domingo, 1 de outubro de 2017

Quiz 13: PORTUGUÊS 6° ANO

Quiz 13: PORTUGUÊS 6° ANO
QUIZ 13: PORTUGUÊS 6° ANO

01
(SEDUCE-GO - 5ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

JoÃozinHo Falando inglês

   A professora chega à sala de aula cumprimenta os alunos e diz:

   − Classe, hoje eu quero que vocês pensem palavras, em inglês, que usamos, sem traduzirem e façam mímica, para que seus colegas adivinhem a palavra que pensaram, ok?... (Sugere a professora).

   Julinha foi a primeira.

   − Andando, como se olhasse vitrines e segurasse sacolas, todos olharam e entenderam dizendo: "SHOPPING CENTER!!!"

   − Muito bem, Julinha!.. (Diz a professora).

   Agora você Carlinhos! Carlinhos finge estar comendo um lanche, todos entendem o gesto, novamente, a classe responde: "HAMBURGER!!!"

   − Muito bem, Carlinhos! (Elogia a professora).

   Agora sua vez Joãozinho!

   Joãozinho, visivelmente animado, pega seu livro e acerta em cheio o rosto do colega sentado ao lado... A classe, surpresa, olha sem entender, enquanto a professora irritada pergunta:

   − O que significa isso, Joãozinho???

   E ele, com aquela cara de safardana, responde:

   − FACEBOOK!

Disponível em: http://galerainfantil.blogspot.com.br/2013 /07/piadas-infantis.html>.Acesso em: 08 maio 2016.

O que gera humor no texto é o fato de

A
B
C
D


02
(SEDUCE-GO - 5ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://investefainor.blogspot.com.br/2015/03 /o-desperdicio-deagua-tem-sido-um-dos.html. Acesso em: 5 maio 2016.

A repetição da expressão “sem água”, no texto, tem por objetivo

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 5ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 03 e 04.

   Amarga ou doce, a mandioca é uma planta mítica. Ela permanece, até hoje, como insumo básico da comida típica da Amazônia. Natural, pois, que em torno dela existem várias lendas.

   Antes do pão, brasileiro consumia a mandioca.

    De acordo com o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, os brasileiros começaram a consumir pão somente no século 19. Antes disso, quem reinava nas mesas brasileiras era o beiju de tapioca, feito de farinha de mandioca. Nativa do Brasil, a mandioca já alimentava os índios antes da chegada dos portugueses.

    A raiz comestível era tão importante que sua origem mereceu até lendas indígenas. Uma delas relata que a filha de um cacique misteriosamente engravidou virgem. Em algumas versões, o pai a expulsou da aldeia; em outras, ele a condenou à morte. Mas, em ambas, o castigo foi cancelado quando a índia deu à luz a uma menina que recebeu o nome de Mani e encantou o avô.

   Quando tinha um ano, Mani morreu e, no local onde foi enterrada, nasceu uma planta muito bonita, cujas raízes grossas eram muito saborosas.

    Em homenagem à indiazinha, batizaram a planta de "manioc" ou "mani-oca", que significa a casa de Mani.

Disponível em: http://www.arara.fr/BBMITOLOGIA.html. Acesso em: 09 maio 2016.

03
O principal assunto do texto é
A
B
C
D


04
No trecho “antes disso, quem reinava nas mesas brasileiras era o beiju de tapioca, feito de farinha de mandioca.”, a palavra “reinava”, no contexto, significa que o beiju de tapioca era
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 5ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 05 e 06.

Disponível em: http://www.leovillanova.net/wp-content/ uploads/2015/12/Dezembro-29-12-15- Vacina-contra-dengue-NET.jpg>. Acesso em: 10 maio 2016.

A respeito do texto é correto afirmar que

A
B
C
D


06
A linguagem predominante no texto é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 5ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 07, 08 e 09.

Quando é hora de tirar férias?

Joana Cassel Fernandes

   Sempre é assim. Quando chegamos nas férias queremos aula, quando temos aula queremos férias. Já parou para pensar por que não temos férias quando a gente quer? Seria muito mais legal. Era só pedir para a professora: "Posso ficar de férias?"

   Pensando bem, acho que ia dar confusão, porque têm muitas pessoas que não gostam de aula e iam pedir para ficar de folga o ano todo! Já a minha amiga Rafaela, que ama a escola, nunca ia tirar férias.

   Bom, chegando a essa conclusão, acho que os diretores têm razão, por isso esqueçam tudo o que eu falei! E, por favor, não façam isso na escola, pois vão levar uma bronca danada da professora!

   Até porque ela não iria entender nada...

   Mesmo que não gostem de estudar, é bom saber que a escola é muuuuuito importante.

   Quando as crianças crescem, podem escolher o trabalho que quiserem por causa dela.

   Eu também gosto de estudar. Mas sei também que temos que ter tempo para brincar, se divertir.

   Enfim, ser criança! Por isso acho bom a gente ter "férias" durante as aulas, aí não ia ter problema algum.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas /ideias/2016/04/1758871-quando-e- hora-de-tirar-ferias.shtml. Acesso em: 10 maio 2016.

07
Neste texto a ideia central defendida pela autora é a de que
A
B
C
D


08
O argumento principal que a autora utiliza para defender a ideia central é
A
B
C
D


09
No trecho “Quando as crianças crescem, podem escolher o trabalho que quiserem por causa dela.” , a palavra “dela” se refere a
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 5ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Café na avenida: certo ou errado?

Angélica Larissa Ferreira

   Um fato estranho aconteceu em minha cidade.

   O prefeito interditou a avenida principal para secagem de café, provocando muita polêmica.

   Um cafeicultor pediu um espaço ao prefeito alegando que a colheita estava atrasada por causa da chuva, como a safra foi muito grande ele já não possuía espaço suficiente para secar café. Segundo ele, se o prefeito não cedesse um espaço, ele teria que parar com safra e demitir duzentos trabalhadores rurais.

   Algumas pessoas estão revoltadas com a atitude do prefeito, mas outras consideram que ele está certo.

   Os que são contra dizem que o prefeito agiu com intenções políticas, porque é candidato à reeleição; dizem ainda que a medida atrapalhou o trânsito; que a população não foi avisada com antecedência e que essa atitude abre precedentes para outros produtores solicitarem o mesmo benefício, caso fiquem em dificuldades.

   Os que são favoráveis dizem que a medida impediu a demissão dos trabalhadores, que a avenida é larga o suficiente para ser usada em mão dupla e que será utilizada por pouco tempo, aproximadamente trinta dias.

   Eu penso que com a pista interditada havia possibilidade de acontecer acidentes, visto que a interdição da avenida não foi mesmo comunicada com antecedência à população. Esta avenida é uma das mais movimentadas de minha cidade, pois dá acesso ao distrito industrial, à usina de açúcar e álcool e à rodovia estadual próxima, portanto não deveria estar sendo usada dessa forma.

   Penso ainda que o fazendeiro deveria ter construído outros terreiros para secar café ou tentar encontrar outra solução sem incomodar os cidadãos, pois acredito que dinheiro não é problema para ele, já que como foi publicado no jornal da cidade o cafeicultor é o maior produtor da região.

   Apesar de algumas pessoas garantirem que o decreto do prefeito é legal, porque está previsto na lei orgânica do município em seu artigo 94, o promotor de justiça afirmou que “a medida é juridicamente discutível”.

   Portanto, sou contra a colocação do café na avenida porque privilegia alguns em detrimento de outros, abre precedentes e atrapalha o trânsito da cidade.

Angélica Larissa Ferreira, aluna da professora Maria Ângela Tidei, da E. E. Professora Laura Rebouças de Abreu. Participante do Prêmio Escrevendo o Futuro.

Disponível em: http://linguaportuguesaegd.blogspot.com.br/2008/07 /textos-olimpadas-de-portugus-texto-13.html. Acesso em: 11 maio 2016.

Sobre a atitude do prefeito em interditar a avenida principal para secagem de café, as pessoas apresentam opiniões

A
B
C
D


11
(SAEMI). Leia o texto abaixo.

    Cientistas analisaram a capacidade de 30 espécies de animal em detectar flashes de luz e descobriram que as moscas enxergam quatro vezes mais rápido que o olho humano. As coisas que para nós parecem acontecer em velocidade normal, para elas acontecem em câmera lenta.

   Agora você sabe por que é tão difícil matar moscas.

Disponível em: http://super.abril.com.br/mundo-animal/ moscas-veem-mundo-devagar-778704.shtml. Acesso em: 2 fev. 2014.

De acordo com esse texto, é difícil matar moscas porque elas

A
B
C
D


12
(SAEMI). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://migre.me/jr2Fi. Acesso em: 29 maio 2014.

No último quadrinho desse texto, a expressão do menino de bermuda é de

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário