quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Quiz 11: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 11: PORTUGUÊS 7° ANO
QUIZ 11: PORTUGUÊS 7° ANO

01
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

   O cara está jantando e a comida é tão ruim que ele não aguenta:

   − Por favor, garçom, eu não consigo engolir esta comida. Chama o gerente.

   − Não adianta. Ele também não vai conseguir.

(PINTO, Ziraldo Alves. As Últimas Anedotinhas do Bichinho da Maça. São Paulo: Melhoramentos, 1988, p. 20.)

O que torna a anedota engraçada é o fato de o

A
B
C
D


02
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 02 e 03.

Disponível em: http://www.cutceara.org.br/destaques/970/explora cao-do-trabalho-infantil-gera-processos. Acesso em: 22 mar. 2017.

Pode-se inferir do cartaz que é proibido

A
B
C
D


03
A expressão “além de” no cartaz dá ideia de
A
B
C
D


04
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

O Lavador de Pedra

Manoel de Barros

   A gente morava no patrimônio de Pedra Lisa. Pedra Lisa era um arruado de 13 casas e o rio por detrás. Pelo arruado passavam comitivas de boiadeiros e muitos andarilhos. Meu avô botou uma Venda no arruado. Vendia toucinho, freios, arroz, rapadura e tais. Os mantimentos que os boiadeiros compravam de passagem. Atrás da Venda estava o rio. E uma pedra que aforava no meio do rio. Meu avô, de tardezinha, ia lavar a pedra onde as garças pousavam e cacaravam. Na pedra não crescia nem musgo. Porque o cuspe das garças tem um ácido que mata no nascedouro qualquer espécie de planta. Meu avô ganhou o desnome de Lavador de Pedra. Porque toda tarde ele ia lavar aquela pedra.

   A Venda ficou no tempo abandonada. Que nem uma cama ficasse abandonada. É que os boiadeiros agora faziam atalhos por outras estradas. A Venda por isso ficou no abandono de morrer. Pelo arruado só passavam agora os andarilhos. E os andarilhos paravam sempre para uma prosa com o meu avô. E para dividir a vianda que a mãe mandava para ele. Agora o avô morava na porta da Venda, debaixo de um pé de jatobá. Dali ele via os meninos rodando arcos de barril ao modo que bicicleta. Via os meninos em cavalo de pau correndo ao modo que montados em ema. Via os meninos que jogavam bola de meia ao modo que de couro. E corriam velozes pelo arruado ao modo que tivessem comido canela de cachorro. Tudo isso mais os passarinhos e os andarilhos era a paisagem do meu avô. Chegou que ele disse uma vez: Os andarilhos, as crianças e os passarinhos têm o dom de ser poesia. Dom de ser poesia é muito bom!

Disponível em: http://manualdebarros.blogspot. com.br/2010_08_01_archive.html. Acesso em: 22 mar. 2017.

Qual dos fragmentos abaixo, retirados do 1º parágrafo do texto “O Lavador de Pedra” apresenta a ideia de tempo?

A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.opopularonline.com.br/?class=VENDO+FA ZENDA+AS+MARGENS+DO+RIO+CARINHANHA&lk=7&id= 2545. Acesso em: 22 mar. 2017.

No trecho “Vendo uma fazenda com 35 hectares, às margens do RIO CARINHANHA,...”, a expressão “às margens do RIO CARINHANHA" dá ideia de

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 06 e 07.

Estou com a pulga atrás da orelha

   É claro que, com tanta gente no mundo, e muito mais pulgas do que gente, é bem possível que alguém, em algum lugar, possa estar com uma pulga atrás da orelha bem agora. Mas se um adulto disser para você que está com a pulga atrás da orelha, não precisa pular para longe que nenhuma pulga vai pular em você. Ele só está querendo dizer que está desconfiado, encucado com alguma coisa. Agora, se esse adulto começar a esfregar a orelha freneticamente é porque a pulga está ali de verdade e, antes que ela se interesse por você, SEBO NAS CANELAS!

    [...]

GRIBEL, Christiane. Com a pulga atrás da orelha – e outras coisas que os adultos dizem quando querem dizer uma coisa totalmente diferente. 2.ed. São Paulo: Salamandra, 2005, p.11.

06
No texto, a expressão “SEBO NAS CANELAS!”, significa
A
B
C
D


07
No trecho “...antes que ela se interesse por você, SEBO NAS CANELAS! [...]”, as letras em caixa alta e o ponto de exclamação na expressão “SEBO NAS CANELAS!” foram utilizados para
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 08 e 09.

A Moça Tecelã

   “[...] Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo tetos e portas, e pátios e escadas, e salas e poços. A neve caía lá fora, e ela não tinha tempo para chamar o sol. A noite chegava, e ela não tinha tempo para arrematar o dia. Tecia e entristecia, enquanto sem parar batiam os pentes acompanhando o ritmo da lançadeira [...].”

COLASSANTI, Marina. Moça Tecelã. In: Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento. Global, RJ, 2000.

08
No trecho “Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo tetos e portas, e pátios e escadas, e salas e poços”, a expressão “Dias e dias, semanas e meses...”, foi utilizada para reforçar que a moça trabalhou
A
B
C
D


09
De acordo com o texto, a moça tecelã não tinha tempo para chamar o sol, porque
A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.heyflordeliz.com/2016/11/tirinhas-mafalda.html. Acesso em: 27 mar. 2017.

Ao associar as linguagens verbal e não verbal do último quadrinho da tirinha, percebe-se que a menina está

A
B
C
D


11
(FLORIPA). Leia o texto abaixo.

Estoura 20

   Objetivo: Chegar com somas ao número 20 ou mais próximo dele.

   Participantes: 2 a 4 participantes.

  &emspMaterial necessário: Dado, tabuleiro e canetinha.;

   Como jogar: Decidam quem vai começar. O primeiro participante joga o dado, anota o número que cair no quadro de cima do tabuleiro. Os outros participantes também jogam o dado e fazem a anotação. Na próxima rodada, ao jogar o dado, o participante soma o número com o anterior e coloca o resultado no quadrinho de baixo. Se o jogador perceber que a soma dá um número próximo de 20 pode parar e avisa dizendo “Parei”, se outro jogador quiser continuar jogando o dado pode continuar. Quem chegar primeiro em 20 ou fi car mais próximo ganha o jogo. Quem ultrapassar perde.

Disponível em: http://www.escolasanti.com.br/content .php?Categ=4&contentID=503. Acesso em: 26 mar. 2014.)

De acordo com esse texto, ganha o jogo quem

A
B
C
D


12
(FLORIPA). Leia o texto abaixo.

Estratégias para a vida noturna

   Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós, mas faz parte do estilo de vida de algumas espécies. À noite, há alguns animais que podem surpreender.

   Os animais noturnos têm uma série de características especiais para viver à noite.

   Por exemplo, o lobo-guará enxerga muito bem, mesmo sem luminosidade. Seu olfato fica melhorado e sua audição é uma poderosa aliada, devido às grandes orelhas que ele tem.

   Além disso, ele tem as patas acolchoadas para não fazer barulho e, assim, chegar bem pertinho da presa sem assustá-la. Diferentemente de outros lobos, ele também se alimenta de frutas.

   A audição é um dos sentidos fundamentais para as corujas, assim como a visão perfeita.

   Além disso, elas têm penas especiais que permitem voar sem fazer barulho nenhum – uma boa estratégia para pegar a presa de surpresa!

   O morcego, por sua vez, não faz questão de ser silencioso. Pelo contrário, para poder se guiar na noite, ele emite um barulho e, pelo eco que o som faz, descobre onde estão os obstáculos e alimentos que procura. Essa estratégia, chamada ecolocalização, é usada por outros animais como o boto – que, apesar de não ser considerado noturno, é um mamífero que vive em um ambiente de águas muito escuras, o rio Negro, na Amazônia.

   No leito dos rios amazônicos, também vive o poraquê, peixe de hábitos noturnos que usa descargas elétricas para capturar outros peixes para comer.

Ciência Hoje. Ano 22. n. 206. Out. 2009. p. 5. Fragmento.

De acordo com esse texto, o boto usa o som para se localizar porque

A
B
C
D




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