: [tex] M = \frac{m}{(M.M) \cdot V}   \Longrightarrow   0,007 = \frac{m}{60\ \cdot\ 1} [tex]

    [tex] m = 0,007 \cdot 60 \cdot 1 = 0,42 g [tex]

Agora, a massa em (m/v):

  [tex] = \frac{0,42}{1000} \cdot 100 = 0,042 \% [tex] (fora do limite de concentração tolerado)

• Amostra 2: [tex] M = \frac{m}{(M.M) \cdot V}   \Longrightarrow   0,07 = \frac{m}{60\ \cdot\ 1} [tex]

    [tex] m = 0,07 \cdot 60 \cdot 1 = 4,2 g [tex]

  [tex] = \frac{4,2}{1000} \cdot 100 = 0,42 \% [tex] (fora do limite de concentração tolerado)

• Amostra 3 [tex] M = \frac{m}{(M.M) \cdot V}   \Longrightarrow   0,15 = \frac{m}{60\ \cdot\ 1} [tex]

     [tex] m = 0,15 \cdot 60 \cdot 1 = 9 g [tex]

  [tex] = \frac{9}{1000} \cdot 100 = 0,9 \% [tex] (fora do limite de concentração tolerado)

• Amostra 4: [tex] M = \frac{m}{(M.M) \cdot V}   \Longrightarrow   0,4 = \frac{m}{60\ \cdot\ 1} [tex]

     [tex] m = 0,4 \cdot 60 \cdot 1 = 24 g [tex]

  [tex] = \frac{24}{1000} \cdot 100 = 2,4 \% [tex] (fora do limite de concentração tolerado)

• Amostra 5: [tex] M = \frac{m}{(M.M) \cdot V}   \Longrightarrow   0,7 = \frac{m}{60\ \cdot\ 1} [tex]

       [tex] m = 0,7 \cdot 60 \cdot 1 = 42 g [tex]

  [tex] = \frac{42}{1000} \cdot 100 = 4,2 \% [tex] (dentro do limite de concentração tolerado)

  Logo, a amostra de vinagre 5 está dentro do limite de concentração tolerado.


30
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Os parasitoides são insetos diminutos, que têm hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.

SANTO. M. M. E. et al. Parasitoides: insetos benéficos e cruéis. Ciência Hoje, n. 291, abr. 2012 (adaptado).

O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a)

  O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a) "aplicação de inseticidas tóxicos."

  Parasitóides são seres que parasitam outros organismos impedindo-os de atingir a fase adulta de reprodução. Passa um importante período fixado à superfície ou no interior de um único hospedeiro, levando-o a óbito. Pode-se dizer que o parasitoidismo é semelhante ao parasitismo, exceto no fato de o hospedeiro ser morto.


31
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A figura representa uma embalagem cartonada e sua constituição em multicamadas. De acordo com as orientações do fabricante, essas embalagens não devem ser utilizadas em fornos micro-ondas.

NASCIMENTO, R. M. M. et al. Embalagem cartonada longa vida: lixo ou luxo? Química Nova na Escola, n. 25, maio 2007 (adaptado).

A restrição citada deve-se ao fato de a

  A restrição citada deve-se ao fato de a "geração de centelhas na camada de alumínio, que pode levar à queima da camada de papel e de polietileno."


32
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

No manual de uma torneira elétrica são fornecidas instruções básicas de instalação para que o produto funcione corretamente:

  • Se a torneira for conectada à caixa-d’água domiciliar, a pressão da água na entrada da torneira deve ser no mínimo 18 kPa e no máximo 38 kPa.

  • Para pressões da água entre 38 kPa e 75 kPa ou água proveniente diretamente da rede pública, é necessário utilizar o redutor de pressão que acompanha o produto.

  • Essa torneira elétrica pode ser instalada em um prédio ou em uma casa.

Considere a massa específica da água 1000 kg/m³ e a aceleração da gravidade 10 m/s².

Para que a torneira funcione corretamente, sem o uso do redutor de pressão, quais deverão ser a mínima e a máxima altura entre a torneira e a caixa-d’água?

 O princípio de Stevin relaciona a diferença de pressão [tex](Δp)[tex] entre dois pontos de um mesmo líquido com a densidade do líquido analisado [tex] (μ) [tex], a gravidade do local [tex] (g )[tex] e a diferença de altura entre os pontos analisados [tex](Δh) [tex] através da fórmula [tex] Δp = μ \cdot g \cdot Δh [tex].

  Como não será utilizando o redutor de pressão. Logo, a torneira deve ser conectada na caixa-d’água domiciliar, sendo que a pressão da água na entrada da torneira será mínima 18 kPa e no máximo 38 kPa. Sendo assim,

• Mínima:

  [tex] Δp = μ \cdot g \cdot Δh [tex]

  [tex] 18\ 000 = 1000 \cdot 10 \cdot Δh [tex]

  [tex] Δh = \frac{18\ 000}{10\ 000}=1,8\ m [tex]

• Máxima:

  [tex] 38\ 000 = 1000 \cdot 10 \cdot Δh [tex]

  [tex] Δh = \frac{38\ 000}{10\ 000}= 3,8\ m [tex]

Portanto, alternativa A.


33
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm³).

Disponível em: www.ciencianews.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que "as manifestações hemorrágicas estão associadas à trombocitopenia, uma vez que as plaquetas estão envolvidas na cascata de coagulação sanguínea."


34
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O caramujo gigante africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.

O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

  Como o caramujo gigante africano por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), logo, ela é um consumidor primário.

  O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de "consumidores primários, em função da ausência de consumidores secundários."


35
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O álcool utilizado como combustível automotivo (etanol hidratado) deve apresentar uma taxa máxima de água em sua composição para não prejudicar o funcionamento do motor. Uma maneira simples e rápida de estimar a quantidade de etanol em misturas com água é medir a densidade da mistura. O gráfico mostra a variação da densidade da mistura (água e etanol) com a fração percentual da massa de etanol (fe), dada pela expressão

em que me e ma são as massas de etanol e de água na mistura, respectivamente, a uma temperatura de 20 °C.

Disponível em: www.handymath.com. Acesso em: 8 ago. 2012.

Suponha que, em uma inspeção de rotina realizada em determinado posto, tenha-se verificado que 50,0 cm³ de álcool combustível tenham massa igual a 45,0 g. Qual é a fração percentual de etanol nessa mistura?

  Cálculo da densidade [tex](p )[tex] da mistura sendo sendo [tex] m_{e} = 45\ g [tex], [tex] m_{a} = 5\ g [tex]

  [tex] p = \frac{m}{v} = \frac{45}{50} = 0,9\ cm^{3} [tex]

Agora, pesquisando o gráfico temos:

  [tex] f_{e} = 55 \% [tex]


36
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A cafeína é um alcaloide, identificado como 1,3,7-trimetilxantina (massa molar igual a 194 g/mol), cuja estrutura química contém uma unidade de purina, conforme representado. Esse alcaloide é encontrado em grande quantidade nas sementes de café e nas folhas de chá-verde. Uma xícara de café contém, em média, 80 mg de cafeína.

MARIA, C. A. B.; MOREIRA, R. F. A. Cafeína: revisão sobre métodos de análise. Química Nova, n. 1, 2007 (adaptado).

Considerando que a xícara descrita contém um volume de 200 mL de café, a concentração, em mol/L, de cafeína nessa xícara é mais próxima de:

Dados:

[tex] V = 200 mL = 0,2 L [tex]

[tex] m = ? [tex]

[tex] m = 80\ mg = \frac{80}{1000} = 0,08\ g [tex]

[tex]MM = 194 g/mol[tex]

  [tex] M = \frac{m}{(M.M) \cdot V} = \frac{0,08}{194\ \cdot\ 0,2} [tex]

  [tex] M = \frac{0,08}{39,4} = 0,0020304 ... [tex]


37
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A reprodução vegetativa de plantas por meio de estacas é um processo natural. O homem, observando esse processo, desenvolveu uma técnica para propagar plantas em escala comercial.

A base genética dessa técnica é semelhante àquela presente no(a)

  A base genética dessa técnica é semelhante àquela presente no(a) "clonagem."

  A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.


38
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

O acúmulo de plásticos na natureza pode levar a impactos ambientais negativos, tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos. Uma das formas de minimizar esse problema é a reciclagem, para a qual é necessária a separação dos diferentes tipos de plásticos.

Em um processo de separação foi proposto o seguinte procedimento:

  I. Coloque a mistura de plásticos picados em um tanque e acrescente água até a metade da sua capacidade.

  II. Mantenha essa mistura em repouso por cerca de 10 minutos.

  III. Retire os pedaços que flutuaram e transfira-os para outro tanque com uma solução de álcool.

  IV. Coloque os pedaços sedimentados em outro tanque com solução de sal e agite bem.

Qual propriedade da matéria possibilita a utilização do procedimento descrito?

  Segundo o texto os pedaços que flutuarem devem ser transferir para outro tanque. Isso caracteriza que as substâncias possuem densidades distintas.

  Portanto, a propriedade da matéria possibilita a utilização do procedimento descrito é a "Densidade."


39
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Para irrigar sua plantação, um produtor rural construiu um reservatório a 20 metros de altura a partir da barragem de onde será bombeada a água. Para alimentar o motor elétrico das bombas, ele instalou um painel fotovoltaico.

A potência do painel varia de acordo com a incidência solar, chegando a um valor de pico de 80 W ao meio-dia. Porém, entre as 11 horas e 30 minutos e as 12 horas e 30 minutos, disponibiliza uma potência média de 50 W. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e uma eficiência de transferência energética de 100%.

Qual é o volume de água, em litros, bombeado para o reservatório no intervalo de tempo citado?

Dados:

[tex]h = 20\ m[tex]

[tex] g = 10\ m/s^{2} [tex]

[tex] Δt = 1h = 3600\ s [tex]

[tex] P_{(média)} = 50W [tex]

Logo,

  [tex] P = \frac{τ}{ Δt } = \frac{F\ \cdot\ h}{Δt} = \frac{m\ \cdot\ a\ \cdot h}{Δt} [tex]

  [tex] 50 = \frac{m\ \cdot\ 10\ \cdot\ 20}{3\ 600} [tex]

  [tex] m \cdot 10 \cdot 20 = 50 \cdot 3600 [tex]

  [tex] m = \frac{180\ 000}{200} = 900\ kg [tex]

  [tex] m = 900\ 000\ g [tex]

Como a densidade da água é [tex]1 g/cm^{3}[tex]. Logo,

  [tex] d = \frac{m}{V}   \Longrightarrow   1 = \frac{900\ 000}{V} [tex]

  [tex] V = \frac{900\ 000}{1} [tex]

  [tex] V = 900\ 000\ cm^{3} = 900\ litros [tex]


40
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A fotografia feita sob luz polarizada é usada por dermatologistas para diagnósticos. Isso permite ver detalhes da superfície da pele que não são visíveis com o reflexo da luz branca comum. para se obter luz polarizada pode-se utilizar a luz transmitida por um polaroide ou a luz refletida por uma superfície na condição de Brewster, como mostra a figura. Nessa situação, o feixe de luz refratada forma um ângulo de 90° com o feixe da luz refletida, fenômeno conhecido como Lei de Brewster.

Nesse caso, o ângulo de incidência θp, também chamado de ângulo de polarização, e o ângulo de refração θr estão em conformidade com a Lei de Snell.

Considere um feixe de luz não polarizada proveniente de um meio com índice de refração igual a 1, que incide sobre uma lâmina e faz um ângulo de refração θr de 30°.

Nessa situação, qual deve ser o índice de refração da lâmina para que o feixe refletido seja polarizado?

Dados:

[tex] θ_{r} = 30° [tex]

[tex] θ_{p} = 60° [tex]

[tex] n_{(ar)} = 1 [tex]

[tex] n_{(lâmina)} = ? [tex]

Pela de Lei de Snell-Descartes, temos:

  [tex] sen θ_{p} \cdot n_{(ar)} = sen θ_{r} \cdot n_{(lâmina)} [tex]

  [tex] sen (60°) \cdot 1 = sen (30°) \cdot n_{(lâmina)} [tex]

  [tex] \frac{\sqrt{3}}{2} \cdot 1 = \frac{1}{2} \cdot n_{(lâmina)} [tex]

  [tex] n_{(lâmina)} = \frac{\frac{\sqrt{3}}{2}}{\frac{1}{2}} [tex]

  [tex] n_{(lâmina)} = \frac{\sqrt{3}}{2} \cdot 2 = \sqrt{3} [tex]


41
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.

O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o

 O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o "oxigênio."



42
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um hábitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).

O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituída por

Como informado no texto, quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade. Portanto, são os produtores que ocupam este nível trófico. Logo, são as algas, alternativa A.


43
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

Durante uma aula experimental de física, os estudantes construíram um sistema ressonante com pêndulos simples. As características de cada pêndulo são apresentadas no quadro. Inicialmente, os estudantes colocaram apenas o pêndulo A para oscilar.

Quais pêndulos, além desse, passaram também a oscilar?

O período de oscilação é dado pela expressão [tex] T = 2π \sqrt{\frac{L}{g}} [tex].

Logo, percebemos que depende apenas do comprimento do barbante. Portanto, somente os pêndulas 1 e 5 possuem o mesmo comprimento do barbante.

Sendo assim, alternativa D.


44
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por

Como o esquema representa a equação da fotossíntese simplificada. Logo, o (2) representa os organismos produtores.


45
(ENEM 2015 - 2ª Aplicação).

A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modifica em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras.

BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.-mar. 2009 (adaptado).

O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido

  O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido "muscular, uma vez que ela provoca a paralisia das fibras que formam esse tecido."





Nenhum comentário:

Postar um comentário