quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ENEM_Humanas_2014_3ªAp

ENEM 2014 - 3ª APLICAÇÃO
ENEM 2014 - CIÊNCIAS HUMANAS - 3ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS, R. (Org.) Uma História do Brasil através da caricatura 1840-2001. Rio de Janeiro: Letras e Expressões, 2001.

Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Medici (1969-1974), denunciando que

A
B
C
D
E


02
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    O Ministério da Verdade — ou Miniver, em Novilingua — era completamente diferente de qualquer outro objeto visível. Era uma enorme pirâmide de alvíssimo cimento branco, erguendo-se terraço sobre terraço, trezentos metros sobre o solo. De onde Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os três lemas do Partido: GUERRA E PAZ; LIBERDADE E ESCRAVIDAO; IGNORANCIA E Forca.

ORWELL, G. 1984. São Paulo: Nacional, 1984.

Na referida obra ficcional, o autor critica regimes existentes ao longo do século XX. O mecanismo de dominação social utilizado pela instituição descrita no texto promoveria

A
B
C
D
E


03
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    O mundo dos fatos geográficos inclui não somente o clima, as propriedades agrícolas, os povoamentos e as nações-estados, mas também os sentimentos, os conceitos e as teorias geográficas.

TUAN, Y. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1985.

O texto apresenta uma perspective de analise das mudanças espaciais a partir de outros fatores que não apenas os físicos e sociais, onde

A
B
C
D
E


04
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    Desde a sua criação, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem revisto regularmente as suas tarefas e objetivos, tendo em vista a evolução do ambiente estratégico mundial. Nestes 62 anos de história, tanto a Aliança quanto o resto do mundo sofreram mudanças que os fundadores da OTAN não poderiam ter previsto.

Disponível em: www.ri.pucminas.br.Acesso em : 26 de jan. 2012.

Diante das transformações ocorridas no cenário geopolítico mundial, a legitimidade dessa organização enfraqueceu-se, pois

A
B
C
D
E


05
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012.

A charge ironiza um problema recorrente nas áreas urbanas nos períodos de maior precipitação, cujas causas são intensificadas pela

A
B
C
D
E


06
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

Disponível em: http://topicos. estado.com.br. Acesso em: 23 nov. 2011

Disponível em: www.fusiondiary.com. Acesso em: 23 de nov. 2011.

   Com o intenso desenvolvimento da tecnologia no mundo contemporâneo, diversos produtos tomam-se rapidamente ultrapassados. Todavia, comparando as imagens, existem elementos que demonstram a continuidade entre os primeiros computadores pessoais e os atuais.

Essa continuidade associa-se

A
B
C
D
E


07
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

ZIRALDO. 20 anos de prontidão, 1984. In: LEMOS, R (Org.) Uma História do Brasil através da caricatura 1840-2001. Rio de Janeiro: Letras e Expressões, 2001.

A imagem esta relacionada a situação social dos negros no Brasil após a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, e reflexo de

A
B
C
D
E


08
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   A diplomacia de Rio Branco, paradigmática para o período, buscou atender a três principais objetivos: a definição das fronteiras, o aumento do prestigio internacional do país e a afirmação da liderança brasileira na America do Sul. Para a consecução desses fins, de modo bastante realista, Rio Branco optou pela política de "aliança não escrita" com os Estados Unidos.

SANTOS, L. C. V. G. 0 dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil. São Paulo: EDUNESP, 2010 (adaptado).

No texto em questão, a política externa brasileira esteve direcionada para

A
B
C
D
E


09
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Os anos JK podem ser considerados de estabilidade política. Mais do que isso, foram anos de otimismo, embalados por altos índices de crescimento econômico, pelo sonho realizado da construção de Brasília. Os "cinquenta anos em cinco" da propaganda oficial repercutiram em amplas camadas da população.

FAUSTO, B. Histeria Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado, 2002.

O Governo Juscelino Kubitscheck era criticado como "entreguista", por alguns de seus opositores, devido a sua política de desenvolvimento ser marcada pelo(a)

A
B
C
D
E


10
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Outro remédio eficiente a organizar colônias, em alguns lugares, as quais virão a ser como grilhões impostos a província, porque isto a necessário que se faça ou deve-se lá ter muita força de armas. Não a muito que se gasta com as colônias, e, sem despesa excessiva, podem ser organizadas e mantidas. Os Único que terão prejuízos com elas serão os de quem se tomam os campos e as moradias para se darem aos novos habitantes. Entretanto, os prejudicados serão a minoria da população do Estado, e dispersos e reduzidos a penúria, nenhum dano trarão ao príncipe, e os que não foram prejudicados terão, por isso, que se aquietarem, temerosos de que o mesmo Ihes suceda.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 20

Em O príncipe, Maquiavel apresenta conselhos para a manutenção do poder político, como o deste trecho, que tem como objeto a

A
B
C
D
E


11
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Bastar-se a si mesma a uma meta a que tende a produção da natureza e também o mais perfeito estado. portanto, evidente que toda cidade esta na natureza e que o homem a naturalmente feito para a sociedade política. Aquele que, por sua natureza e não por obra do acaso, existisse sem nenhuma pátria seria um individuo detestável, muito acima ou muito abaixo do homem, segundo Homero: um ser sem lar, sem família e sem leis.

ARISTOTELES. A Política. Disponível em: http://.cfh.ufsc.br (adaptado).

Para Aristóteles, a cidade resulta de um(a)

A
B
C
D
E


12
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

DIEESE, CNM. Relatório de pesquisa: perfil das plantas automobilísticas, 2000.

As razões da intensificação da ação grevista exercida pelos trabalhadores, durante a segunda metade da década de 1980, deveram-se

A
B
C
D
E


13
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

Distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade BRASIL 2010

O gráfico obtido a partir das informações do Censo de 2010 e reflexo da dinâmica populacional do país e apresenta um(a)

A
B
C
D
E


14
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    Em 2010, de acordo com o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro era de 73,5 anos e mantinha-se uma grande disparidade entre a expectativa de vida masculina e feminina. As mulheres viviam, em media, 77,3 anos e os homens, 69,7 anos.

Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 19 dez. 2012 (fragmento).

A disparidade mencionada no texto associa-se

A
B
C
D
E


15
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Eu gostaria de entrar nua no rio, mas estou aqui entre homens, somos todos soldados. Os portugueses de uma canhoneira bombardearam Cachoeira, então um bando de Periquitos, e entre eles eu e mais cinco ou seis mulheres, entramos no rio, de culote, bota e perneira, capa abotoada e baioneta calada. Pensei outra vez no sítio. Ali tudo era cálido, os panos convidavam ao sono. Aqui, luta-se pela vida, pela Pátria. Minha baioneta rasga o ventre de um português que não quer reconhecer a Independência do Brasil gritada, la no Sul, pelo Imperador D. Pedro.

MARIA QUITERIA, s/d. Disponível em: www.vidaslusofonas.pt. Acesso em: 31 jan. 2012 (adaptado).

A análise do texto revela um processo de emancipação política do Brasil que supera o marco do Grito do Ipiranga e da figura de D. Pedro I, pois a luta pela independência

A
B
C
D
E


16
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    E importante não confundir moralidade — certo e errado — com lei. E claro que a moralidade e a lei muitas vezes coincidem. Por exemplo, roubar e matar e moralmente errado. Também é contra a lei. Mas a moralidade e a lei não precisam coincidir.

LAW, S. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Quando ha discordância entre moralidade e legalidade na sociedade, ocorre a existência de

A
B
C
D
E


17
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Em pesquisa realizada, revelou-se que o Brasil é o país onde os empregadores mais utilizam os sites e redes sociais para contratação. O estudo foi realizado em treze países diferentes, com 2 819 executivos. Os resultados apontaram que, no Brasil, 21% das empresas utilizam o meio social da internet para realizarem contratações, ficando a Espanha em segundo lugar, com 18%. Em terceiro aparecem a Itália e Holanda, ambas com um resultado de 13% cada uma.

Disponível em: www.istoedinheiro.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

Nesse contexto, a forma de inserção no mundo do trabalho na atualidade é

A
B
C
D
E


18
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    Para a compreensão da realidade global, é indispensável o entendimento do que é a vida nas diferentes regiões; de seus funcionamentos específicos, de suas espacializações, de suas relações, enfim, de seu arranjo particular. Um mesmo elemento — um banco, um shopping center, uma casa de comercio de insumos agrícolas, uma escola superior, a verticalização da habitação, financiamentos governamentais, uma autoestrada, um aeroporto etc. — terá impactos diferentes em áreas distintas de um país ou do planeta.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008 (fragmento).

Ao tratar das diferenciações espaciais, o autor provoca uma reflexão sobre as relações entre espaços diversos, que são exemplificadas

A
B
C
D
E


19
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   A primeira vista que encontrei as ilhas, dei o nome de San Salvador, em homenagem a Sua Alta Majestade, que maravilhosamente deu-me tudo isso. Os índios chamam esta ilha de Guanaani. A segunda ilha dei o nome de Santa Maria de Concepción, a terceira, Fernandina, a quarta, Isabela, a quinta, Juana, e assim a cada uma delas dei um novo nome.

Cristovão Colombo. Carta a Santangel, 1493. In: TODOROV, T. A Conquista da America: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

O processo de nomeação e renomeação realizado pelos europeus no contexto da conquista da America expressa.

A
B
C
D
E


20
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Quando um carpinteiro apanha um martelo, o martelo se torna, do ponto de vista do seu cérebro, parte da sua mão. Quando um soldado leva um binóculo aos olhos, o seu cérebro vê através de um novo conjunto de lentes, adaptando-se instantaneamente a um campo de visa° muito diferente. A nossa capacidade de nos fundirmos com todo tipo de ferramenta a uma das qualidades que mais nos distingue como espécie.

CARR, N. O que a Internet está fazendo com os nossos cérebros: a geração superficial. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

A ciência produz aparatos tecnológicos que se tomam uma extensão do ser humano. Quando um blogueiro utiliza a internet como veiculo de informação crítico, o seu pensamento é

A
B
C
D
E


21
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Para o sociólogo Don Slater, as pessoas compram a versa° mais cara de um produto não porque tem maior valor de use do que a versão mais barata, mas porque significa status e exclusividade; e, claro, esse status provavelmente será indicado pela etiqueta de um designer ou de uma loja de departamentos.

BITTENCOURT, R. Sedução para o consumo. Revista Filosofia, n. 66, ano VI, dez. 2011.

Os meios de comunicação, utilizados pelas empresas como forma de vender seus produtos, fazem parte do cotidiano social e tem por um de seus objetivos induzir as pessoas a um(a)

A
B
C
D
E


22
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   As consequências da crise na zona do euro só estão começando para a maioria dos países. Em 2008, perseguindo maior competitividade, a Franca já havia eliminado o limite de 35 horas semanais de trabalho no país. As empresas também tem endurecido nas negociações com os sindicatos, a fim de cortar gastos com mão de obra. As economias dos países mais encrencados são também as mais "pesadas" em termos de custo de mão de obra e as menos produtivas da Europa.

Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

A crise na zona do euro já apresenta impactos no trabalho e na produção, em função da

A
B
C
D
E


23
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Nas ultimas décadas, a capoeira esta cada vez mais presente no ambiente escolar, seja por intermédio de estudantes que a praticam nos intervalos das aulas, seja como parte das propostas curriculares de diversas instituições de ensino.

Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br (adaptado).

Cada vez mais reconhecida, a capoeira a considerada a 14ª expressão artística do país, registrada como patrimônio imaterial pelo IPHAN. Sua pratica representa nas escolas um(a)

A
B
C
D
E


24
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Tecnocracia e democracia são antitéticas: se o protagonista da sociedade industrial é o especialista, impossível que venha a ser o cidadão qualquer. A democracia sustenta-se sobre a hipótese de que todos podem decidir a respeito de tudo. A tecnocracia, ao contrario, pretende que sejam convocados para decidir apenas aqueles poucos que detém conhecimentos específicos.

BOBBIO, N. 0 futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Na democracia, a participação dos cidadãos nas decisões deve ser a mais ampla possível. De acordo com o texto, o exercício pleno da democracia pressupõe

A
B
C
D
E


25
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

TEXTO I

   Art. 233 — 0 marido é o chefe da sociedade conjugal, função que exerce com a colaboração da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos.

Código Civil, 1916. Disponível em:www.dji.com.br. Acesso em: 02 out. 2011.

TEXTO II

   Art. 5° II — no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por lagos naturais, por afinidade ou por vontade expressa; Parágrafo Único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

Lei Maria da Penha. Lei n. 11.340 de 07 de agosto de 2006. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 out. 2011 (adaptado).

As leis de um país expressam o processo de mudanças na sociedade. Nessa perspectiva, ao comparar o Código Civil de 1916 e a Lei Maria da Penha, as mudanças na definição jurídica do conceito de família no Brasil

A
B
C
D
E


26
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

Capítulo XIII

Dos vadios e capoeiras

   Art. 402. Fazer nas ruas e pragas publicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumultos ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal: Pena — de prisão celular por dois a seis meses. Parágrafo único. E considerado circunstância agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes, ou cabeças, se importará pena em dobro.

BRASIL. Código Penal de 1890. Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

A mudança diante da pratica cultural descrita esta relacionada

A
B
C
D
E


27
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    Uma vez que a razão me persuade de que devo impedir-me de dar crédito às coisas que não são inteiramente certas e indubitáveis tanto quanto àquelas que nos parecem manifestamente ser falsas, o menor motivo de dúvidas que eu nelas encontrar bastara para me levar a rejeitar todas.

DESCARTES, R. Meditações de Filosofia Primeira. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

Ao introduzir a dúvidas como método, Descartes busca alcançar uma certeza capaz de re-fundar, sobre princípios sólidos, a ciência e a filosofia. Seu procedimento teórico indica

A
B
C
D
E


28
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   A discreta mas continua melhora do mercado de trabalho nos EUA deve passar despercebida para um grupo cujo problema vai alem de achar emprego: homens de 25 a 64 anos sem diploma universitário, cuja renda, nos Últimos cinco anos, caiu 20%. Com a crise, os ganhos dos menos instruídos caíram a níveis perto da barreira da pobreza na definição do censo dos Estados Unidos (US$ 22,3 mil/ano para família de quatro pessoas). 0 dinamismo e a mudança rápida na economia americana depreciaram as habilidades de parte dos trabalhadores.

Folha de SÃO Paulo, 11 dez. 2011.

Dentre os fatores que contribuíram para a diminuição da renda dos trabalhadores, pode-se relacionar

A
B
C
D
E


29
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    A implantação de novas técnicas e tecnologias e o use de insumos químicos aumentaram a produção e a produtividade. O desenvolvimento de novas variedades de cultivo facilitou a mecanização, dispensando em grande parte o trabalho manual.

SADER, E.; JINKINGS, I. (Orgs.) Enciclopédia Contemporânea da America Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado).

O impacto das inovações descritas no texto, em relação pequena produção agrícola, ocorreu porque

A
B
C
D
E


30
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   No dia 16 de agosto passado fugiu da Companhia de Mineração do Cuiabá o escravo de nome Severino, de 19 anos de idade, cabra, claro, estatura mais que regular, boa figura, bons dentes, e tem um sinal de cortadora de uma polegada pouco mais ou menos na testa. Levou chapéu de palha trançado, 1 par de calças azuis, paletó preto, camisa branca, e outras roupas. Esta armado de uma pistola pequena de algibeira e uma faca de ponta. Gratifica-se com a quantia acima de 100$000 a quem o apreender e levá-lo a seu senhor, residente em Sabará, ou o puser em qualquer cadeia da província.

   Sabará, 2 de outubro de 1880.

Jornal A Província de Minas, Ouro Preto, edição 26, 18 dez.1880.

O anúncio de jornal sobre a fuga do escravo Severino mostra um aspecto importante do escravismo brasileiro. Qual das seguintes afirmações expressa tal aspecto?

A
B
C
D
E


31
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

Alternativas ao tipo de consumo cultural apresentado nas tiras resultariam de

A
B
C
D
E


32
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

Disponível em: www.culturaparatodos.es. Acesso em: 2 mar. 2012.

O cartaz expõe um dos lemas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito em que as forças republicanas, apoiadas por brigadas voluntarias internacionais, foram derrotadas, porem,

A
B
C
D
E


33
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   O modo como cada sociedade se organizou determinou a intensidade dos impactos ambientais. Nessa longa e grande história dos seres humanos neste planeta, o mundo cresceu em termos de produção, consumo e degradação ambiental, e também em desigualdades sociais e impactos sobre os sistemas de suporte a vida.

FREITAS, C. M. Um equilíbrio delicado: crise ambiental e a saúde no planeta. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).

O texto apresenta contradições inerentes aos sistemas de organização da vida social, que são causadas pela

A
B
C
D
E


34
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    A enxada a um bom instrumento de jardim, de um pomar ou de uma horta: porem pretender aplicá-la com proveito a grande cultura e o mesmo que querer tirar uma pega de cantaria (pedra de construção de tamanho grande) com um prego, ou falquejar (tornar quadrado), um pão com uma faca. A enxada mal arranha a terra a custa de fadiga do mísero trabalhador.

BURLAMAQUE, F. L. C. Catechismo de Agricultura,1870. In: MOTTA, M.; GUIMARAES, E. Direito as avessas: por uma historia social da propriedade. Niterói: UFF, 2011.

No final do século XIX, o discurso que afirmava estar em crise a agricultura brasileira apontava como razão para esse fato a

A
B
C
D
E


35
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Pequeno no porte, magro e sóbrio de músculos; taciturno e desajeitado em descanso, intrépido e vibrátil quando solicitado para a ação, e o vaqueiro do Nordeste um tipo característico do meio em que habita. Povoa o Sertão nordestino, pene plano de rochas cristalinas, terra atormentada ora pelas secas causticantes, ora pelas chuvas torrenciais. Porco-do-mato, ema, tapir, suçuarana, eis algumas espécies de sua fauna bravia. E é neste cenário que nasce, se agita e morre o vaqueiro nordestino — o mais bravio dos filhos do Sertão. O seu tipo étnico provem do contato do branco colonizador com o gentio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste. Por razoes econômicas e históricas adaptou-se a atividade criatória.

LAU, P. Tipos e aspectos do Brasil. São Paulo: Inep/MEC/Revista dos Tribunais, 1960.

O contexto natural imediato do típico vaqueiro mencionado e caracterizado pelo domínio da vegetação

A
B
C
D
E


36
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   O mundo rural, com a Revolução Verde e suas sementes hibridas, e seu mais recente desdobramento com a biotecnologia dos transgênicos e do plantio direto, esta sofrendo mudanças ecológicas, sociais, culturais e, sobretudo, políticas. A medida que o componente técnico - cientifico passa a se tornar mais importante no processo produtivo, maior e o poder das indústria de alta tecnologia, que passam a comandar os processos de normatização (candidamente chamados normas de qualidade).

PORTO-GOKALVES, C. W. A Globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2006.

Com o argumento de aumentar a produção agrícola pela implementação de tecnologias avançadas e manipulação genética, a Revolução Verde implicou a

A
B
C
D
E


37
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   A abordagem do patrimônio cultural, centrada nos aspectos técnicos da conservação e da restauração, tende a ocultar a ideia de que a sua preservação é uma pratica social que implica um processo de interpretação da cultura, não apenas material como simbólica, portadora de referencia a identidade, a ação e a memória dos grupos formadores da sociedade.

FONSECA, M. C. L. Para alem da pedra e cal. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (adaptado).

A defesa do patrimônio histórico busca valorizar os bens que representam a nossa identidade. Nesse sentido, ha manifestações culturais cuja preservação demanda seu reconhecimento como patrimônio imaterial.

Essa concepção de patrimônio expressa-se

A
B
C
D
E


38
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   A sustentabilidade e o maior desafio global. Por isso o desenvolvimento de um país, por mais exemplar que venha a ser, só poderá ser realmente sustentável quando a pegada ecológica mundial deixar de ultrapassar a capacidade de regeneração da biosfera. Não a diferente em termos setoriais. O setor agropecuário só será sustentável se também o forem o industrial, o terciário e a mineração.

VEIGA, J. E. O futuro da comida. Globo Rural, n. 312, out. 2011.

De acordo com o texto, a busca da sustentabilidade ambiental envolve mudança de hábitos, para que o desenvolvimento seja pautado no(a)

A
B
C
D
E


39
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Numa época de revisão geral, em que valores são contestados, reavaliados, substituídos e muitas vezes recriados, a critica tem papel preponderante. Essa, de fato, a uma das principais características das Luzes, que, recusando as verdades ditadas por autoridades, submetem tudo ao crivo da critica.

KANT, I. 0 julgamento da razão. In: ABRAO, B. S. (Org.) Histeria da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

O Iluminismo tece criticas aos valores estabelecidos sob a rubrica da autoridade e, nesse sentido, propõe

A
B
C
D
E


40
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

TEXTO I

   A anistia pode ser considerada muito mais uma concessão do que uma conquista ou, mais precisamente, uma manobra política com duas finalidades: reduzir a pressão advinda de setores organizados contra o regime; e produzir defesas substantivas as possíveis revisões do passado com o termino previsto do autoritarismo.

SOARES, S.A.; PRADO, L. B. B. O processo político da anistia e os espaços de autonomia militar. In: SANTOS, C. M.; TELES, E.; TELES, J. A. Desarquivando a ditadura: memória e justiça no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2009 (adaptado).

TEXTO II

   A anistia foi uma conquista. Não foi dádiva, foi luta. não tem que rever.

Entrevista com Therezinha de Godoy Zerbini. Disponível em: www1.folha.uol.com.br.Acesso em: 1 ago. 2012 (fragmento).

A Lei de Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional em 28 de agosto de 1979, tem sido debatida pela sociedade brasileira. Nos textos, as posições assumidas revelam

A
B
C
D
E


41
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

TEXTO I

   O maior dos desenganos sofridos pelos imigrantes foi o fato de que os sonhos criados pela imaginação fértil em sua terra natal não foram possíveis de serem realizados de pronto. Haviam se tornado grandes proprietários de terra, mas estavam escravizados a ela. Cada qual era escravo da floresta virgem, que chamavam de sua propriedade, e do duro trabalho a que estavam obrigados pela posse da mata, pois se eles não a vencessem, seriam vencidos por ela. Haviam de lutar, para que, com o tempo e a custa de muito esforço, fosse possível tornarem-se senhores de suas rendas e homens livre.

RAMBO, B. A fisionomia do Rio Grande do Sul (1942). São Leopoldo: Editora Unisinos, 2000 (adaptado).

TEXTO II

   A expansão das colônias transformou-se bem cedo numa verdadeira corrida para a mata virgem. Uma serie de fenômenos naturais e sociais se deve a esse fato. Antes de tudo, e o desmatamento progressivo da fralda da serra. Praticamente todos os terrenos ja perderam sua capa silvatica; o que resta são os trechos imprestáveis nos flancos mais íngremes e rochosos das montanhas e as cintas de mato que ladeiam os degraus da serra. Capoeiras e matos secundários sujos caracterizam a estrada trilhada pela agricultura de exploração dos cem anos passados.

GRESSLER, P. Os velhos Grassier. Candeldria: Tipografia Francisco Schmidt, 1949.

De acordo com os textos, a relação dos colonos com os ecossistemas, no processo de ocupação da região Sul do pais, caracterizava-se pelo (a)

A
B
C
D
E


42
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 82,7% da renda mundial encontrava-se nas mãos dos 20% mais ricos, enquanto os 20% mais pobres detinham apenas 1,4% da renda; quatro anos depois, os 20% mais ricos haviam aumentado sua parcela para 85% da riqueza.

VIZENTINI, P. F. A nova ordem global: relações internacionais do século 20. Porto Alegre: Ed UFRGS, 1999.

Que característica sócio econômica esta evidenciada no texto?

A
B
C
D
E


43
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

    Todos que moram em grandes cidades convivem diariamente com a poluição do ar e sofrem os efeitos desse grande mal. Olhos irritados e lacrimejantes; o incomodo causado por odores desagradáveis e, as vezes, repugnantes; as tentativas de manter a casa limpa daquele p6 negro e oleoso, provocado pela fuligem das chaminés das indústrias. Tudo isso são problemas considerados normais na vida dos habitantes dos grandes centros urbanos.

BRANCO, S. M.; MURGEL, E. Poluição do ar. São Paulo: Moderna, 1995.

Destaca-se dentre os problemas ambientais que caracterizam o aumento da temperatura nas áreas urbanas o(a)

A
B
C
D
E


44
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

   Feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne. E um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, as quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira. No Brasil, os negros faziam uma mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi. Atualmente, o prato chega a mesa acompanhado de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.

CASCUDO, L. C. Histeria da alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Itatiaia, 1983.

A criação da feijoada na culinária brasileira esta relacionada, no texto, a atividade

A
B
C
D
E


45
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação).

A relação entre precipitação e temperatura apresentada indica tratar-se de um clima

A
B
C
D
E




Nenhum comentário:

Postar um comentário