quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 17: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 17: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 17: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(APA – CREDE-CE).

Na figura abaixo, podemos ver a planificação de uma caixa de papelão com a forma de um cubo e aberta na tampa.

Uma outra planificação possível para esta caixa é

A
B
C
D

A única possibilidade de planificação da caixa é a alternativa "A".


02
(Saerjinho-RJ).

Para uma atividade de Matemática que solicitava a construção de quadriláteros e a escrita de suas propriedades. Paulo pediu a seus alunos para construírem um quadrilátero que "Tem os lados opostos paralelos, mas seus ângulos não medem 90°.

Qual quadrilátero ele pediu para seus alunos construírem?

A
B
C
D

O PARALELOGRAMO é o quadrilátero que tem os lados opostos paralelos, mas seus ângulos não medem 90°.


03
(GAVE).

A figura seguinte é composta por dois quadrados e um triângulo equilátero.

O valor do ângulo α é

A
B
C
D

04
(SAEP 2013).

A figura abaixo mostra a estrutura de metal que sustenta o telhado de uma residência. Devido à presença da caixa d’água, as peças são cortadas com dois metros de comprimento e colocadas a meia distância das extremidades A e C da laje. Assim, ABD é um triângulo retângulo de catetos com três metros e dois metros.

O comprimento da peça de metal com extremidades em A e B é aproximadamente de

A
B
C
D

Utilizando o Teorema de Pitágoras, temos:

    [tex] {a^2} = {b^2} + {c^2} [tex]

    [tex] {(AB)^2} = {2^2} + {3^2} = 4 + 9 [tex]

    [tex] AB = {\sqrt{13}}\ \cong 3,6\ m [tex]


05
(GAVE).

A embalagem de CD da figura tem a forma de um cilindro. Dentro da caixa, envolvendo completamente os CD, há uma tira de papel retangular, com 4 cm de largura. Os CD têm a forma de um círculo com 12 cm de diâmetro.

Dos quatro comprimentos seguintes, a alternativa que corresponde ao valor mais aproximado do comprimento da tira de papel.

A
B
C
D

Cálculo do comprimento da fita:

(Dados: [tex] \pi \cong\ 3,14\ ;\ r = \frac{12}{2} = 6\ cm [tex]).

    [tex] C = 2 × \pi × r = 2 × 3,14 × 6 [tex]

    [tex] C = 37,68 [tex] m.


06
(SAEMS).

Para dar uma volta completa na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, percorre-se um total de 9,5 quilômetros.

Em metros, essa distância percorrida é

A
B
C
D

Como 1km = 1 000m. Logo,

    9,5 x 1 000 = 9 500 metros.


07
(BPW).

O professor de matemática escreveu a seguinte expressão numérica no quadro negro.

Então, o valor de K é:

A
B
C
D

Efetuando as operações, obtemos:

    [tex] k = [−7 + 14 : (5 − 7)] : 7 [tex]

    [tex] k = [−7 + 14 : (-2)] : 7 [tex]

    [tex] k = [−7 − 7)] : 7 [tex]

    [tex] k = − 14 : 7 = − 2 [tex]


08
(SIMAVE).

Sr. Manoel é gerente de uma loja de roupas. Ele anotou os lucros com números positivos e o prejuízo com números negativos. Ao final do mês de outubro, ele registrou:

        – R$ 90,00 com a venda de roupas masculinas.

        – R$ 40,00 com a venda de roupas femininas.

        + R$ 150,00 com a venda de roupas infantis.

Ao final de outubro, a loja teve

A
B
C
D

Veja que:

= (– R$ 90,00) + (– R$ 40,00) + (+ R$ 150,00)

= – R$ 130,00 + R$ 150,00

= + R$ 20,00 (LUCRO).


09
(SEAP).

Observe a figura a seguir:

As estrelas coloridas na figura correspondem a [tex] \frac{18}{24} [tex] do total.

A fração equivalente a essa é

A
B
C
D

Temos: [tex] \frac{18}{24} = \frac{9}{12} = \frac{3}{4} [tex]


10
(Supletivo 2011 – MG).

Veja abaixo o anúncio de uma sorveteria.

Roberta comprou um sorvete e dois picolés nessa sorveteria.

Quanto ela pagou por essa compra?

A
B
C
D

Temos: 1 × R$ 2,80 + 2 × R$ 1,50

    = R$ 2,80 + R$ 3,00

    = R$ 5,80.


11
(Supletivo 2010).

Uma esfera e um cubo de metal pesam, juntos, 250 gramas.

Quatro dessas esferas e três desses cubos pesam, juntos, 480 gramas.

Nessas condições, o sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:

A
B
C
D

Considerando e = esfera e c = cubo, temos a alternativa "C" como o sistema de equações que traduz o problema.


12
(Saerj).

Em uma turma de 45 alunos, foi feita uma pesquisa para saber quantos praticavam algum esporte. Os resultados foram apresentados na tabela abaixo.

SIM NÃO TOTAL
Meninos158x
Meninas10y22
Total252045

Os números representados pelas letras x e y, que completam essa tabela, são

A
B
C
D

meninos: x = 15 + 8 = 23.

meninas:

  10 + y = 22 → y = 22 − 10 = 12.





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