domingo, 1 de outubro de 2017

Quiz 9: PORTUGUÊS 6° ANO

Quiz 09: PORTUGUÊS 6° ANO
QUIZ 09: PORTUGUÊS 6° ANO

(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01 e 02.

Garoto conta como é a amizade com o irmão, que tem microcefalia

   Mateus Pavanelli, 6, adora fazer seu irmão caçula gargalhar e está ansioso para vê-lo dar seus primeiros passos. "Quero que ele ande logo para a gente brincar de pega-pega", diz.

   Davi, o irmão de Mateus, tem três anos. Crianças com essa idade geralmente já sabem andar, mas ele ainda não conseguiu porque tem microcefalia. Talvez você tenha ouvido falar dela recentemente.

   A microcefalia é uma má-formação que faz crianças nascerem com o cérebro menor do que o normal. Ela tem preocupado governos e médicos por causa do aumento do número de casos, possivelmente ligados ao vírus da zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

   Crianças com essa alteração podem ter dificuldades para ouvir, enxergar e se movimentar. É o caso de Davi, que não vê bem e, por enquanto, não fala nem anda.

   "Não é uma doença, mas, sim, uma alteração física. É como nascer com um braço curto", diz o médico Rudimar Riesgo, da Sociedade Brasileira de Pediatria. O problema não tem cura, mas é tratado com estímulos e interação social. "Essa criança precisa de amigos, de atenção."

   Davi, que mora em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), vai à escola diariamente. A única preocupação é na hora de dormir, pois ele pode ter convulsões. Quando isso acontece, Mateus já sabe o que fazer: "Tem que acalmá-lo, conversando e brincando."

   Enquanto tentava fazer Davi soltar uma gargalhada, Mateus explicava: "Cuidado é amor e carinho."

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2016/02/ 1738989-garoto-conta-como-e-a-amizade-com -o-cacula-que-temmicrodefalia.shtml.. Acesso em: 18 fev. 2016.

01
A finalidade desse texto é
A
B
C
D


02
A principal informação desse texto é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 03 e 04.

A menina e o sapo

Marcia Paganini Cavéquia

   Nina, menina airosa, formosa como ela só. Bonito era ver Nina correr. Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa. Nina corria pelo jardim. Nina caía no gramado. Nina fazia folia. E ria. À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia.

   Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo. Sapo também viu Nina. "Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?" Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria. Nina beijou o sapo. Sapo continuou sapo. Não virou príncipe. Mas se apaixonou por Nina. Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina. Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ fundamental-1/menina-sapo-634199.shtml. Acesso em: 24 de fev.2016.

03
A menina beijou o sapo porque
A
B
C
D


04
O desfecho do texto “A menina e o sapo” fica evidente no trecho:
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Invasores da cabeleira

   [...] Atenção! Atenção! Acaba de ser anunciado um alerta máximo contra seres que apresentam a seguinte descrição: antenas curtas, olhos reduzidos ou ausentes e três (isso mesmo!) três pares de pernas! Eles se alimentam de sangue e podem estar mais perto do que você imagina -- infiltrado nos seus cabelos!!!

   Piolhos??? Sim, é deles que vamos falar! Seres pequenos que podem ser exterminados com a força de uma unha, mas que têm tudo para se transformar num problema tamanho gigante quando se multiplicam e provocam aquele coça-coça na cabeça. Por mais que pareça difícil combatê-los, não se deve desistir da batalha por uma razão muito séria: esses insetos podem provocar danos à saúde.

   [...] Por outro lado, é possível afirmar que para cada animal — gatos, cães, bois e aves, por exemplo — há um tipo de piolho específico. Assim, os piolhos humanos não infestam outros animais e vice-versa! Ainda bem, né?! Já é uma guerra se livrar de piolho que dá em gente, imagina ter que combater outros! [...]

Disponível em: http://qisautos.blogspot.com.br/2009/10/invasores- da-cabeleira-saiba-como.html>. Acesso em: 25 fev. 2016.

A frase que expressa uma opinião é

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 06 e 07.

Traços Traçados

   Era uma vez um traço. E era uma outra vez outro traço. Os dois foram traçados por um menino que gostava muito de desenhar trecos com muitas tramas. A transação dos traços deu uma trança.

   E essa trança, trançada com outros tantos traços, deu 'trocentos' troços traçados! "Trocentos troços traçados fazem muitas trocas", ele pensou, já tonto com tantos tês e 'trs'.

   Então, no meio de tantos traços e tantas letras, sem travas nem trapaças, o menino fez uma descoberta transcendental!

   Foi assim, entre traços entrelaçados e letras tresloucadas, que ele descobriu que é assim que se fazem... Os livros.

   Januária Cristina Alves, é jornalista e consultora em Comunicação.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ fundamental-1/tracos-tracados-634207.shtml. Acesso em: 22 jan. 2016.

06
Ao utilizar a palavra “tresloucadas”, o autor pretendeu ser
A
B
C
D


07
No trecho “Foi assim, entre traços entrelaçados e letras tresloucadas, que ele descobriu que é assim que se fazem... Os livros.”, o uso das reticências sugere
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 08 e 09.

Disponível em: http://www.juniao.com.br/chargecartum/. Acesso em: fev. 2016.

08
Ao pedir a mulher para colocar o balde na bica o homem queria que ela
A
B
C
D


09
A fala do homem é exemplo de linguagem
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

As Abelhas

Vinícius de Moraes

   A AAAAAAAbelha mestra

   E aaaaaaas abelhinhas

   Estão tooooooodas prontinhas

   Pra iiiiiiir para a festa.

   Num zune que zune

   Lá vão pro jardim

   Brincar com a cravina

   Valsar com o jasmim.

   Da rosa pro cravo

   Do cravo pra rosa

   Da rosa pro favo

   Volta pro cravo.

   Venham ver como dão mel

   As abelhinhas do céu!

Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/vmi17.html. Acesso em: 27 fev. 2016.

A repetição das letras nos quatro primeiros versos do poema sugere

A
B
C
D


(SAEMI). Leia o texto a seguir e responda as questões 11 e 12.

O Burro e a Cachorrinha

   Um Burro, vendo que o seu dono brincava com uma Cachorrinha e se alegrava com ela, e a tinha à mesa, dando-lhe de comer, e que ela se entusiasmava quando ele chegava, e lhe saltava para o colo, pensou magoado que se fi zesse o mesmo seria mais estimado.

   Então, quando chegou o dono, pôs-lhe as patas nos ombros e começou a querer lamber-lhe o rosto com a língua. Espantado, o dono começou a gritar e acudiram os criados que, a poder de muito trabalho, tornaram a meter o Burro na estrebaria.

Moral da história: Ninguém se meta a mostrar habilidades que a natureza lhe negou.

Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search? q=cache:Ow-Y5v-aUsoJ:lerebooks.files.wordpress.com /2012/12/fabulasdeesopo.pdf+ &cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 4 jun. 2014.

11
Qual é o trecho desse texto em que um animal tem atitudes humanas?
A
B
C
D


12
No primeiro parágrafo desse texto, o Burro demonstra ser
A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário