segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Quiz 11: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 11: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 11: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01, 02 e 03.

Conflitos de sentimentos

   Eu também acompanhara atentamente todos os cálculos de mamãe. Fiz as contas: mamãe, Maria Negra, Wanda, Vera, ilona Regina e Hilda: seis.

   – E eu? – perguntei surpresa.

   – Você não vai na matinê de domingo — disse mamãe encerrando o assunto. – Este filme de hoje é apavorante, não presta pra crianças da tua idade.

   Magoada, ofendida, ferida no mais fundo de meu ciúme, saí correndo, não queria que ninguém me visse chorar. Refugiei-me atrás da porta de um cubículo escuro que servia de adega, onde mal cabia a pipa de vinho italiano deitada sobre dois cavaletes. Sentia-me a mais infeliz de todas as crianças. Mamãe tivera pena da filha dos outros e não tivera pena da própria filha. Esse pensamento provocou-me enxurradas de lágrimas. Chorava baixinho, sentida. Ideias de vingança me assaltaram: "Tomara que Hilda sente ao lado de mamãe, encoste a cabeça nela e lhe passe piolhos. Muitos piolhos. Daqueles que ela e as irmãs têm aos milhões, graúdos, pretos."

   Essa lembrança conseguiu me fazer sorrir. Depois pensei: Que bom se eu fosse filha de tia Margarida. Duas irmãs e tão diferentes. Tia Margarida, tão boa! Nunca ela faria uma coisa dessas com um filho! Ela gostava muito de mim, me agradava sempre. Mas, se tia Margarida fosse minha mãe, papai não seria meu pai. Essa descoberta me esfriou. Tio Gino era muito bom, mas nervoso, eu não o queria para meu pai. Tive outra ideia. Ora! Tia Dina também poderia ser minha mãe e seria ótimo. Só que, em vez de meu pai, papai seria meu tio. Tia Dina tão querida, a única pessoa que já me dera um presente de aniversário (nunca se festejou em casa aniversário de ninguém. "Que besteira festejar aniversários..."). Tia Dina trouxe o presente porque lhe contei (às escondidas de mamãe) que faria anos no dia seguinte. Ganhei dela chocolates em formato de bichinhos e de cigarrinhos; de mamãe levei um carão sem tamanho: [...]

   Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus.

01
No trecho: “Mas, se tia Margarida fosse minha mãe, papai não seria meu pai. Essa descoberta me esfriou.”, (5º parágrafo), o termo “esfriou” sugere
A
B
C
D


02
A personagem-narradora do texto não queria Tio Gino como seu pai, porque ele
A
B
C
D


03
No trecho “...de mamãe levei um carão sem tamanho: [...]”, a palavra “carão” significa
A
B
C
D


04
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia os textos e, a seguir, responda.

Leitores comentam condenação da Comurg, pelo TRT de Goiás, a readmitir operário, dependente químico, demitido por justa causa.

Texto I

   Muito justa! O crack é uma questão de saúde pública. Não basta pegar o usuário e jogá-lo pra debaixo do tapete, descartá-lo, porque esse tapete já está um calombo, impossível não perceber o que está por debaixo dele. O crack desestrutura, desorganiza o dependente. Muitos dependentes vão atrás de tratamento, no entanto, não há locais pra acolhê-los, não há assistência. É muito caro um tratamento particular, muitos não têm condições financeiras para realizar o tratamento. Assim, a empresa precisa realizar um trabalho de apoio para acompanhar esse funcionário e tentar recuperá-lo.

   M.M

Texto II

   O dependente não é uma pessoa normal, deve ser tratado, como os portadores de LER e outras doenças, o mundo evoluiu, temos que ver o ser humano com outros olhos, e não descartar como um lixo.

   N.S

Cartas publicadas na seção de Cartas dos leitores do Jornal O Popular.

As opiniões dos leitores em relação à determinação do TRT são

A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017).Leia o texto e, a seguir, responda as questões 05 e 06.

Lei Seca: Começa no STF audiência preparatória do julgamento

Jornal do Brasil, 07/05/2012

Luiz Orlando Carneiro, Brasília

   Na audiência pública iniciada nesta segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal, preparatória do futuro julgamento de ação de inconstitucionalidade contra dispositivos da chamada Lei Seca (Lei 11.705/2008), o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, rebateu o argumento de que a norma instituiu um nível de restrição excessivo ao consumo de álcool. Segundo ele, o Brasil está na “média”, e não “no extremo da rigidez”, em comparação com países como o Japão, a França e os Estados Unidos, que estabelecem níveis ainda mais altos de restrição à combinação álcool-direção. (...)

   (...) Na direção oposta, falaram os advogados da Abrasel, Percival Maricato, e Rogério Taffarello, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (Ibccrim). O primeiro atacou a falta de “maior racionalidade, proporcionalidade e equidade” na lei de 2008. (...) Disse que a tolerância zero prevista na Lei 11.705 é “intolerante”, por violar os princípios constitucionais da razoabilidade, da proporcionalidade e da equidade.

   Rogério Taffarello também se pronunciou na mesma linha, sublinhando que quanto maior a fiscalização, menores serão os números de mortos e feridos em acidentes provocados por motoristas alcoolizados. Mas acrescentou que, para isso, não é necessária a “vulneração de um direito tão importante quando o de não se produzir prova contra si mesmo”. A seu ver, o Judiciário deve limitar o poder do Estado de “intervir de modo extremado na privacidade e na liberdade de consciência do cidadão”.

Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/05/07/lei -seca-comeca-no-stf-audiencia-preparatoria-do-julgamento/. Acesso em: 23 mar. 2017.

05
No texto, as opiniões dos advogados Percival Maricato e Rogério Taffarelo são
A
B
C
D


06
Quanto ao julgamento de ação de inconstitucionalidade contra os dispositivos da chamada Lei Seca, a opinião do advogado-geral da União em relação a dos advogados da Abrasel e da Ibccrim é
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 07 e 08.

Tênis transforma a força de sua caminhada em eletricidade para carregar gadgets

Sistema converte energia mecânica de nossas passadas em eletricidade

Francine Lima

    Em breve, além de amortecer o impacto durante a caminhada ou corrida, seu tênis também poderá dar uma forcinha para carregar seu celular ou laptop. É que dois pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos EUA, instalaram em um par do calçado um sistema para converter a energia mecânica de nossas passadas em eletricidade.

   Os pesquisadores se valeram de um fenômeno da física que faz com que líquidos se movam quando recebem carga elétrica. Porém, inverteram a lógica e fizeram o líquido se movimentar para gerar eletricidade. E, assim, criaram o sistema que vai dentro do tênis: são dois reservatórios de metal líquido conectados entre si por um tubo cheio de nanoeletrodos. Ao caminharmos, o líquido se desloca de um reservatório ao outro, gerando uma corrente elétrica. Ela é armazenada em uma bateria, localizada na ponta dos dedos. Para carregar um gadget, basta usar a entrada USB no calcanhar do tênis. O protótipo foi feito com 150 gotas de metal condutor. Com uma versão de mil gotas, seria possível gerar até 10 watts (o suficiente para completar a carga de um smartphone).

   Com a tecnologia em mãos, os físicos agora buscam parceria na indústria de calçados para fabricar o tênis amigo dos gadgets. E já prometem modelos mais avançados. Levando em conta que o que mais suga a bateria em um celular é ficar buscando a rede de telefone ou internet, eles já testaram a inserção de um transmissor de wifi no calçado. Com ele, a expectativa é que a bateria do gadget dure até 10 vezes mais. Seria o fim das desculpas dos nerds para não fazer exercício.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/. Acesso em: 23 mar. 2017 (adaptado).

07
Em qual dos trechos está expressa uma opinião?
A
B
C
D


08
Em qual dos trechos está contida a principal informação do texto?
A
B
C
D


09
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). os textos e, a seguir, responda.

Texto I

Texto II

O Livro do Riso do Menino Maluquinho

   A pergunta que mais se ouve entre aqueles que lidam com crianças, sejam pais, professores, educadores, etc., é esta: “O que se pode fazer para uma criança gostar de ler?” Ziraldo autor de tantos livros infantis, afirma que inventa seus livros com um único propósito: fazer as crianças gostarem de livros, esse objetivo mágico. Só os que não prestam muita atenção às coisas estão acreditando que o livro está ameaçado pelo avassalador progresso das mídias eletrônicas. O livro sobreviverá. Tudo passa primeiro pelo livro! Ziraldo está trabalhando há anos neste projeto que está aqui: reunir todas – todas! – as anedotas mais engraçadas, mais engraçadinhas, mais divertidas, mais inventadas do repertório infantil brasileiro (todas as que ele ouviu e contou desde menino) e criar um grande livro cheio de estímulo para a leitura. Aí juntando essa ideia com a mística do Menino Maluquinho, ele conseguiu alcançar dois objetivos: criar um livro inesquecível e fazer a criança descobrir a alegria que é unir os verbos e sorrir. Ou rir até rolar…

Autor: Ziraldo

Categorias: Catálogo Geral, Série Manuais do Menino Maluquinho, Títulos, Ziraldo

Formato: 15,5 x 23 cm

Número de páginas: 112

ISBN: 978-85-06-03208-4

Disponível em: editoramelhoramentos.com.br. Acesso em: 23 mar. 2017.

Em relação ao assunto, os textos I e II são

A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 3ª P.D - 2017). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&biw=695 &gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=tirinhas+mafalda&btnG=. Acesso em: 27 mar. 2017.

O ponto de interrogação no segundo quadrinho sugere

A
B
C
D


11
(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.

   Passaram-se dois dias e dois ladrões tentaram entrar na nossa casa. Um ficou do lado de fora enquanto o outro pulou o muro. Eu, que sempre fui muito esperta, já estava alerta; quando ele entrou e me viu correr para impedi-lo, seu sangue gelou nas veias, pois sou muito grande e forte (30 cm de altura).

Esse trecho o efeito de ironia é causado:

A
B
C
D


12
(Equipe PIP). Leia o texto abaixo.

Dak. Browne. Hagar, o horrivel. São Paulo: dealer, 1990, p. 15.

O efeito de humor dessa tirinha está:

A
B
C
D




Um comentário: